Anti-Toro da Chevrolet pode ser matadora nos motores
Análise: inédita picape da Chevrolet, baseada no SUV Tracker, poderá dar um banho de motor na Fiat Toro
A Chevrolet cansou de perder para a Fiat no mercado de picapes e decidiu mostrar sua força. Depois que a GM anunciou a fabricação de uma inédita picape em São Caetano do Sul (SP), para substituir a defasada Chevrolet Montana, começam as apostas sobre quais serão as armas de sua anti-Toro. E elas serão muitas, a começar pelos motores.
Uma coisa é praticamente certa: a inédita picape não vai se chamar Nova Montana, como a Nova Strada. Isso porque a picape não ocupará o mesmo espaço da picapinha atual da Chevrolet, que compete com a Fiat Strada e a Volkswagen Saveiro. Ela vai brigar num segmento superior e mais lucrativo, que atualmente é ocupado somente pela Fiat Toro e pela Renault Oroch. Por isso, a GM vai adotar um nome novo e moderno, de preferência com apenas duas sílabas, como Onix, Cruze e Toro.
A surpresa da inédita picape anti-Toro da Chevrolet poder vir nos motores. E a GM está disposta a mostrar para a Stellantis que agora a disputa mudou de patamar. Uma coisa é competir com a Renault, que tem uma gama de motores restrita. Outra é brigar com a Chevrolet, que tem um exército de motores prontos a equipar sua inédita picape compacta, que também será construída com uma carroceria monobloco (assim, terá dirigibilidade de um SUV moderno).
Hoje a Fiat Toro tem três motores: 1.8 aspirado de 139 cv e 190 Nm, 1.3 turbo de 185 cv e 270 Nm; 2.0 turbo diesel de 170 cv e 350 Nm. A inédita picape da Chevrolet não terá motores aspirados. Uma coisa é certa: ela contará com o motor 1.2 turbo de 133 cv e 210 Nm na versão de entrada para combater o 1.8 aspirado da Toro. Vai oferecer quase a mesma potência, maior torque (fundamental numa picape) e menor consumo.
A picape anti-Toro da Chevrolet tem ainda três opções de motor para “brincar”. Uma opção interessante é o motor 1.4 turbo do Cruze, que tem 153 cv e 240 Nm. Este motor tanto pode ser usado para uma versão intermediária, longe das opções da Fiat Toro, quanto pode ser usado já na versão de entrada, deixando a Fiat desistir naturalmente de seu velho 1.8 aspirado, que deve ter vendas baixíssimas na linha Toro.
Para enfrentar o novo motor 1.3 turbo da Toro, a inédita picape da Chevrolet pode contar com o ótimo 1.5 turbo de 172 cv e 272 Nm do Equinox. Ele é um pouco menos potente do que o motor da Fiat e tem um pouco mais de torque. São diferenças que podem ser compensadas em ajustes eletrônicos, na configuração da transmissão e também no peso do veículo.
É possível que a GM deixe para a Fiat o nicho do diesel, que vai cair com a chegada do novo motor turbo flex da Stellantis. Porém, a GM pode investir numa versão esportiva de sua nova picape -- e, com isso, quem sabe, inaugurar um novo e lucrativo nicho no Brasil. Para isso, bastaria equipar sua inédita picape compacta com o motor 2.0 turbo do Equinox, que despeja 262 cv de potência nas rodas e entrega 363 Nm de torque. Seria uma picape matadora e que atrairia um novo tipo de consumidor para a Chevrolet. Poderia até mesmo ter tração 4x4, se a GM quiser ousar.
Quanto à carroceria, o Chevrolet Tracker (base da futura picape) e o Jeep Renegade (base da Fiat Toro) têm a mesma distância entre-eixos (2,570 m). Portanto, assim como a Toro tem 2,990 m de entre-eixos, a anti-Toro da Chevrolet também terá uma medida similar. Mas o Tracker é mais comprido do que o Renegade, por isso a anti-Toro da Chevrolet poderá, se quiser, chegar aos 5 m de comprimento. O Tracker tem 4,270 m; a Toro tem 4,950 m. No mínimo, a picape da Chevrolet terá os mesmos 4,950 m.
Para comparar também largura/altura, o Tracker tem 1,791/1,626 m e a Toro tem 1,845/1,730 m. O design é que vai definir se a picape baseada no SUV Tracker manterá essas medidas ou se vai crescer um pouco. A caçamba da Toro tem 937 litros e sua carga útil é de 670 kg.
Como se vê, a briga neste segmento de picapes está apenas começando. Durante alguns anos, a Renault Oroch e a Fiat Toro ficaram sozinhas. Agora, além da inédita picape da Chevrolet, em breve o mercado ganhará também a Ford Maverick (importada do México) e um inédito modelo da Volkswagen (projeto Tarok). Sem contar que a Hyundai começa a fabricar nos Estados Unidos a picape Santa Cruz, que poderia chegar ao Brasil pela Caoa Montadora. A picape anti-Toro da Chevrolet deve estrear em 2022.