ZCIT atua na costa norte do Nordeste
Ar seco na maior parte da Bahia
Nos últimos dias, tem chovido com frequência na costa norte do. Somente a Bahia que está sob a influência de uma massa de ar seco que inibe a ocorrência de chuva. A maior parte da chuva que cai sobre o litoral norte do Nordeste está relacionada ao tempo quente e úmido sobre a região e a áreas de instabilidade associadas à ZCIT - Zona de Convergência Intertropical que estão bastante ativas.
Nesta sexta-feira (10), o ar seco se espalha e não há expectativa de chuva no interior da Bahia e de Alagoas, Sergipe, sul do Piauí e de Pernambuco. Nestas áreas, o índice de umidade pode chegar perto dos 30% em algumas cidades. Na costa norte da região e também no litoral do Rio Grande do Norte e da Paraíba o tempo fica instável por causa da presença da ZCIT - Zona de Convergência Intertropical. Nestas localidades, o céu não fica completamente fechado, mas há previsão de pancadas de chuva a qualquer hora do dia que por vezes podem cair com forte intensidade.
No sul da Bahia, em e no litoral leste de Pernambuco chove de forma passageira. Nas demais áreas nordestinas, o sol aparece forte, faz calor e a partir da tarde há condição para pancadas de chuva com raios.
Pelo menos até sábado (11), muitas áreas de instabilidade associadas à ZCIT- Zona de Convergência Intertropical estarão favorecendo o crescimento de nuvens carregadas no litoral norte do Nordeste. A Climatempo alerta para volumes de chuva elevados. Enquanto, isso, o oeste, sul e norte da Bahia continuam sob o domínio da massa de ar seco que inibe a chuva. A temperatura fica elevada no interior baiano.
Chuva forte: Ceará, Piauí e Maranhão
A madrugada desta quinta-feira (09) foi marcada por muita chuva no Maranhão, Piauí e Ceará. As áreas de instabilidade associadas à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) favoreceram o crescimento de nuvens carregadas que provocaram chuva forte em um curto período de tempo, principalmente em e região metropolitana. Na capital do Ceará, o dia amanheceu com chuva e registro de alagamentos.
Em , na Grande Fortaleza, o acumulado de chuva entre 3h e 4h20 desta madrugada de quinta-feira chegou a 51 mm, conforme o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN). Em Fortaleza, o CEMADEN registrou 41 mm entre 2h40 e 4h20 da manhã. A tabela abaixo mostra os maiores volumes de chuva ocorridos no Nordeste. Note que nas últimas 24 horas, foi alto o volume de chuva em cidades do Maranhão, Piauí e Ceará.