VÍDEO: Orla de Imbé fica coberta por vegetação vinda das enchentes
Os vegetais vêm das lagoas, empurradas pelas enchentes
A paisagem da praia do Imbé, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, mudou drasticamente após a faixa de areia ser tomada por vegetações vindas das enchentes que atingem o estado.
Os vegetais vêm das lagoas, empurradas pelas enchentes, e são lançados pelo rio Tramandaí para o mar, que os devolve para a orla.
Veja o registro:
Mudou a paisagem!
Orla da praia de Imbé fica coberta por vegetação trazida pelas enchentes que atingem o estado do Rio Grande do Sul.
Veja o registro: pic.twitter.com/8XjZ23Im8T
— Porto Alegre 24 Horas (@portoalegre24h) May 4, 2024
Números da tragédia
A Defesa Civil atualizou os números da tragédia. Segundo o último levantamento, as chuvas causaram 57 mortes e deixaram mais de 9 mil desabrigados. Veja os números:
Boletim das 12h de sábado (4)
Municípios afetados: 300
Pessoas em abrigos: 9.581
Desalojados: 32.640
Afetados: 422.307
Feridos: 74
Desaparecidos: 67
Óbitos: 57 (destes, 10 estão em investigação)
Alertas
Para aumentar o nível de prevenção, as pessoas podem se cadastrar para receberem os alertas meteorológicos da Defesa Civil estadual. Para isso, é necessário enviar o CEP da localidade por SMS para o número 40199. Em seguida, uma confirmação é enviada, tornando o número disponível para receber as informações sempre que elas forem divulgadas.
Também é possível se cadastrar via aplicativo Whatsapp. Para ter acesso ao serviço, é necessário se registrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou clicando aqui. Em seguida, é preciso interagir com o robô de atendimento enviando um simples "Oi". Após a primeira interação, o usuário pode compartilhar sua localização atual ou qualquer outra do seu interesse para, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pela Defesa Civil estadual.