Script = https://s1.trrsf.com/update-1736170509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Vídeo: "O Gigante de Ferro"; Cidade no RS abriga a maior ponte férrea da América Latina

Nos tempos em que tudo se movia sobre trilhos, a cidade era a ponta extrema das ferrovias que vinham de Porto Alegre e Rio Grande, seguindo para Bagé.

6 jan 2025 - 13h50
(atualizado às 13h59)
Compartilhar
Exibir comentários

Reportagem exclusiva Lelê Pereira - @reporterlelepereira

Foto: Reprodução/Rede Social/@reporterlelepereira / Porto Alegre 24 horas

Situada na Região Central do Rio Grande do Sul, a simpática cidade de Cacequi abriga a maior ponte férrea da América Latina, um verdadeiro gigante feito de ferro, pedras e madeiras, que foi construído no início do século XIX e foi fundamental para o desenvolvimento do Estado.

Cacequi está localizada em uma região estratégica do RS, há 430 km da Capital e vizinha de importantes cidades, como Santa Maria, São Gabriel e Rosário do Sul. Nos tempos em que tudo se movia sobre trilhos, a cidade era a ponta extrema das ferrovias que vinham de Porto Alegre e Rio Grande, seguindo para Bagé. Sua estação ferroviária, construída em 1890, era o ponto de encontro e transbordo das composições que transportavam cargas e passageiros.

Com a necessidade de construir uma linha que seguisse rumo a Alegrete e Uruguaiana, em 1907 nasceu a famosa Ponte do Entroncamento, que cruza o Rio Santa Maria por longos 1554 metros. Embora não esteja mais ativa, sua estrutura ainda é imponente. São dezenas de colunas imensas, feitas com rochas esculpidas em formato curvo e que sustentam uma gigantesca estrutura de ferro. Por baixo, dois terços do espaço é ocupado por areias branquissimas, vistas e acessíveis fora do período de cheias, dando a seus visitantes uma clara impressão de estarem caminhando em pleno deserto. O rio, com águas quentes e moderada correnteza, é convidativo para mergulhos cautelosos. Mas é preciso ir preparado com repelentes, lanches e bebidas, pois embora seja aberto ao público, não há nenhum comércio no local.

O centro de Cacequi fica há cerca de 10 km da ponte e também merece uma visita. A antiga Estação de Trem abriga um museu ferroviário com um fantástico acervo deste meio de transporte. Atrás da Estação ainda circulam composições com dezenas de vagões que levam grãos para Rio Grande, sendo possível chegar bem perto deles. Como a cidade foi criada e cresceu com o trânsito de pessoas que vinham e seguiam à diferentes localidades, receber visitantes faz parte da cultura local dos pouco mais de 11 mil habitantes. E os visitantes que lá forem, podem ter certeza que serão recebidos com muita simpatia e cordialidade do povo da Terra da Melancia. Especialmente na época de carnaval, quando milhares de pessoas celebram a data com desfiles de Escolas de Samba, sendo reconhecido como o melhor carnaval da região.

Cacequi, hoje com 80 anos, foi construída por homens e mulheres fortes, e que seguem até hoje construindo pontes de carinho e amizade.

Conheça o interior do nosso Rio Grande do Sul!

Confira o vídeo:

Reportagem exclusiva Lelê Pereira - @reporterlelepereira

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade