Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

5 erros que podem diminuir a vida útil da bateria do carro

Especialistas da DPaschoal e da fabricante de baterias Moura revelam dicas para evitar problemas na durabilidade da bateria dos carros

30 ago 2021 - 17h09
Compartilhar
Exibir comentários
Erros podem reduzir a vida útil das baterias.
Erros podem reduzir a vida útil das baterias.
Foto: Divulgação

O inverno é conhecido como um período em que as baterias “sofrem” mais. Isso ocorre porque, em temperaturas mais baixas, todo o sistema que envolve o acionamento do motor é mais exigido. Um exemplo é a necessidade de ajuste da temperatura do combustível no momento da partida. Caso isso não ocorra, sem a ajuda de um tanquinho de partida a frio ou de um bico injetor com pré-aquecimento, quem acaba se esforçando para fazer o motor girar é a bateria. 

Para saber como está a saúde da sua bateria é possível medir, em todas unidades da revendedora DPaschoal de forma gratuita, a capacidade atual do componente, bem como receber um diagnóstico do tempo de vida. De acordo com a Moura, fabricante de baterias e parceiro da DPaschoal, há 5 erros mais comuns que podem prejudicar a durabilidade da bateria. Confira:

Baterias exigem cuidados para evitar panes elétricas no inverno.
Baterias exigem cuidados para evitar panes elétricas no inverno.
Foto: Divulgação

Instalação de acessórios eletrônicos além dos projetados para o veículo. O acréscimo de acessórios eletrônicos que não são originais do veículo pode afetar o sistema elétrico, inclusive a vida útil da bateria. Com isso, é importante que uma pessoa especializada seja consultada antes da instalação.

Instalar bateria com tecnologias diferentes da peça original. Cada veículo é projetado para determinada tecnologia de bateria. Caso a bateria de reposição seja aplicada com tecnologia diferente, pode ocorrer diminuição da vida útil ou mal funcionamento do sistema elétrico do carro. Um exemplo são os carros com sistema start-stop, que utilizam baterias com tecnologia distinta dos veículos convencionais, pois precisam efetuar mais partidas ao decorrer do trajeto feito no dia. É possível verificar o modelo certo de baterias para cada modelo através dos sites das fabricantes de baterias, como a Moura.

Ligar o veículo com os acessórios eletrônicos em funcionamento. Antes de girar a chave na ignição ou acionar a partida do veículo, deve-se verificar se os acessórios como faróis, ar condicionado e sistema de som estão desligados. O ideal é apenas acionar os acessórios após o veículo estar em funcionamento.

Esquecer os faróis, sistema de som e luzes internas ligados por longos períodos após o veículo ser desligado. Alguns fabricantes de veículos até disponibilizam um aviso sonoro após a abertura das portas, para alertar o condutor quando os faróis estão acesos. No entanto, é necessário se atentar aos demais itens mencionados. Caso os acessórios eletrônicos fiquem ligados por um longo período, é possível que a carga total da bateria diminua.

Não fazer manutenções preventivas no sistema elétrico do veículo. Outro erro que muitos motoristas cometem é não fazer a manutenção preventiva do automóvel. A manutenção preventiva é a forma mais econômica de manter o seu veículo em bom estado. Um carro com falhas no sistema eletrônico pode ter uma pane elétrica e ocasionar problemas no motor de arranque.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade