Vigilância em Saúde interdita lancheria de Porto Alegre por irregularidades na manipulação de alimentos
A vistoria foi realizada a partir de denúncia no 156 e reforça o compromisso em garantir a segurança dos alimentos e proteger a saúde da população
Na manhã desta sexta-feira (27), a equipe da Vigilância de Alimentos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) interditou o estabelecimento Feitiçaria Lanches, na avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2.550, após identificar graves irregularidades nas condições sanitárias do local. Durante a vistoria em áreas da cozinha, padaria e restaurante, foram constatados problemas como ambiente sujo, armazenamento inadequado de alimentos, presença de baratas e outros insetos na área de produção, alimentos vencidos, além de equipamentos em condições precárias de uso. Também foi encontrada maionese produzida com ovo cru, proibida em comércios de alimentos por risco de contaminação.
A chefe da equipe de Vigilância de Alimentos, médica veterinária Silvia Adriana Mayer Lentz, ressaltou a importância da adesão às normas de segurança dos alimentos "Independentemente do tipo de estabelecimento, seja ele dispensado ou não de alvará sanitário, as boas práticas de manipulação e fabricação de alimentos devem ser seguidas rigorosamente. Irregularidades como as encontradas neste local podem colocar em risco a saúde de quem consome os produtos ", destacou.
O estabelecimento, que atua no ramo de restaurante e lanchonete, terá que cumprir a notificação recebida para poder reverter a interdição. A equipe da Vigilância de Alimentos retornará ao local para verificar se as medidas corretivas foram implementadas e se as condições sanitárias foram adequadas para a reintegração do estabelecimento às atividades.
A vistoria foi realizada a partir de denúncia no 156 e reforça o compromisso em garantir a segurança dos alimentos e proteger a saúde da população.