Avaliação: BMW X3 30e desafia motorista a se reinventar
Motoristas do BMW X3 que trocarem a versão 30i pela 30e terão mais do que um SUV híbrido e precisarão se reinventar (a maioria topou)
A BMW do Brasil fez um interessante desafio aos seus clientes da linha X3 em 2021. Além de trazer a tradicional versão 30i, com motor 2.0 turbo de 252 cv, o fabricante alemão também passou a oferecer o X3 na versão 30e. Sai o “i” de injeção e entra o “e” de elétrico. Parece pouco, mas a mudança é grande e nem todos estão preparados para ela.
É preciso ter a mente aberta e uma postura mais ecológica ao volante para encarar a troca do X3 30i para o X3 30e. Afinal, você troca um motor de 252 cv por outro de 184 cv, e o consumo na cidade passa de 9 para 29 km/l. Na cidade, o autonomia também é de outro mundo: ao invés dos 10,5 km/l do X3 30i, é possível passar de 31 km/l com o X3 30e.
Claro que, para isso, há perda de potência e desempenho, certo? Não, errado. O BMW X3 30e traz, escondido na parte traseira, um motor elétrico de 109 cv e uma bateria de 12 kWh. Assim, a potência combinada do X3 híbrido é de 292 cv. Uma vantagem de 40 cavalos sobre seu irmão convencional para quem não se incomoda com essa questão ecológica.
Há também uma vantagem no torque: são 419 Nm no X3 30e, contra 350 Nm do X3 30i. Por isso, apesar de seu peso muito maior (275 kg extras) e de uma relação peso/potência inferior, o BMW X3 híbrido consegue ser um tantinho mais rápido na aceleração de 0 a 100 km/h: 6,1 segundos contra 6,3. Em compensação, o X3 30e alcança “apenas” 210 km/h, enquanto o X3 30i chega a 240 km/h.
Para tirar tudo do novo BMW X3 xDrive30e, portanto, é preciso ter uma atitude diferente ao volante. O carro híbrido e elétrico levam naturalmente o motorista a ter uma preocupação maior com a economia de combustível e energia do que com o desempenho. O X3 30e é um híbrido do tipo plug-in, ou seja, pode ser carregado na tomada de casa: basta ter uma saída de 220V para três pinos. O cabo para carregamento fica no porta-malas do X3.
Ao contrário de alguns outros carros, o BMW X3 híbrido não perdeu espaço no porta-malas: são os mesmos 450 litros da versão com motor a combustão. Troca-se idas frequentes ao posto de combustível pela rotina de conectar o cabo na tomada. Ok, o carro pode passar 6 horas carregando, mas você não vai gastar mais do que 2 minutos para conectar o cabo à noite e desconectá-lo de manhã. Além disso, com o WallBox BMW de 22 kWh, já incluído no preço, leva 3,5 horas.
Mas há outras opções. Rodamos com o novo BMW X3 xDrive30e X-Line (versão topo de linha de R$ 418.950 num trecho da Serra do Mar e foi interessante ver que, descendo a Rodovia Anchieta no modo Auto eDrive, a bateria carregou totalmente, pois o carro estava quase o tempo desacelerando ou freando. Também é possível selecionar o modo Battery Control para manter a carga num nível mínimo (escolhido pelo condutor). É possível chegar a 110 km/h no modo 100% elétrico (Auto eDrive).
O carro não é um canhão e as acelerações, embora sejam rápidas, estão longe de ser empolgantes. Mas o BMW X3 é um SUV tradicional, com a proposta de carregar a família com desempenho mais do que digno, mas sem exagero. Mesmo assim, é divertido ver que o quadro de instrumentos digital troca as informações da propulsão elétrica para um vermelho instigante e um convidativo conta-giros quando você seleciona o modo Sport. Claro que tudo é configurável. Além do modo Sport, há os modos Eco e Comfort.
Todos os outros detalhes do carro são excelentes. Acabamento, bancos, teto solar panorâmico, multimídia, carregamento de celular por indução, preparação para Apple CarPlay e Android Auto, condução semiautônoma e park assist são itens de ponta. A versão X-Line vem com rodas de liga leve Y-Spoke de 20” com pneus 245/45 na frente 275/40 atrás. Já no X3 xDrive30e, que custa R$ 390.950, as rodas são V-Spoke de 19” com pneus 245/50.
O BMW X3 tem grande reputação no mercado brasileiro e mundial. A tração integral xDrive, com transmissão automática de 8 marchas, é um dos pontos altos do carro. Mesmo com o centro de gravidade alto, o X3 é um carro que permite maior velocidade em curvas do que a média dos SUVs. As suspensões são independentes e o ajuste é ligeiramente duro, justamente para permitir um bom comportamento dinâmico.
Porém, o X3 é um carro do tipo 3 em 1. Você pode configurá-lo mais duro ou mais mole, mais pesado ou mais leve. Atenção apenas para a questão do modo Sport, que oferece potência máxima e melhora o desempenho. No final das contas, chegamos à conclusão de que o X3 xDrive 30e é muito mais interessante do que o X3 xDrive 30i. Bem, os consumidores também pensaram assim. Tanto que a BMW já tirou a versão 30i do catálogo brasileiro.
ITEM | CONCEITO | NOTA |
MOTOR | Muito bom | 8,5 |
CÂMBIO | Ótimo | 9 |
SUSPENSÃO | Ótimo | 9 |
FREIOS | Muito bom | 9 |
DIREÇÃO | Muito bom | 8 |
EQUIPAMENTOS | Ótimo | 9 |
ERGONOMIA | Ótimo | 9 |
PORTA-MALAS | Muito bom | 8 |
ACABAMENTO | Ótimo | 10 |
DESIGN | Bom | 7,5 |
VEREDICTO | Muito bom | 8,7 |
Os números
- Preço: R$ 418.950
- Motor: 2.0 turbo + um motor elétrico
- Potência: 292 cv
- Torque: 419 Nm
- Câmbio: 8 marchas AT
- Comprimento: 4,708 m
- Largura: 1,891 m
- Altura: 1,676 m
- Entre-eixos: 2,864 m
- Vão livre: 204 mm
- Peso: 1.990 kg
- Pneus: 245/45 R20 (d) e 275/40 R20 (t)
- Porta-malas: 450 litros
- Carga útil: 630 kg
- Tanque: 50 litros
- 0-100 km/h: 6s1
- Velocidade máxima: 210 km/h
- Consumo cidade: 29,0 km/l
- Consumo estrada: 31,7 km/l
- Emissão de CO2: n/d