Script = https://s1.trrsf.com/update-1741376709/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Vídeo: As árvores estão morrendo em Porto Alegre e para salva-las é muito simples

Falta de cuidados e plantio dora de época são os principais fatores segundo especialistas. Veja o vídeo:

16 mar 2025 - 11h28
Compartilhar
Exibir comentários

Porto Alegre está vivenciando um cenário alarmante na arborização urbana. Árvores plantadas pela prefeitura estão morrendo devido à falta de cuidados adequados e ao descumprimento de recomendações técnicas. A regagem e o plantio fora da época são apontados como os principais motivos para o alto índice de mortalidade das mudas.

Foto: imagem ilustrativa / Reprodução / Rede Social / @ser.acao / Porto Alegre 24 horas

Segundo especialistas em arborização urbana, o período ideal para o plantio de árvores na cidade é entre o outono e o inverno, ou, como indicam tradições populares, nos meses sem a letra "r" no nome (maio, junho, julho e agosto). Esse período favorece o crescimento das mudas, que apresentam melhor resistência às intempéries. No entanto, muitos exemplares estão sendo plantados no calor do verão, quando as temperaturas elevadas e a seca comprometem o desenvolvimento das árvores.

Além da época inadequada para o plantio, outro problema identificado é a falta de rega. A água é essencial para o crescimento das mudas, mas muitas delas não estão sendo cuidadas adequadamente após o plantio, o que está acelerando a sua morte. A mudança de abordagem nas práticas de arborização urbana, com a substituição de técnicos especializados por empresas terceirizadas, também tem gerado preocupação, pois o comprometimento com a manutenção das árvores parece estar diminuído.

A solução, segundo os técnicos, passa pela retomada de boas práticas de arborização e pelo investimento em profissionais qualificados. Para garantir que as árvores da cidade cresçam saudáveis e sustentáveis, é preciso que a prefeitura adote um planejamento mais rigoroso, respeite o ciclo de vida das plantas e garanta que todas as etapas do plantio, desde a escolha das mudas até a rega, sejam devidamente respeitadas.

Veja o vídeo:

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade