Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Arrizo 6, da Caoa Chery, vai mirar órfãos do Toyota Corolla

Caoa Chery solta teaser de seu próximo lançamento, que será um sedã maior que os japoneses Toyota Corolla e Honda Civic, com motor 1.5 turbo

12 jun 2020 - 09h34
Compartilhar
Exibir comentários
Arrizo 6 chinês chega em breve ao mercado, mas produzido no Brasil.
Arrizo 6 chinês chega em breve ao mercado, mas produzido no Brasil.
Foto: Chery / Divulgação

Os chineses atacam novamente. Agora com um exército de vendas brasileiro, tecnologia asiática de ponta e fabricação nacional, a dobradinha Caoa Chery vai dar um novo salto. A montadora sino-brasileira apresentou um teaser de seu próximo lançamento: o sedã médio Arrizo 6. O carro chegará em breve com a ambição de pegar um naco do disputado segmento liderado pelos japoneses Toyota Corolla e Honda Civic.

O Arrizo 6 não tem pretensão de disputar a liderança da categoria, mas sim de atender os consumidores que ficaram órfãos com a chegada da nova geração do Corolla, pois ela ficou caríssima. O Corolla mais acessível parte de R$ 106 mil e o intermediário de R$ 117 mil. A briga maior, portanto, será com o Honda Civic, que começa em R$ 99 mil. Para tanto, a Caoa Chery vai oferecer ao mercado um sedã maior do que o da concorrência japonesa, atributos técnicos interessantes e (provavelmente) preço competitivo.

Central multimídia do Arrizo 6 tem display tátil de 9".
Central multimídia do Arrizo 6 tem display tátil de 9".
Foto: Chery / Divulgação

O Arrizo 6 é maior do que o Corolla e o Civic. Ele mede 4,710 m de comprimento, contra 4,641 do Civic e 4,630 do Corolla. Na largura, o Arrizo 6 tem 1,825 m, contra 1,799 do Civic e 1,780 do Corolla. O sedã chinês também é mais alto do que a dupla japonesa: tem 1,490 m, contra 1,455 do Toyota e 1,433 do Honda. Ele perde, porém, na distância entre-eixos, pois tem 2,670 m, enquanto a dupla Corolla-Civic tem 2,700. Já o porta-malas do Arrizo 6 oferece 570 litros, enquanto o Civic tem 525 e o Corolla entrega apenas 470 litros.

A Chery deu ênfase ao bagageiro quando criou o carro. Agora ele chega ao Brasil para ser o maior da categoria. Em relação ao motor, o Arrizo 6 usará o 1.5 turbo de 150 cv de potência e 210 Nm de torque. É o mesmo que equipa os demais carros da Caoa Chery. Em termos de potência, esse motor não é páreo para o 2.0 aspirado do Corolla, que tem 169/177 cv (gasolina/etanol), mas briga com o 2.0 aspirado do Civic, que tem 150/155 cv (gasolina/etanol). Quanto ao torque, os 210 Nm do Arrizo 6 são iguais aos do Corolla e superior aos 191 Nm do Civic.

Bancos de couro e acabamento refinado marcam o interior.
Bancos de couro e acabamento refinado marcam o interior.
Foto: Chery / Divulgação

Pode-se esperar um carro muito bem equipado, com bancos de couro, multimídia atual com tela de 9”, quadro de instrumentos moderno, e vários equipamentos de segurança e conveniência, como seis airbags, monitoramento 360 graus, ar-condicionado digital e freio de estacionamento elétrico. É possível que a Caoa Chery surpreenda e ofereça algo mais na versão topo de linha, como assistente de estacionamento e auxílio de frenagem de emergência. O câmbio é a nova caixa CVT 25 de nove marchas, que fez muito bem ao Arrizo 5. 

Quadro de instrumentos moderno, com fundo azul e computador de bordo.
Quadro de instrumentos moderno, com fundo azul e computador de bordo.
Foto: Chery / Divulgação

O design do Arrizo 6 será um fator importante. O carro é muito bonito e tem uma postura assentada, o que passa esportividade. A grade dianteira é dividida verticalmente e compõe um belo conjunto com os faróis achatados e o conjunto de seis luzes diurnas de LED, posicionado nas extremidades inferiores e na posição horizontal. São elementos que contribuem para dar uma sensação de que o carro é baixo e poderoso. As rodas serão de 17”, diamantadas, com cinco raios em “J” invertido, se forem as mesmas que equipam o carro na China. Na traseira, o terceiro volume é bem curto, mas mantém a forma clássica do sedã (abandonada pelo Civic).

Grade dianteira imponente e luzes DRL nas extremidades inferiores.
Grade dianteira imponente e luzes DRL nas extremidades inferiores.
Foto: Chery / Divulgação

Todos esses elementos dão potencial de sucesso ao novo Caoa Chery Arrizo 6. Porém, para fisgar os consumidores que ficaram órfãos do Toyota Corolla e não gostaram do design extremamente ousado do Honda Civic, o preço será fundamental. A Caoa Chery tem uma boa margem para atuar. Entre os R$ 88 mil do Arrizo 5 mais caro e os 106 mil do Corolla de entrada, existe uma faixa de R$ 18 mil para posicionar o Arrizo 6. Essa faixa sobe para R$ 29 mil quando é considerado o preço do Corolla 2.0 intermediário (XEi, que custa R$ 117 mil).

Teaser divulgado pela Caoa Chery mostra detalhe do sedã médio.
Teaser divulgado pela Caoa Chery mostra detalhe do sedã médio.
Foto: Caoa Chery / Divulgação
Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade