Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Voo da FAB com 214 brasileiros e 4 pets deixa Israel com destino ao Rio

Foram trazidos cidadãos que estão em meio ao conflito no Oriente Médio; outros 3 aviões da FAB trarão mais pessoas que pediram repatriação

11 out 2023 - 14h35
(atualizado às 15h55)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: FAB/Governo Federal

A Força Aérea Brasileira (FAB) comunicou que 214 cidadãos brasileiros, juntamente com um cachorro e três gatos, embarcaram na tarde desta quarta-feira, 11, em um novo voo que saiu de Israel com destino ao Rio de Janeiro.

O avião KC-30 (Airbus A330 200) partiu de Tel Aviv às 12h30 e fará um voo direto, sem escalas. A previsão é que a aeronave chegue à Base Aérea do Galeão às 3h de quinta-feira, 12. 

Em coletiva de imprensa, o Itamaraty destacou que idosos, grávidas e crianças estão no topo da lista de prioridades no processo de repatriação.

Batizada de Operação Voltando em Paz, a iniciativa do governo federal em conjunto com o Itamaraty realizará mais voos com o objetivo de repatriar brasileiros que estão em Israel.

Primeiro voo com 211 brasileiros 

O primeiro voo da Força Aérea Brasileira (FAB) que trouxe 211 brasileiros de Israel chegou a Brasília às 4h07 desta quarta-feira, 11. Desde a escalada do conflito entre o o grupo palestino Hamas e Israel, no sábado, 7, o governo Lula (PT) organiza uma operação de resgate de brasileiros que estão na região. A Embaixada do Brasil em Tel Aviv recebeu ao menos 2,7 mil pedidos de repatriação, dos quais, ao menos, 25 estão na Faixa de Gaza.

A ministra substituta das Relações Exteriores, Maria da Rocha, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e o comandante da Aeronáutica, brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, recepcionaram os brasileiros.

Segundo o ministro Múcio, por ordem de Lula, todos os brasileiros que estiverem nas zonas de conflito e quiserem retornar serão trazidos ao Brasil. Múcio destacou que o Brasil foi o primeiro país a realizar a repatriação de seus cidadãos.

Essa aeronave KC-30 deixou Tel Aviv às 14h12 da terça-feira, 10, e voltou diretamente para Brasília. Metade dos passageiros tinha como destino final a capital federal, o restante seguiu em dois aviões da FAB para o Rio de Janeiro.

A ação de repatriação coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores com ajuda do Ministério da Defesa foca na retirada de brasileiros que estão em Israel a turismo ou trabalho, priorizando famílias com crianças, idosos e pessoas com deficiência.

A retirada dos brasileiros que estão em Gaza é mais complexa, já que Israel fechou as fronteiras com a área. A alternativa seria deixar a região rumo ao Egito, onde também há bloqueios, bombardeios e dificuldade de acesso. Desde que sofreu o ataque no último sábado, Israel promove um bloqueio total aos palestinos em Gaza, impedindo a chegada de luz, água, alimento e combustível e promovendo bombardeios constantes.

O cronograma da FAB prevê a chegada de voos nos próximos dias no Brasil com brasileiros repatriados. Ainda hoje, às 23h, outro KC-30 deve pousar no Galeão, no Rio. Na quinta-feira, 12, a aeronave KC-390, com até 60 passageiros, deve chegar ao Recife (PE) e seguir para Guarulhos. 

Na sexta e no sábado, outros dois voos de KC-30 devem chegar ao Rio de Janeiro.

Escalada do conflito e morte de brasileiros

No último sábado, 7, o grupo Hamas, que controla Gaza, realizou o ataque mais mortal contra Israel em décadas, disparando milhares de bombas e deixando cerca de 900 mortos. Homens armados do grupo usaram explosivos para romper as barreiras que circundam Gaza, assassinar e sequestrar civis. 

Um dos alvos do ataque foi uma festa onde ao menos 260 pessoas foram assassinadas. Centenas de israelenses, entre crianças, mulheres e idosos foram levados pelo grupo como refém. Em resposta, Israel declarou guerra e despejou milhares de bombas sobre a Faixa de Gaza. O número de mortos somados já passa de 2,3 mil.

Até esta terça, o Itamaraty confirmou a morte de dois brasileiros que estavam desaparecidos desde a festa rave que aconteceu a cerca de 5 km da Faixa de Gaza. São eles:  o gaúcho Ranani Nidejelski Glazer, de 23 anos, e a carioca Bruna Valeanu, de 24.

De acordo com o Itamaraty, ainda resta uma brasileira desaparecida que estava na festa. A carioca Karla Stelzer Mendes, de 41 anos, tem cidadania israelense e mora no país com o filho de 19 anos.

O porta-voz das Forças de Defesa de Israel, Jonathan Conricus, disse nesta quarta-feira, 11, que há brasileiros entre as pessoas que estão sendo mantidas reféns pelo Hamas na Faixa de Gaza. A informação, no entanto, não foi confirmada pelo Itamaraty. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade