VÍDEO: Catamarã com 50 passageiros naufraga em Maragogi; idoso morre
Um catamarã que transportava 50 pessoas, incluindo 47 passageiros e três tripulantes, virou na manhã desta sexta-feira (13) na Praia de Barra Grande, em Maragogi, Litoral Norte de Alagoas. O acidente ocorreu durante o trajeto para as piscinas naturais. A morte de Silvio Bispo Romão, de 76 anos, foi confirmada. Ele estava hospedado em um resort de Pernambuco.
Catamarã afunda durante passeio no mar em Maragogi, em Alagoas; uma pessoa morreu
De acordo com o secretário municipal de Turismo, Diego Vasconcelos, 47 pessoas estavam na embarcação. Ele não soube relatar se os tripulantes estavam com colete no momento do acidente. pic.twitter.com/W8MA7I9SGk
— 98 FM Natal (@98FMNatal) December 13, 2024
O que causou o naufrágio em Maragogi?
De acordo com o secretário municipal de Turismo, Diego Vasconcelos, o catamarã não estava cadastrado no Cadastro Único dos Prestadores de Serviços, apesar de o proprietário da embarcação possuir outra unidade autorizada. "Identificamos o proprietário, ele tem um catamarã autorizado, mas esse específico não estava cadastrado", afirmou Vasconcelos.
O secretário também informou que jangadeiros e pilotos de lanchas da região prestaram os primeiros socorros, resgatando as vítimas e as levando à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Maragogi. Ele ainda não soube confirmar se os tripulantes usavam coletes salva-vidas no momento do acidente.
A Capitania dos Portos enviou equipes ao local e investiga as circunstâncias do naufrágio. "Estamos enviando mais equipes para lá. Assim que tivermos mais informações, iremos emitir uma nota", declarou o tenente Abreu.
Nota oficial e medidas adotadas
Em comunicado, a Prefeitura de Maragogi reforçou que a embarcação não estava registrada no sistema obrigatório para passeios náuticos. As autoridades locais acionaram o Comitê de Crise para monitorar o caso, prestar suporte às vítimas e familiares, e assegurar o cumprimento das normas de segurança.
Além disso, a Polícia Civil recolheu a documentação da embarcação e intimou os tripulantes e o proprietário para depoimentos. A prefeitura garantiu que medidas de emergência foram imediatamente adotadas e que todas as vítimas foram resgatadas com vida e receberam atendimento especializado.
As investigações seguem para esclarecer o ocorrido e determinar as responsabilidades do caso.