Audi e-tron vence corrida dos elétricos em setembro
Veja com exclusividade o ranking mensal e anual de carros elétricos no Brasil, segundo dados da Bright Consulting
O Audi e-tron foi o veículo elétrico mais vendido do Brasil em setembro. Com 64 emplacamentos, ele superou o Mini Cooper por apenas uma venda. No acumulado do ano, entretanto, a liderança é do Porsche Taycan, que tem mais de 100 unidades a mais do que o Audi e-tron. Veja os números fornecidos pela Bright Consulting.
P | SET | V | ANO | V |
1 | Audi e-tron | 64 | Porsche Taycan | 316 |
2 | Mini Cooper | 63 | Audi e-tron | 197 |
3 | Volvo XC40 | 34 | Mini Cooper | 136 |
4 | Porsche Taycan | 29 | Chevrolet Bolt | 132 |
5 | BMW i3 | 24 | BMW i3 | 116 |
Segundo Cassio Pagliarini, CMO da Bright Consulting, o mercado de veículos 100% elétricos se tornou um bom negócio para os importadores, pois a alíquota de importação caiu para zero. “Veículos elétricos a bateria passaram a ter alíquota zero do imposto de importação e os híbridos passaram a recolher uma alíquota a partir de 2% de acordo com sua eficiência energética”, explica Pagliarini.
“Com essa fórmula, veículos importados elétricos e eletrificados puderam ser oferecidos a preços similares aos produtos com motores a combustão, capitalizando a imagem de modernidade e correta gestão ambiental – sem dúvida, os clientes preferiram estas novas soluções”, afirma Cassio Pagliarini. A participação de carros 100% elétricos no segmento dos eletrificados foi de 9,6% em setembro. No acumulado do ano é de 5,7%.
Neste mês, a Anfavea passou a divulgar as vendas de carros elétricos e híbridos. Foram 267 veículos elétricos e 2.489 híbridos. Os híbridos são divididos em três categorias: PHEV (híbrido plug-in), HEV (híbrido normal) e MHEV (híbrido leve). Nos próximos meses, a briga entre Audi e-tron e Porsche Taycan deve se acirrar, mas dificilmente o Taycan perderá a liderança anual.