Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Audi R8 é um carro de corrida V10 5.2 para rodar nas ruas

Cupê superesportivo de 610 cavalos faz 0-100 km/h em 3,2 segundos. Com motor V10 aspirado, Audi R8 é uma raça em extinção na era do turbo

18 jul 2020 - 12h59
(atualizado em 22/7/2020 às 15h17)
Compartilhar
Exibir comentários
Audi R8 é um carro exclusivíssimo e não aderiu à moda do turbocompressor.
Audi R8 é um carro exclusivíssimo e não aderiu à moda do turbocompressor.
Foto: Christian Castanho / Audi / Divulgação

Que belo carro é o Audi R8. A exclusividade começa no preço: R$ 1.234.990. Para quem tem essa bala para dar num carro, a Audi entrega o mundo. O R8 é um supercupê com motor central traseiro capaz de fazer uma aceleração de 0-100 km/h em míseros 3,2 segundos. Poucos carros atingem essa marca. Como o carro está á venda no Brasil, a Audi divulgou novas fotos do R8 no circuito da Fazenda Capuava, em Indaiatuba (SP). 

A superaceleração é resultado de um poderoso motor de 10 cilindros em V aspirado. Este V10 de 5,2 litros entrega 610 cv de potência e 560 Nm de torque. Velocidade máxima de 250 km/h Com os freios de carbono opcionais (R$ 75.000), a velocidade máxima sobe para 305 km/h. A transmissão é a S tronic de sete velocidades com o novo sistema de tração integral Quattro.

Traseira larga para abrir o motor de 10 cilindros, que fica à frente do eixo.
Traseira larga para abrir o motor de 10 cilindros, que fica à frente do eixo.
Foto: Christian Castanho / Audi / Divulgação

O Audi R8 nasceu na pista e foi construído para as ruas. A distribuição de torque se adapta às condições de direção – em casos extremos, 100% do torque pode ser transmitido para o eixo dianteiro ou traseiro. O modo performance no sistema Audi drive select permite a adaptação dos parâmetros mais importantes na dinâmica para diversas condições de clima e solo.

Por não ter aderido à moda dos turbocompressores, podemos dizer que o Audi R8 é um supercarro de uma raça em extinção. O R8 tem V10 naturalmente aspirado e isso faz o carro ser realmente exclusivo. O V10 de 5,2 litros é o que faz a diferença no R8, mas o carro vai muito além deste grande motor.

Interior minimalista: um "carro de corrida" tem que ter o essencial e de acesso fácil.
Interior minimalista: um "carro de corrida" tem que ter o essencial e de acesso fácil.
Foto: Christian Castanho / Audi / Divulgação

No dia-a-dia, ele não perde para um Audi TT, por exemplo. A cabine é minimalista e tem o ótimo Virtual Cockpit. O problema, claro, é usar um carro tão caro no cotidiano de um país como o Brasil. De qualquer forma, a tração Quattro tem um comportamento diferente neste carro, deixando-o mais dócil na pista do que outros modelos da marca. O ronco do motor também é marcante.

Motor V10 aspirado e discos de freios enormes com pinças vermelhas.
Motor V10 aspirado e discos de freios enormes com pinças vermelhas.
Foto: Christian Castanho / Audi / Divulgação

O câmbio é automático de sete marchas com dupla embreagem. A aceleração de 0-100 km/h é feita em 3,1 segundos. O carro conta com sistema de largada, porém não conseguiu vencer a mágica barreira dos 3 segundos, coisa que o novo Porsche 911 Turbo conseguiu (2,8). A velocidade máxima é de 330 km/h. Estamos falando do mais rápido R8 que a Audi já fabricou. Infelizmente, devido à pandemia de coronavírus, não pudemos dirigir este modelo.

Audi E-tron, o incrível SUV elétrico com dois motores:
Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade