Apple desiste da Hyundai, mas Apple Car deve chegar em 2025
Divórcio entre Apple e Hyundai deixa dúvidas, mas Apple Car virá mesmo e será revolucionário (talvez sem volante e sem pedais)
A parceria entre a Apple e o grupo Hyundai parece ter subido no telhado. Após um mês da confirmação de que as empresas estariam negociando a produção de um carro autônomo elétrico, o grupo Hyundai divulgou na última segunda (8) que as negociações com a empresa americana estavam suspensas. E os motivos para a desistência teriam vindo de ambos os lados.
Do lado do grupo sul-coreano -- composto pelas marcas Hyundai e Kia -- a preocupação era a de ser apenas uma terceirizada para a Apple na montagem dos carros, assim como a empresa americana já faz com a Foxconn no caso dos iPhones. A intenção da montadora seria desempenhar o papel de parceira, atuando no desenvolvimento.
Já pelo lado da Apple, o fato de as negociações terem vazado para a imprensa ainda em estágio inicial contribuiu para a desistência dos americanos. Envolvida desde 2014 com o Project Titan, a empresa americana se limita a afirmar que desenvolve tecnologias de direção autônomas.
Apesar disso, os rumores de que a marca entraria no mercado já existem há alguns anos, sobretudo após a contratação de profissionais que já trabalharam na indústria automotiva, como o ex-vice-presidente da Tesla, Stuart Bowers, e o especialista em desenvolvimento de chassis Manfred Harrer, ex-Porsche, Audi e BMW.
Após revolucionar as indústrias da música -- com o lançamento do iPod (2001) e da telefonia, com o iPhone (2007), a chegada da Apple ao mercado automotivo certamente seria um marco para o segmento. E com a intensificação dos rumores de que a Apple realmente estaria projetando um carro, surgiu uma pergunta: como seria um carro da empresa?
Por fora, o design poderia se inspirar nos carros da Tesla. Conhecida pela pegada minimalista, é difícil apostar que a Apple apostaria em um desenho muito rebuscado para o seu primeiro carro. Ao invés disso, a marca poderia optar por um design mais funcional e sofisticado. Sem carroceria definida, o carro poderia seguir algo parecido com o sedan Model S ou o SUV Model X.
Já no interior, a aposta seria na integração do ecossistema Apple. Novamente com linhas minimalistas, o carro certamente traria uma central multimídia equipada com o Apple CarPlay -- ignorando o Android Auto -- ou até mesmo com o iPadOS (sistema operacional que equipa os tablets da empresa), com foco no entretenimento dos passageiros. Além disso, o modelo também contaria com os carregadores por indução MagSafe, lançados pela empresa em 2020.
Totalmente elétrico, o Apple Car deverá contar com tecnologias de carregamento rápido e autonomia acima dos 500 km. No entanto, o mais importante seria o sistema de condução autônoma. Segundo rumores, a intenção da Apple seria de apresentar um carro sem volantes e pedais, algo inédito na indústria automotiva, e que esbarra em legislações de trânsito atuais.
Com produção prevista para começar somente em 2024, o Apple Car deve chegar ao mercado somente no ano seguinte. Rumores apontam que o volume de produção deverá ser de 100 mil unidades por ano, podendo chegar a 240 mil. Já o preço, é uma incógnita. Mas a julgar pelos produtos da marca, tem tudo para ser alto.