Argentina fará picape anti-Toro da Volks e SUV da Ranger
Jornal argentino Ámbito revela informações da consultoria IHS Markit com projetos da Volkswagen, Ford e Stellantis
O jornal argentino Ámbito revela que a consultoria IHS Markit confirma a fabricação de três novos modelos para os próximos anos: a picape Volkswagen Tarok, um SUV da Ford Ranger e uma nova geração do Fiat Doblò. A reportagem é assinada por Horacio Alonso. A notícia foi dada no Brasil pelo site Motor1 e posteriormente checada pelo Guia do Carro. Os três carros interessam -- e muito -- ao mercado brasileiro. Veja a seguir como deve ser cada projeto.
Volkswagen Tarok
Dos três projetos listados pelo Ámbito, o mais aguardado é o da Volkswagen. Trata-se da picape Tarok, um modelo já apresentado como conceito no Salão de São Paulo de 2018 com uma missão muito clara: ser a anti-Toro da Volks. Devido à pandemia de Covid-19, o projeto foi adiado e agora deve ser confirmado no novo ciclo de investimentos da Volkswagen, que será anunciado ainda este ano.
O nome Tarok não deverá ser usado, mas é assim que se chama o projeto. Segundo o Ámbito, a picape Tarok será produzida na fábrica de General Pacheco, a mesma que faz o novíssimo SUV Taos. É possível que a Tarok apresentada em São Paulo tenha recebido uma atualização no projeto, talvez até com maior porte. A Tarok conceito tinha 4,91 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,67 m de altura e 2,99 m de entre-eixos. Ela era um pouco menor do que a Fiat Toro (4,94 m), mas a caçamba tinha capacidade para 1.000 kg.
Este segmento cresceu bastante e em breve terá novos modelos, como a Chevrolet Montana de nova geração e a Ford Maverick. Além disso, o crescimento da nova Fiat Strada pode ter motivado a Volkswagen a pensar num projeto maior. Há uma dúvida sobre o futuro da VW Amarok, também produzida na Argentina. Mas, como a Tarok utilizará a plataforma MQB, ela não dividirá a linha de montagem com a Amarok.
Segundo revela a IHS Markit, entretanto, a picape anti-Toro da Volks só será fabricada em 2025, o que parece uma data distante demais para um mercado extremamente aquecido. É isso que pode representar uma mudança no projeto da Volkswagen -- talvez uma picape que ao mesmo tempo combata a Toro e a Maverick e substitua a Amarok, que utiliza carroceria sobre chassi.
SUV da Ford Ranger
O Ford Everest deve ser o próximo modelo da marca americana que virá diretamente da Argentina. Também conhecido como SUV da Ranger, o Ford Everest deve entrar no ciclo de investimentos de US$ 580 milhões que a Ford anunciou recentemente para o país vizinho. Por enquanto, o SUV Everest é vendido na Ásia e na Austrália. No Brasil, ele concorreria diretamente com com os tradicionais Toyota SW4 e Chevrolet Trailblazer, além do agoira importado Mitsubishi Pajero Sport (também com carroceria sobre chassi) e até com o novíssimo Jeep Commander (carroceria monobloco).
Segundo a reportagem do Ámbito, o SUV da Ranger chegaria ao mercado já em 2023. O carro já foi fotografado em testes e teve uma projeção feita pelo designer Kleber Silva. O objetivo da Ford seria produzir pelo menos 15 mil unidades/ano do Everest, para aumentar a produção anual, que hoje é de 58,8 mil veículos na Argentina. Os motores seriam o 2.0 biturbo de 213 cv e 499 Nm e um 3.0 V6 turbinado de 253 cv e 596 Nm, ambos com câmbio AT10.
Novo Fiat Doblò
Segundo a reportagem de Horacio Alonso no jornal Ámbito, a chegada da Stellantis provocará grandes mudanças na fábrica de El Palomar, onde são feitos os carros das francesas Peugeot e Citroën. O jornalista observa que a fábrica tem capacidade para 140 mil veículos/ano e, “por mais bem-sucedido que seja o 208, há espaço de sobra para outras silhuetas”.
A fonte citada mais uma vez é a consultoria IHS Markit: “Conforme consta de suas publicações, está prevista para a fábrica de Buenos Aires a produção de um modelo Fiat, que se diz ser o utilitário Doblò e marca a data de início para 2022/2023 e o fim do ciclo para 2028. Este modelo é fabricado no Brasil e, segundo a consultoria internacional, ele estaria saindo daquele país”.
A ideia é que o novo Fiat Doblò seja um veículo multiuso que possa ser usado também com as marcas Peugeot e Citroën. No Brasil, atualmente, a Stellantis atua no segmento de furgões utilitários com o Fiat Fiorino (12 mil vendas até julho), o Fiat Doblò (apenas 537 vendas) e o Peugeot Partner (apenas 274 unidades vendidas). O Citroën Berlingo não é mais vendido neste segmento. Não há muitas informações sobre as características desse novo veículo. A preferência pelo Doblò é que ele é vendido também na versão de passageiros (3.751 emplacamentos até julho).