Visagismo: técnica auxilia na construção de imagem
Mercado de beleza e estética apresenta crescimento no Brasil. Visagista revela como funciona essa nova prática do setor.
As atividades que se encontram na categoria "outros serviços", do qual fazem parte os salões de beleza, alcançaram a marca de crescimento de 4,5% no trimestre móvel de agosto a outubro de 2022. Os dados são da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada pelo IBGE.
Além dos dados que apontam o crescimento dos salões de beleza, 66% das pessoas consideram que gastos com beleza são uma necessidade e não luxo, segundo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL)
Houve um aumento da estética individual, inclusive entre as brasileiras, devido ao descontentamento com o corpo e rosto. Uma pesquisa realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), apontou que 82% dos brasileiros almejam melhorar algum aspecto no rosto.
Como o visagismo se aplica ao mercado da beleza?
Diante do contexto de crescimento e busca, o setor de beleza tende a aderir a novos métodos disponíveis no mercado. O visagismo é uma dessas técnicas difundidas recentemente, onde profissionais de diferentes segmentos buscam essa prática para mostrar sua imagem de forma mais corporativa . "Através do estudo de imagem e personalidade o visagismo alinha a imagem da pessoa ao objetivo pessoal e profissional. Isso inclui tipo de corte de cabelo, coloração, roupa e até mesmo a postura. Em todo tempo estamos nos comunicando", explica Tati Cristina Brandão, talento L'Óreal, embaixadora Kérastase e especialista em visagismo.
O visagismo é usado a fim de encontrar um estilo ideal de acordo com as características pessoais. O objetivo é conseguir uma personalização, segundo o que seria mais adequado para o rosto e a personalidade de cada indivíduo. A palavra é uma tradução do termo visagisme, que, em francês, significa "rosto".
Dentro do estudo de imagem, é importante levar em consideração o formato do rosto que, segundo Philip Hallawell, visagista e autor de livros sobre o tema, existem nove tipos: redondo, retangular, quadrado, triângulo invertido, coração, diamante, triângulo, oval e longo.
Ainda segundo o autor, é utilizado no estudo de imagem os temperamentos de cada pessoa, que podem ser são quatro tipos de temperamentos previstos pelo visagismo: melancólico, fleumático, colérico e sanguíneo. Não necessariamente uma pessoa se adequa 100% a um único temperamento, ela pode ter traços até mesmo dos quatro.
Por conta disso, muitas mulheres e homens podem solicitar ajuda profissional visagista para moldar sua imagem pessoal ao ciclo que estão vivendo. "Em um ambiente profissional, é preciso optar por linhas retas que valorizam a simetria do rosto. Assim, cria-se uma imagem com serenidade e empoderamento, sem perder a credibilidade para mulheres; já para os homens a utilização da barba elaborada e cortes de cabelo com linha reta traz seriedade", explica Tati Cristina Brandão.
"O corte e a cor do cabelo sempre levam em consideração a personalidade, o trabalho que exerce e a rotina. O visagismo não cria uma nova pessoa, na verdade, ele molda a personalidade que já está ali e, dessa forma, pode ajudar a ter realizações pessoais e profissionais", destaca Tati Cristina Brandão.