Audi Q4 e-tron será SUV elétrico anti-Tesla Model Y
Com lançamento previsto para o dia 14, Audi Q4 e-tron será o elétrico mais acessível da marca alemã; modelo pode chegar ao Brasil até 2022
Falta pouco para conhecermos mais um membro da linha Audi e-tron. Com apresentação prevista para a próxima quarta (14), a Audi revelará a versão de produção do Q4 e-tron, SUV que será o modelo elétrico mais em conta da marca alemã. Ele será concorrente do Tesla Model Y e se junta aos SUVs e-tron, e-tron Sportback e o sedã esportivo e-tron GT, já lançados anteriormente.
Medindo 4,59 metros de comprimento, 1,86 metros de largura e 1,61 metros de altura, o Audi Q4 e-tron terá medidas que o colocam entre os modelos Q3 e Q5. Por enquanto, a Audi divulgou apenas imagens do carro utilizando uma camuflagem semelhante à aplicada ao modelo e-tron GT antes do lançamento, que não permite ter uma ideia exata das linhas finais do Q4.
Por dentro, não há mais surpresas. A Audi revelou imagens do interior do novo Q4 e-tron no mês passado. É possível ver que o novo SUV terá o painel de instrumentos digital da marca, bem como a central multimídia sensível ao toque. O interior conta com um volante com design de quatro raios. Outro detalhe é o console central, que traz aspecto flutuante na área do seletor de marchas.
O modelo da Audi ainda não teve a motorização confirmada, mas é bem provável que ofereça desempenho semelhante ao Volkswagen ID.4, modelo com o qual o Audi Q4 e-tron compartilha a plataforma MEB. O modelo conta com uma opção de 204 cv e terá uma versão GTX com 306 cv. Em sua versão básica, o ID.4 acelera de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e atinge 160 km/h. Já a autonomia é de até 520 km no ciclo WLTP.
Após o lançamento na próxima quarta (14), o Audi Q4 e-tron deverá chegar ao mercado europeu ainda no primeiro semestre de 2021. A vinda para o Brasil, no entanto, ainda não foi confirmada oficialmente pela Audi. Mas a julgar que os demais modelos da linha e-tron já estão disponíveis no país, é bem provável que o SUV seja lançado no Brasil até o ano que vem.