Script = https://s1.trrsf.com/update-1732903508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Audi A3 e Ford Mustang: melhores carros Executivo e Premium

Novo Audi A3 Sedan (Executivo) e Ford Mustang Mach 1 (Premium) ganham suas categorias no prêmio Trend Car 2022

18 dez 2021 - 09h17
Compartilhar
Exibir comentários
Audi A3 Sedan e Ford Mustang Mach 1
Audi A3 Sedan e Ford Mustang Mach 1
Foto: Guia do Carro

O novo Audi A3 Sedan e o Ford Mustang Mach 1 conseguiram vencer a guerra de votos contra seus oponentes e conquistaram o prêmio Trend Car 2022 nas categorias Executivo e Premium. Eles são, portanto, os dois representantes dos carros superiores, aqueles que são mais equipados e que costumam liderar os segmentos em termos de tecnologia, luxo, sofisticação e comportamento dinâmico.

Curiosamente, os três finalistas da categoria Executivo chegaram empatados ao segundo turno. E a eleição estava bem embolada, com a possibilidade de novo empate triplo quando faltava apenas 1 voto para ser computado. Mas, no final, deu Audi A3 Sedan, que obteve 41,7% das indicações, superando o Caoa Chery Arrizo 6 Pro e o Honda City.

Mas o empate triplo ocorreu entre os três superesportivos que ficaram para a decisão na categoria Premium: Ford Mustang Mach 1, BMW M3 Competition e Porsche 911 GT3. Como previa o regulamento, o vencedor foi decidido pelo critério do maior volume de vendas no ano - e, nesse caso, deu Mustang.

O Ford Mustang Mach 1 teve 311 unidades emplacadas este ano (de um total de 417 do modelo) e foi considerado o campeão. O BMW M3 Competition vendeu 143 unidades e ficou em 2º lugar. O Porsche 911 GT3 ficou em 3º porque obteve 35 vendas do total de 867 do modelo.

Outras categorias Trend Car 2022

Depois de duas votações, o júri formado por 12 jornalistas especializados (seis homens e seis mulheres) definiu os vencedores do prêmio Trend Car 2022. A vitória mais folgada foi do Volvo XC40 na categoria Elétrico com 83,3% dos votos. A disputa mais apertada ocorreu na categoria Premium, com um empate triplo entre os finalistas.

Na categoria Híbrido a vitória - também folgada - foi do Toyota Corolla Cross. O fato de ser um carro fabricado no Brasil e com uma tecnologia nova (híbrido flex) pesou no voto dos jornalistas, que elegeram o Corolla Cross com 66,7% dos votos. 

O campeão da categoria SUV foi o Jeep Commander. O primeiro utilitário esportivo nacional da marca americana obteve uma robusta votação, com 50% dos votos. O Commander é um SUV da categoria D (grande) e se impôs perante os dois modelos de menor porte que chegaram ao segundo turno.

Na categoria Pick-up, a vitória ficou com a nova Fiat Strada AT. O carro acabou de ser lançado com uma nova tecnologia para sua categoria (câmbio automático tipo CVT) e isso conquistou os jurados. A Strada AT obteve 41,7% dos votos e se consagra no ano em que se tornou o carro mais vendido do Brasil.

Finalmente, na categoria Tendência Automotiva, houve outro empate, porém entre duas marcas: Fiat e Volvo somaram 41,7% dos votos. Pelo regulamento, entretanto, a vitória ficou com a Fiat, que ficou em 1º lugar no ranking de vendas deste ano.

O campeão da categoria SUV foi o Jeep Commander. O primeiro utilitário esportivo nacional da marca americana obteve uma robusta votação, com 50% dos votos. O Commander é um SUV da categoria D (grande) e se impôs perante os dois modelos de menor porte que chegaram ao segundo turno.

A categoria Executivo foi bastante disputada e estava empatada até o último voto ser computado. No final, a vitória ficou com o novo Audi A3 Sedan, que estreou sua nova geração no Brasil como modelo importado. O A3 Sedan obteve 41,7% dos votos.

A disputa na categoria Premium ficou entre três esportivos: BMW M3 Competition, Ford Mustang Mach 1 e Porsche 911 GT3. Houve um triplo empate - cada carro conseguiu 33,3% dos votos. Assim, como prevê o regulamento, a vitória ficou com o carro que obteve mais vendas no ano (até a data da apuração dos votos).

O Ford Mustang Mach 1 teve 311 unidades emplacadas este ano (de um total de 417 do modelo) e foi considerado o campeão. O BMW M3 Competition vendeu 143 unidades e ficou em 2º lugar. O Porsche 911 GT3 ficou em 3º porque obteve 35 vendas do total de 867 do modelo.

Na categoria Pick-up, a vitória ficou com a nova Fiat Strada AT. O carro acabou de ser lançado com uma nova tecnologia para sua categoria (câmbio automático tipo CVT) e isso conquistou os jurados. A Strada AT obteve 41,7% dos votos e se consagra no ano em que se tornou o carro mais vendido do Brasil.

Finalmente, na categoria Tendência Automotiva, houve outro empate, porém entre duas marcas: Fiat e Volvo somaram 41,7% dos votos. Pelo regulamento, entretanto, a vitória ficou com a Fiat, que ficou em 1º lugar no ranking de vendas deste ano.

Veja abaixo a votação dos finalistas e os campeões em todas as categorias.

Foto:

ELÉTRICO

Volvo XC40 Recharge - 83,3%

Renault Zoe - 16,7%

Peugeot e-208 - 0,0%

HÍBRIDO

Toyota Corolla Cross - 66,7%

Honda Accord - 16,7%

Volvo XC60 - 16,7%

SUV 

Jeep Commander - 50,0%

Fiat Pulse - 33,3%

Volkswagen Taos - 16,7%

EXECUTIVO

Audi A3 Sedan - 41,7%

Caoa Chery Arrizo 6 Pro - 33,3%

Honda City -  25,0%

PREMIUM

Ford Mustang Mach 1 - 33,3%

BMW M3 Competition - 33,3%

Porsche 911 GT3 - 33,3%

PICK-UP

Fiat Strada AT - 41,7%

Fiat Toro - 33,3%

Ram 1500 - 25,0%

TENDÊNCIA AUTOMOTIVA

Fiat - 41,7%

Volvo - 41,7%

Jeep - 16,7%

Todos os vencedores ganharam um selo para usar em suas peças promocionais. Os melhores de 2021 ganham o selo Trend Car 2022. Mesmo as marcas que ganharam por causa de uma versão específica, podem usar o selo para toda a gama do carro premiado, se quiserem, durante um ano.

Todos os jornalistas e todas as jornalistas integrantes do júri especializado têm notório saber jornalístico e automotivo e atuam em diferentes mídias, como site de internet, revista especializada, rádio, televisão, jornal e canais de YouTube. Veja abaixo o nome e a principal mídia dos jornalistas e das jornalistas que integram o júri.

Júri Feminino Trend Car 2022 (6 integrantes)

Giu Brandão (Mundo Sobre Rodas)

Karina Simões (KS1951)

Michelle de Jesus (Michelle J.)

Milene Rios (Auto Esporte)

Luciana Elldorf (Folha de Pernambuco)

Rafaela Borges (On The Road)

Júri Masculino Trend Car 2022 (6 integrantes)

Emilio Camanzi (Carros Com Camanzi)

Flávio Silveira (Motor Show)

Paulo Cruz (Auto News)

João Anacleto (A Roda)

Leandro Alvares (De Carona Com Leandro)

Sergio Quintanilha (Guia do Carro/Terra)

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade