12 carros seminovos de R$ 60 mil. Veja quais valem a pena
Pelo preço de um Chevrolet Onix Plus ou um Fiat Argo Drive 1.3, dá para comprar Golf, Renegade, Corolla e Creta seminovos. Confira a lista
O mercado de carros está novamente se aquecendo, mas os preços estão muito altos. As montadoras sofrem pressão nos custos e, por causa disso, os automóveis estão se tornando artigo de luxo. É raro achar um bom carro zero km com preço realmente atraente. Por isso, os seminovos e usados estão em alta. A questão é: vale a pena comprar um seminovo no lugar de um zero km? Partimos do preço de um Chevrolet Onix Plus LT 1.0 Turbo MT6 (R$ 60.863) e de um Fiat Argo Drive 1.3 GSR (R$ 60.592) para dar algumas dicas.
O site KBB Brasil, especializado em precificação de carros, fez uma pesquisa e encontrou 12 boas opções de modelos seminovos para essa faixa de preço. O resultado foi interessante, pois ele achou modelos como Volkswagen Golf, Jeep Renegade, Toyota Corolla e Hyundai Creta.
O modelo seminovo mais acessível encontrado nessa faixa de preço foi um Ford EcoSport Titanium 2016 por R$ 57.222. Esse carro vem com motor 2.0, mas tem o câmbio PowerShift, que é rejeitado pelo mercado. De qualquer forma, é um SUV compacto dos mais potentes. No topo da lista aparece um Nissan Sentra SV 2017 por R$ 62.710. Esse sedã médio também tem câmbio 2.0 e câmbio CVT e mantém-se atualizado. Veja a lista de 12 opções montadas pelo KBB e nossa opinião sobre a compra, se vale a pena ou não.
CARRO | ANO |
PREÇO R$ |
VALE A PENA? | |
1 | VOLKSWAGEN GOLF COMFORTLINE 1.6 MT | 2016 | 60.508 | Sim. Belo carro com motor de 120 cavalos. |
2 | CHEVROLET CRUZE LTZ 1.8 | 2016 | 61.226 | Não. Esta é a geração antiga do Cruze Sedan. |
3 | FORD ECOSPORT TITANIUM 2.0 4x2 | 2016 | 57.222 | Não. Utilizava o antigo motor que não é tão potente e tem câmbio ruim. |
4 | JEEP RENEGADE LONGITUDE 1.8 AT6 4x2 | 2016 | 59.517 | Sim. Tem motor de 139 cv, não anda muito, mas é ótimo carro. |
5 | NISSAN SENTRA SV 2.0 CVT | 2017 | 62.710 | Sim. Belo carro com motor de 140 cv e boa tocada. |
6 | TOYOTA COROLLA GLi 1.8 CVT | 2017 | 58.024 | Não. Geração antiga do Corolla estava ultrapassada. |
7 | HYUNDAI CRETA ATTITUDE 1.6 4x2 MT | 2017 | 59.760 | Em relação ao Argo, sim. Em relação ao Onix Plus, não. |
8 | RENAULT DUSTER DYNAMIQUE 1.6 CVT4x2 | 2018 | 57.639 | Não. Onix Plus tem apenas 4 cv a menos e é mais carro. |
9 | VOLKSWAGEN VIRTUS COMFORTLINE 200 TSI AT6 | 2018 | 61.165 | Sim. O Virtus supera tanto o Onix Plus quanto o Argo Drive. |
10 | PEUGEOT 2008 GRIFFE 1.6 4x2 Automático | 2018 | 58.429 | Sim. Belíssimo carro com boa dinâmica, mas não é o turbo. |
11 | CHEVROLET PRISMA LTZ 1.4 Automático | 2019 | 61.547 | Óbvio que não, é a geração antiga do Onix Plus. |
12 | TOYOTA YARIS SEDAN XL 1.5 CVT | 2019 | 61.526 | Não para o Onix (motor não empolga). Sim para o Argo. |
Como se vê pela tabela acima, não basta comparar com um carro superior. Há casos e casos. Nos casos em que os modelos são bons (como Volkswagen Golf e Peugeot 2008), vale a pena analisar bem. Em outros casos, como o Chevrolet Prisma que só oferece câmbio automático como diferencial, não vale a pena. Quanto aos dois modelos zero km usados pelo KBB como referência, não recomendados a versão GSR do Fiat Argo, pois o câmbio dá muitos trancos. O Argo é um ótimo carro, mas com câmbio manual ou com câmbio automático. O GSR automatizado é ruim por ter apenas uma embreagem.