12 picapes que serão lançadas no Brasil em 2022
Adiantamos 12 novidades que as montadoras preparam para o mercado brasileiro no segmento de picapes, que terá novidades importantes em 2022
O mercado automotivo brasileiro terá novidades importantes em 2022. Após um 2021 marcado por uma série de lançamentos e pela crise dos semicondutores, muitas montadoras preparam novidades em diferentes segmentos. Além das categorias de hatches e sedãs já listadas anteriormente, as montadoras também preparam algumas novidades para o crescente segmento de picapes, que além de serem procuradas para uso profissional -- sobretudo no agronegócio -- também têm conquistado a atenção do consumidor urbano. Confira 12 picapes que podem chegar ao Brasil no ano que vem.
Ford Maverick
Revelada mundialmente em junho, a picape Maverick será o principal lançamento da Ford em 2022 no Brasil. Prevista para estrear já no primeiro trimestre de 2022, a Ford Maverick será oferecida apenas na versão Lariat FX4, com características exclusivas para o mercado brasileiro. Sob o capô, a Maverick vendida no Brasil terá sempre o motor 2.0 EcoBoost de 253 cv e 380 Nm e câmbio automático de 8 marchas.
Importada do México, a picape da Ford promete ser a principal concorrente da Fiat Toro. O preço previsto, no entanto, não é baixo. Em valores de hoje, a Maverick custaria entre R$ 200 mil e R$ 210 mil, valores próximos aos das versões topo de linha Ranch e Ultra da picape da Fiat. Ou seja: ela será uma anti-Toro só na proposta, pois, em termos de mercado, a picape monobloco da Fiat será atacada somente pela nova Chevrolet Montana.
Nissan Frontier
Um dos principais lançamentos da Nissan no Brasil em 2022 será a reestilização da picape média Frontier. Por fora, a Frontier ganhou uma nova grade frontal inspirada na picape Nissan Titan, vendida nos EUA. Os faróis dianteiros também são novos, e trazem assinatura visual em led com formato de “C”. Na traseira, as lanternas de led também são novas, assim como os para-choques. Fechando as novidades no exterior, a tampa da caçamba também ganhou novos vincos horizontais.
Por dentro, a picape deve ganhar uma nova central multimídia e o volante do SUV Kicks. Também são esperados novos equipamentos de segurança e de assistência ao condutor. Sob o capô, a nova Nissan Frontier manterá o atual motor 2.3 turbodiesel, que oferece 160 cv ou 190 cv dependendo da versão. Sempre com tração 4×4, a picape também terá opções de câmbio automático ou manual.
Renault Duster Oroch
Pioneira entre as picapes monobloco no Brasil, a Renault Oroch terá novidades importantes em 2022. Ainda baseada na primeira geração do Duster, a picape Oroch vai ganhar um facelift leve. As principais modificações externas serão na grade dianteira, nos faróis e nas lanternas traseiras. Por dentro, a Oroch reestilizada deve ganhar novos materiais de acabamento inspirados no novo Duster, como um novo volante e uma nova central multimídia.
No entanto, a principal novidade ficará sob o capô. A nova Renault Oroch ganhará o novo motor 1.3 turbo flex de 170 cv/163 cv e 270 Nm que estreou na reestilização do Captur. O câmbio será um automático do tipo CVT com simulação de 8 marchas. O atual motor 1.6 aspirado, que tem 120 cv de potência e 159 Nm de torque, deve ser mantido apenas em versões de entrada voltadas ao trabalho pesado. Por isso, esta versão da picape será oferecida somente na modalidade venda direta.
Chevrolet Montana
A Chevrolet terá finalmente uma concorrente para a Fiat Toro. A nova geração da picape Montana faz parte do investimento de R$ 10 bilhões da GM no Brasil. Já flagrada em testes na Coreia do Sul e no Brasil, a nova Montana será construída sobre a plataforma GEM, que é utilizada pelas atuais gerações de Onix, Onix Plus e Tracker. Ela crescerá em porte, deixando o segmento de picapes pequenas e será vendida na categoria de picapes compactas monobloco de cabine dupla.
Com isso, a nova Chevrolet Montana será concorrente da Fiat Toro. Sob o capô, é esperado que a nova picape ofereça o motor 1.2 turbo de 133 cv que já equipa a versão topo de linha do SUV Tracker. Também há rumores de que a nova Montana possa utilizar o motor 1.4 turbo de 153 cv e 240 Nm do Chevrolet Cruze. Este motor é fabricado na Argentina e, por ser turbinado, é considerado eficiente e atual. A nova Chevrolet Montana deve chegar ao mercado apenas no final do ano que vem.
Peugeot Landtrek
Inicialmente prevista para estrear em 2021, a Peugeot Landtrek deve chegar ao mercado brasileiro ainda no primeiro semestre do ano que vem. Desenvolvida em parceria com a chinesa Changan, a picape média da Peugeot será produzida no Uruguai pela Nordex, o que livra o modelo das taxas de importação para mercados fora do Mercosul e México. A Peugeot Landtrek será concorrente da Toyota Hilux e Chevrolet S10.
De acordo com o site Autos Segredos, a Landtrek vendida no Brasil deve contar com um motor 2.0 turbodiesel de 180 cv e 400 Nm de torque sob o capô. Ele será sempre associado a um câmbio automático de 6 marchas. Com tração nas quatro rodas, a nova picape média da Stellantis deve ser vendida em versão única com um pacote recheado de equipamentos. A ideia é que a Peugeot Landtrek possa ajudar a marca francesa a crescer em vendas no Brasil e na Argentina, sobretudo no aquecido segmento de picapes.
Great Wall Poer
Antes de produzir carros no Brasil, a Great Wall pode oferecer o modelo Poer no país já em 2022. Inicialmente importada, a picape média com capacidade de carga superior a 1 tonelada (1.050 kg) deve ser a principal aposta da montadora chinesa no mercado brasileiro, uma vez que o segmento é um dos mais aquecidos do país. Por isso, a Poer apostará numa lista de equipamentos recheada, que deve oferecer tecnologias de condução semiautônoma e recursos tecnológicos como a central multimídia de 9’’.
Na China, a Poer conta com três opções de motorização. A primeira delas é um 2.0 turbo a gasolina de 190 cv e 360 Nm. A outra é um 2.0 turbo diesel de 163 cv e 400 Nm de torque. Há ainda uma versão elétrica de 200 cv, que oferece 405 km de alcance. Sempre com um câmbio automático de 8 marchas, a picape pode ter tração dianteira ou 4x4, dependendo da versão. No Brasil, a Great Wall Poer terá oponentes de peso, como a Chevrolet S10 e a Toyota Hilux.
Ford Ranger FX4
Enquanto a nova geração da Ranger não chega ao Brasil, a Ford deve apostar em versões especiais para sua picape média. Uma delas será a FX4, que foi flagrada na fábrica de Santa Isabel (Argentina). Assim como na Ford Maverick, a nova Ranger FX4 deve apostar em equipamentos exclusivos, com foco no off-road. A nova Ford Ranger FX4 deve chegar ao mercado em meados do ano que vem.
Por fora, a nova versão terá estribos laterais, molduras em plástico preto nos para-lamas, santantônio e snorkel. A Ranger FX4 também trará adesivos alusivos à versão nas laterais e traseira, além da grade frontal com acabamento em black piano. Sob o capô, a versão FX4 terá o mesmo motor 3.2 turbodiesel de 5 cilindros que oferece 200 cv e 470 Nm que equipa as configurações topo de linha da picape. O câmbio será o automático de 6 marchas, e a tração 4x4.
Volkswagen Saveiro
Com o sucesso comercial da Fiat Strada, o futuro da picape Saveiro tem sido um dos assuntos mais quentes nas reuniões da Volkswagen do Brasil nos últimos tempos. Enquanto a inédita picape Tarok não chega para concorrer com a Fiat Toro, a Volkswagen prepara mais uma reestilização da Saveiro para tentar roubar algumas vendas da líder Strada. Prevista para estrear no primeiro semestre de 2022, a nova Saveiro ganhará novidades sobretudo na dianteira e na traseira.
Por dentro, a picape deve receber novos equipamentos e opções de revestimento interno. De acordo com o site Autos Segredos, a nova Volkswagen Saveiro reestilizada deve manter apenas o motor 1.6 MSI aspirado flex de 110/120 cv (gasolina/etanol), sempre com câmbio manual de 5 marchas. Com isso, a picape deixará de oferecer o atual 1.6 8v de 104 cv. Além disso, a Saveiro deve manter as opções de cabine simples e dupla.
Toyota Hilux GR-Sport
Inicialmente prevista para estrear ainda em 2021, a nova Toyota Hilux GR-Sport ficou para 2022. Já flagrada em testes no Brasil, a versão esportiva da picape terá estribos laterais inspirados da Hilux Revo Rocco tailandesa, enquanto a dianteira conta com detalhes exclusivos, como a grade frontal com o nome Toyota escrito por extenso. Ela será a versão topo de linha da picape, e o preço deve ultrapassar os R$ 320 mil.
Sob o capô, a nova Hilux GR-Sport será equipada com o mesmo motor 2.8 turbodiesel que equipa as demais versões da picape. No entanto, há rumores de que a nova versão esportiva pode receber uma reprogramação para oferecer mais do que os atuais 204 cv das versões convencionais. De acordo com o site Motor 1 Argentina, a versão GR-Sport deve oferecer 224 cv. Essa configuração seria exclusiva para a picape vendida no Brasil e Argentina.
Ford F-150
Picape líder mundial de vendas (junto com as irmãs maiores da F-Series Super Duty), a Ford F-150 pode chegar ao Brasil em meados de 2022. A picape grande já apareceu em registros de patente nacionais, e teve a vinda ao país antecipada pelo Guia do Carro em março deste ano. No entanto, fatores como a pandemia e a variação cambial atrasaram o lançamento da picape no mercado brasileiro.
Ela chegará importada dos EUA, provavelmente apenas com o motor 5.0 V8 de 400 cv e 541 Nm de torque, sempre com câmbio automático de 10 marchas e tração 4x4. Os preços devem partir dos R$ 400 mil. Assim como nos EUA, a Ford F-150 será concorrente das picapes Ram 1500 e 2500 no Brasil. Já a interessante versão elétrica F-150 Lightning ainda não tem previsão de vir ao país.
Chevrolet Silverado
Principal concorrente da Ford F-150 nos EUA, a Chevrolet Silverado teve a vinda ao Brasil e Argentina confirmada ainda em 2020. A crise dos semicondutores e o dólar alto, no entanto, adiaram o lançamento da picape, que foi vendida no país de 1997 a 2001. Apesar disso, a Chevrolet Silverado tem grandes chances de chegar ao mercado brasileiro em meados do ano que vem.
Produzida no México, a Chevrolet Silverado já chegaria ao país com visual renovado que estreou este ano nos EUA. Sob o capô, o destaque fica para o motor 6.2 V8 a gasolina de 426 cv oferecido na inédita versão ZR2, sempre com tração 4x4 e câmbio automático de 10 marchas. Além dele, a Chevrolet também pode trazer a picape com o motor 3.0 de seis cilindros turbodiesel de 266 cv. Os preços devem ficar acima dos R$ 400 mil.
Jeep Gladiator
Derivada do Jeep Wrangler, a picape Gladiator já foi confirmada para o Brasil. Entretanto, fatores como a pandemia, a alta do dólar e a crise dos semicondutores adiaram a vinda da picape até agora. Com visual robusto e diferentão, a Jeep Gladiator seria um ótimo carro de imagem para a Stellantis no Brasil. Já flagrada em testes no país, a nova picape pode chegar ao país em 2022 importada dos EUA.
Já oferecida na Argentina, a picape Jeep Gladiator deve chegar ao Brasil na versão Rubicon, com um motor V6 3.6 de 285 cv associado a um câmbio automático de 8 marchas, sempre com tração 4x4 com reduzida. Com porte maior do que as atuais picapes médias, a Jeep Gladiator deve ser vendida com preços em torno de R$ 400 mil.