Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Zema comemora reeleição e Kalil lamenta derrota em Minas Gerais

Políticos deram entrevistas coletivas e falaram o que sentiram diante de resultado em 1º turno

2 out 2022 - 23h38
(atualizado em 3/10/2022 às 00h20)
Compartilhar
Exibir comentários
Romeu Zema (Novo) e Alexandre Kalil (PSD)
Romeu Zema (Novo) e Alexandre Kalil (PSD)
Foto: Facebook / Romeu Zema e Twitter / Alexandre Kalil / Estadão

Após o governador Romeu Zema, do partido Novo, ser reeleito ao cargo em Minas Gerais, neste domingo (2), e seu principal rival na disputa, Alexandre Kalil (PSD), conquistar o segundo lugar em número de votos válidos, ambos os políticos se pronunciaram sobre o resultado. 

Em entrevista coletiva à imprensa após sua reeleição, Zema afirmou que o resultado para ele foi "uma satisfação enorme e que isso demonstra que o mineiro tem aprovado a sua gestão e está satisfeito com os avanços do estado". 

Além disso, o governador disse que tem a “obrigação de fazer um segundo governo melhor do que o primeiro”, já que, de acordo com ele, “está a casa arrumada, diferentemente de 4 anos atrás”, de quando assumiu o cargo pela primeira vez.

O político reforçou que continuará levando adiante os projetos que já iniciou. “Teremos uma base do estado no Parlamento bem diferente de quatro anos atrás, quando fui eleito com três deputados estaduais. Tudo indica que teremos 40 deputados ou até um número maior, o que vai fazer com que várias reformas que nós precisamos em Minas, serão agora votadas, analisadas com critério, e não engavetadas como aconteceu em nosso primeiro governo”. 

Kalil lamentou derrota

Com 99,96% das urnas apuradas, Zema tinha 56,18% dos votos, e Kalil, 35,08%. O candidato do PSD afirmou que ficou triste com o resultado, mas parabenizou Zema. "Estou triste, mas a quantidade de votos me consola muito, o desempenho eleitoral me consola muito, do jeito que eu fiz a campanha sem reunir com políticos, sem pedir nada, sem pagar. Eu estou muito feliz", disse ele. 

"Eu não telefonei para o governador reeleito, então eu quero colocar aqui que Deus o proteja, que Deus lhe dê sabedoria. Deixo aqui público os parabéns, o reconhecimento pela vitória. Não telefonei porque não tenho o atual telefone dele", acrescentou.

O político, que deixou o cargo de prefeito de Belo Horizonte para disputar o governo estadual, também afirmou que acredita que pela porcentagem que alcançou, de 35%, tem que ser respeitado como político em Minas Gerais. Em seguida, Kalil comparou a derrota com o futebol, relembrando o tempo que foi presidente do Atlético-MG.

"Isso é mais ou menos ser derrotado em um mundial de clubes. E para ser derrotado em um mundial de clubes, você tem que ir lá disputar. Estou muito triste pela derrota. Eu não posso falar que caí para baixo. Eu posso falar que o reconhecimento do povo mineiro em tão pouco tempo, com o pouco conhecimento que eu tinha, lutando contra o Palácio da Liberdade, contra o governador, foi uma coisa muito boa para mim", afirmou. 

Confira a apuração completa do primeiro turno das eleições 2022.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade