Walewska, campeã olímpica de vôlei, morre; veja repercussão
A ex-jogadora caiu do 17º andar do prédio onde morava; ela tinha 43 anos
A ex-jogadora de vôlei e campeã olímpica Walewska Moreira de Oliveira morreu nesta quinta-feira (21), em São Paulo. Ela caiu do 17º andar do prédio onde residia, em São Paulo.
Walewska tinha 43 anos e foi campeã pela seleção brasileira feminina nas Olímpiadas de Pequim, em 2008. A atleta se aposentou em 2022, encerrando a carreira no Praia Clube.
Além do ouro nas Olímpiadas de Pequim, Walewska ganhou a medalha de bronze nos jogos de Sidney, em 2000, e fez parte da seleção enviada para Atenas, em 2004.
A ex-atleta estava em São Paulo para divulgação de sua biografia. Além disso, ela lançaria uma linha de chocolates saudáveis. A morte teve impacto nas redes socia e atletas e clubes lamentaram a morte da campeã olímpica.
A Sociedade Esportiva Palmeiras disse ter recebido com "tristeza e incredulidade" a morte da jogadora:
Recebemos com tristeza e incredulidade a morte da campeã olímpica Walewska Oliveira, que, no início desta semana, esteve com a nossa comissão técnica na Academia de Futebol.
Nossas condolências à família, aos amigos e aos fãs da jogadora neste momento de profunda dor 😔 pic.twitter.com/7WyuYwCkQ0
— SE Palmeiras (@Palmeiras) September 22, 2023
"Com tristeza e pesar" a Confederação Brasileira de Vôlei expressou o sentimento da entidade em razão do falecimento de Walewska:
Com tristeza e imenso pesar, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) recebeu a notícia do falecimento da campeã olímpica Walewska na noite desta quinta-feira.
Neste momento tão difícil, a CBV se solidariza com a família e os amigos desta grande jogadora. pic.twitter.com/JlWBQSGVhc
— CBV (@volei) September 22, 2023
O Time Brasil, perfil oficial do Comitê Olímpico do Brasil, disse "lamentar profundamente":
O Comitê Olímpico do Brasil lamenta profundamente o falecimento da campeã olímpica Walewska Moreira de Oliveira, aos 43 anos.
A jogadora de vôlei foi referência na modalidade, tendo conquistado o ouro nos Jogos Olímpicos Pequim 2008, além do bronze em Sydney 2000. Walewska… pic.twitter.com/4Eu7ybE03X
— Time Brasil (@timebrasil) September 22, 2023
O presidente da Embratur e ex-deputado estadual e federal, Marcelo Freixo, escreveu que a Walewska era "exemplo de atleta e liderança":
Muito triste com a notícia da morte da Walewska. Campeã Olímpica, exemplo de atleta e liderança, ela foi protagonista de uma geração que fez história no esporte brasileiro. Meus sentimentos aos familiares e amigos. pic.twitter.com/IfCt5RFaMX
— Marcelo Freixo (@MarceloFreixo) September 22, 2023
O também campeão olímpico e tricampeão mundial de vôlei, Nalbert Bitencourt, escreveu "nunca imaginei receber uma notícia trágica ao vivo":
Ainda em choque! Que dia difícil! Sem dúvidas, o mais difícil da minha carreira como comentarista até hoje!
Nunca imaginei receber uma notícia trágica como esta AO VIVO! Waleska era uma GIGANTE do nosso Esporte e deixa um legado de ética e profissionalismo. 🙌🙏🖤#ripwalewska
— Capitão Nalbert OLY (@nalbert12) September 22, 2023