Arrizo 6, da Caoa Chery, vai mirar órfãos do Toyota Corolla
Caoa Chery solta teaser de seu próximo lançamento, que será um sedã maior que os japoneses Toyota Corolla e Honda Civic, com motor 1.5 turbo
Os chineses atacam novamente. Agora com um exército de vendas brasileiro, tecnologia asiática de ponta e fabricação nacional, a dobradinha Caoa Chery vai dar um novo salto. A montadora sino-brasileira apresentou um teaser de seu próximo lançamento: o sedã médio Arrizo 6. O carro chegará em breve com a ambição de pegar um naco do disputado segmento liderado pelos japoneses Toyota Corolla e Honda Civic.
O Arrizo 6 não tem pretensão de disputar a liderança da categoria, mas sim de atender os consumidores que ficaram órfãos com a chegada da nova geração do Corolla, pois ela ficou caríssima. O Corolla mais acessível parte de R$ 106 mil e o intermediário de R$ 117 mil. A briga maior, portanto, será com o Honda Civic, que começa em R$ 99 mil. Para tanto, a Caoa Chery vai oferecer ao mercado um sedã maior do que o da concorrência japonesa, atributos técnicos interessantes e (provavelmente) preço competitivo.
O Arrizo 6 é maior do que o Corolla e o Civic. Ele mede 4,710 m de comprimento, contra 4,641 do Civic e 4,630 do Corolla. Na largura, o Arrizo 6 tem 1,825 m, contra 1,799 do Civic e 1,780 do Corolla. O sedã chinês também é mais alto do que a dupla japonesa: tem 1,490 m, contra 1,455 do Toyota e 1,433 do Honda. Ele perde, porém, na distância entre-eixos, pois tem 2,670 m, enquanto a dupla Corolla-Civic tem 2,700. Já o porta-malas do Arrizo 6 oferece 570 litros, enquanto o Civic tem 525 e o Corolla entrega apenas 470 litros.
A Chery deu ênfase ao bagageiro quando criou o carro. Agora ele chega ao Brasil para ser o maior da categoria. Em relação ao motor, o Arrizo 6 usará o 1.5 turbo de 150 cv de potência e 210 Nm de torque. É o mesmo que equipa os demais carros da Caoa Chery. Em termos de potência, esse motor não é páreo para o 2.0 aspirado do Corolla, que tem 169/177 cv (gasolina/etanol), mas briga com o 2.0 aspirado do Civic, que tem 150/155 cv (gasolina/etanol). Quanto ao torque, os 210 Nm do Arrizo 6 são iguais aos do Corolla e superior aos 191 Nm do Civic.
Pode-se esperar um carro muito bem equipado, com bancos de couro, multimídia atual com tela de 9”, quadro de instrumentos moderno, e vários equipamentos de segurança e conveniência, como seis airbags, monitoramento 360 graus, ar-condicionado digital e freio de estacionamento elétrico. É possível que a Caoa Chery surpreenda e ofereça algo mais na versão topo de linha, como assistente de estacionamento e auxílio de frenagem de emergência. O câmbio é a nova caixa CVT 25 de nove marchas, que fez muito bem ao Arrizo 5.
O design do Arrizo 6 será um fator importante. O carro é muito bonito e tem uma postura assentada, o que passa esportividade. A grade dianteira é dividida verticalmente e compõe um belo conjunto com os faróis achatados e o conjunto de seis luzes diurnas de LED, posicionado nas extremidades inferiores e na posição horizontal. São elementos que contribuem para dar uma sensação de que o carro é baixo e poderoso. As rodas serão de 17”, diamantadas, com cinco raios em “J” invertido, se forem as mesmas que equipam o carro na China. Na traseira, o terceiro volume é bem curto, mas mantém a forma clássica do sedã (abandonada pelo Civic).
Todos esses elementos dão potencial de sucesso ao novo Caoa Chery Arrizo 6. Porém, para fisgar os consumidores que ficaram órfãos do Toyota Corolla e não gostaram do design extremamente ousado do Honda Civic, o preço será fundamental. A Caoa Chery tem uma boa margem para atuar. Entre os R$ 88 mil do Arrizo 5 mais caro e os 106 mil do Corolla de entrada, existe uma faixa de R$ 18 mil para posicionar o Arrizo 6. Essa faixa sobe para R$ 29 mil quando é considerado o preço do Corolla 2.0 intermediário (XEi, que custa R$ 117 mil).