Zelensky compara Putin com Hitler em discurso no parlamento francês
"França, agradeço por estar ao nosso lado, defendendo a vida", disse, em francês, o mandatário ucraniano; Paris e Kiev assinarão um acordo para que o governo de Emmanuel Macron forneça caças Mirage 2000-5 à Ucrânia
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que "Hitler cruzou diversas linhas vermelhas, (Vladimir) Putin faz o mesmo". Ele ainda acrescentou que os ucranianos eram os herdeiros dos combatentes aliados da 2ª Guerra Mundial.
Zelensky traçou paralelos entre a Segunda Guerra Mundial e a batalha do seu país contra a Rússia num discurso aos legisladores franceses em Paris nesta sexta-feira (7).
O seu discurso foi saudado com entusiasmo pela Assembleia Nacional Francesa, com os parlamentares aplaudindo o ucraniano de pé. Nos primeiros meses da invasão da Ucrânia por Putin em fevereiro de 2022, Zelensky dirigiu-se à Assembleia Nacional Francesa por vídeo.
Zelensky agradece apoio da França
"França, agradeço por estar ao nosso lado, defendendo a vida", afirmou ele em francês. Na quinta-feira (6), o presidente francês Emmanuel Macron anunciou que Paris e Kiev assinarão um acordo para que a França forneça à Ucrânia caças Mirage 2000-5.
A data também marca os 80 anos do Dia D, na qual tropas aliadas desembarcaram na Normandia (França), mudando o curso da II Guerra Mundial, para combater as tropas nazistas de Adolf Hitler.
Líderes mundiais, incluindo o presidente dos EUA, Joe Biden, e o rei Charles III, do Reino Unido, reuniram-se na na região do norte da França para celebrar estes desembarques aliados. O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, também compareceu ao evento.
O líder do Partido Trabalhista, Keir Starmer, também participou de eventos na Normandia na quinta-feira, onde se encontrou com o presidente ucraniano Zelensky.
"As comemorações do Dia D de ontem foram para lembrar a bravura de todos aqueles que servem o nosso país", disse o porta-voz trabalhista Jonathan Ashworth.
The unity that defines history. Today in France, alongside our allies, we honored the bravery of the Allied forces who landed in Normandy 80 years ago. We remember. We thank them. We uphold the values of the defenders of life. pic.twitter.com/SPpro6L4xQ
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) June 6, 2024