Script = https://s1.trrsf.com/update-1732832711/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Vigilância Ambiental captura 25 escorpiões amarelos no Centro Histórico de Porto Alegre em ação noturna

Em 2024, foram notificados na Vigilância Ambiental quatro acidentes com humanos, nos bairros Mário Quintana, Centro, Partenon e São Geraldo. Um cachorro foi picado no Centro Histórico

28 nov 2024 - 19h44
Compartilhar
Exibir comentários

Na noite de quarta-feira (27) foram coletados 25 escorpiões amarelos em ação coordenada pelo Núcleo de Fiscalização Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde em parte do Centro Histórico. A equipe vistoriou 46 caixas secas e tampas de esgoto em 28 endereços do bairro, partindo da Praça Dom Feliciano.

Foto: Divulgação SMS/PMPA / Porto Alegre 24 horas

Os animais capturados são enviados para o CIT - Centro de Informações Toxicológicas do Rio Grande do Sul. Esta foi a 10ª operação realizada à noite em Porto Alegre neste ano. Com a captura desta semana, chega a 259 o total de escorpiões vistos ou capturados em vistorias noturnas pela equipe da SMS no Centro Histórico. No bairro, o número total de visualizações ou capturas neste ano chega a 309, a maioria absoluta dos 352 animais vistos ou coletados em toda a cidade.

Em 2024, foram notificados na Vigilância Ambiental quatro acidentes com humanos, nos bairros Mário Quintana, Centro, Partenon e São Geraldo. Um cachorro foi picado no Centro Histórico.

Participaram dos trabalhos agentes da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), agentes de combate a endemias e servidores do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). A ação foi acompanhada por profissionais da vigilância ambiental da prefeitura de Sapucaia do Sul.

Como proceder - Diante da suspeita ou confirmação do acidente (quando uma pessoa é picada pelo escorpião), a recomendação é levar a vítima o mais rapidamente possível para o Hospital de Pronto Socorro, único local da cidade com o soro antiescorpiônico.

O escorpião amarelo tem veneno altamente tóxico, capaz de provocar a morte da vítima em poucas horas - especialmente crianças, pessoas idosas ou com comorbidades. A picada é dolorosa, provoca dor intensa no local afetado, e o veneno se dispersa por todo o corpo.

Alimentação e cuidados - Os escorpiões amarelos se alimentam de baratas, por isso é importante manter a limpeza em residências, comércios e vias visando à diminuição da população do animal.

Cuidados preventivos em regiões com confirmação de escorpião amarelo:

- Verifique calçados, roupas, toalha e roupas de cama antes de usá-los;

- Limpe caixas de gordura e ralos de banheiro e de cozinha;

- Mantenha camas e berços afastados da parede;

- Evite que lençóis toquem no chão;

- Feche frestas nas paredes, móveis e rodapés para que não sirvam de esconderijo para os escorpiões;

- Use telas nas aberturas dos ralos, pias e tanques;

- Mantenha os ambientes sem entulhos e sem lixo.

Em comércios, verificar o local antes de retirar um produto, especialmente nas prateleiras mais baixas, como as gôndolas de supermercados.

Em caso de visualização, a recomendação é contatar o serviço 156 (telefone, 156+POA, WhatsApp (51) 3433-0156 ou meio eletrônico, no endereço https://156web.procempa.com.br, informando o local exato da ocorrência e meio de contato.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade