Análise SUV: Renegade e Compass têm vitória esmagadora
Dupla da Jeep sobra no segmento de ouro com 35 mil carros vendidos a mais do que no ano anterior - mas outros também brilharam
O mercado SUV parece não ter limites. Com um crescimento espetacular, os utilitários esportivos deram um salto de 10 pontos percentuais na participação das vendas de carros no Brasil, de 32,7% para 42,9%, segundo a Fenabrave. Quem mais brilhou foi a dupla da Jeep, Renegade e Compass, campeões de vendas nas categorias B-SUV (compacto) e C-SUV (médio).
SUV Compacto - O Jeep Renegade foi o campeão do ano, desbancando o Volkswagen T-Cross (campeão de 2020) por larga margem. Enquanto o T-Cross teve um crescimento pequeno (+2.188 carros), fechando o ano com 62.307 emplacamentos, o Renegade deu um salto (+17.048), assim como o Hyundai Creta (+17.002).
P | SUV | 2021 | 2020 |
1º | Jeep Renegade | 73.913 | 56.865 |
2º | Hyundai Creta | 64.759 | 47.757 |
3º | VW T-Cross | 62.307 | 60.119 |
4º | Chevrolet Tracker | 50.757 | 49.372 |
5º | Honda HR-V | 38.406 | 32.511 |
SUV Médio - Na categoria dos médios, o crescimento do Jeep Compass foi ainda mais impressionante. Com um salto de 34% nas vendas (+17.940 unidades em 2021), ele ficou próximo dos 71 mil emplacamentos. Para dar uma ideia, o Toyota Corolla Cross estreou com mais de 34 mil vendas e o Volkswagen Taos chegou perto das 8 mil unidades. Os dois carros que completam o ranking top 5 - Caoa Chery Tiggo 7 e Volvo XC60 - também cresceram.
P | SUV | 2021 | 2020 |
1º | Jeep Compass | 70.906 | 52.966 |
2º | Toyota Corolla Cross | 32.249 | - |
3º | Volkswagen Taos | 7.732 | - |
4º | Caoa Chery Tiggo 7 | 4.016 | 2.595 |
5º | Volvo XC60 | 3.468 | 2.950 |
SUV Grande - Dois carros que utilizam uma fórmula ultrapassada (carroceria sobre chassi) conseguiram ficar entre os cinco mais vendidos da categoria SUV grande. Mas, pelo sucesso do Caoa Chery Tiggo 8 e da arrancada do Jeep Commander, o mercado dá sinais de que esta categoria pode crescer bastante em 2022. O maior avanço foi do Tiggo 8 (+8.841 unidades). O VW Tiguan foi o único que perdeu vendas (-4.883 unidades).
P | SUV | 2021 | 2020 |
1º | Toyota SW4 | 13.641 | 9.128 |
2º | Caoa Chery Tiggo 8 | 10.462 | 1.621 |
3º | Jeep Commander | 3.715 | - |
4º | Volkswagen Tiguan | 3.415 | 8.298 |
5º | Chevrolet Trailblazer | 3.320 | 2.822 |
De maneira geral, o mercado de utilitários esportivos mostrou-se bastante rentável para as montadoras. Só com as vendas extras da Jeep foram 38,7 mil carros. A Toyota contribuiu com mais 34,2 mil do Corolla Cross. Lançado no finalzinho do ano, o Fiat Pulse registrou 6,7 mil vendas, sendo 4,4 mil em dezembro (número que o colocou em 6º lugar no ranking de dezembro, à frente do Renegade).
A decepção do ano foram as vendas da Ford neste segmento. Apesar de ter sobrevivido com as sobras de produção, o EcoSport foi o modelo mais vendido da marca com quase 3 mil emplacamentos. O Territory ficou em 34º lugar com 2,2 mil vendas e o Bronco Sport obteve apenas 1.053 vendas - um número pífio para um carro que poderia brigar na liderança com o Jeep Compass.