Avaliação: Fiat Argo HGT é bom e merece ficar no catálogo
Rodamos 1.200 km com o Fiat Argo HGT, um hatch agradável de dirigir, com motor 1.8, câmbio automático e muito estilo.
O Fiat Argo HGT é o topo de linha do carro de passeio mais vendido do Brasil nos últimos dois meses (maio e junho). Mas, por enquanto, ele não emplacou a linha 2022; só está disponível na linha 2021, ainda a venda nas concessionárias. E desde 2020 a versão grã-turismo do Argo só é produzida com câmbio automático de seis marchas.
Fizemos uma viagem de 1.200 km com o Fiat Argo HGT, em nosso tradicional roteiro de ida e volta entre São Paulo e Londrina (PR). A dirigibilidade é o ponto forte do carro, que vem equipado com o motor 1.8 aspirado da Stellantis. O carro tem suspensão com calibragem esportiva, mais dura, por isso fica sempre estável nas curvas. Mesmo assim, não prejudica o conforto.
O motor 1.8 do Fiat Argo não é econômico, mas entrega potência e torque suficientes para um bom desempenho. O câmbio automático de seis marchas completa o conjunto. As trocas manuais na alavanca aumentam para trás, como todo bom esportivo.
No percurso de ida, rodamos com etanol e o consumo médio foi alto: ele fez 9,7. Na volta, com gasolina, fez 10,8 km/l. Nos dois casos, a velocidade média foi alta e, na volta, estava carregado, com quatro pessoas e o bagageiro cheio. Aliás, o porta-malas de 300 litros tem boa profundidade e fácil acesso.
O design do Fiat Argo HGT é caprichado. Para além de ter vincos na medida certa e LEDs nos faróis e lanternas, exibe agressividade e personalidade. A ponteira de escapamento esportiva e as belas rodas de liga leve mostram o capricho no visual.
A posição de dirigir é perfeita (mais baixa), com volante de empunhadura grossa e base chata, e ainda oferece ajustes de altura e profundidade do volante, com bancos confortáveis.
O acabamento do Fiat Argo HGT é surpreendente, com texturas e cromados de qualidade no interior e também por fora. O painel é muito bem desenhado, de forma que o motorista não precisa baixar os olhos para ler os principais instrumentos. A central multimídia U-Connect 7” traz conectividade Android Auto/Apple CarPlay e é facílima de usar. Para completar, o Fiat Argo HGT traz duas entradas USB (uma para a traseira).
Não é exagero dizer que o Fiat Argo é um carro maduro e bastante adequado às necessidades do público brasileiro, considerando que tem versões 1.0, 1.3 e 1.8, câmbio manual e automático. No caso específico do Argo HGT 1.8, os 139 cavalos de potência proporciona viagens longas com bom ritmo. O gosto entrega algum prazer ao dirigir e trata todos os passageiros com dignidade.
Mas nem tudo que se vê no Argo HGT é de série. O preço de lista é R$ 90.690, salgado como estão todos os carros à venda no Brasil. Ele traz os seguintes opcionais:
- Bancos em couro marron (R$ 1.990);
- Kit HGT Full: ar-condicionado digital, câmera de ré; sobretapetes em carpete, keyless entry'n'go, retrovisores externos com rebatimento elétrico e luz de conforto, sensor de chuva, sensor crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico, paddle shifts e piloto automático (R$ 5.490).
- Airbags laterais (R$ 2.990).
Considerando que os dois últimos itens são essenciais, o preço do Argo HGT 1.8 sobe para R$ 99.170.
Apesar de ser chamado de 1.8, o Fiat Argo HGT na verdade é 1.7, pois tem 1747 cm3 de cilindrada. No máximo poderíamos arredondar a cilindrada para 1.75. Num carro dessa categoria, os airbags laterais deveriam ser de série. De maneira geral, o Fiat Argo HGT foi aprovado em nossa avaliação. Mas esta versão não está disponível na linha 2022. Portanto, se achar um 2021 vale a pena comprar, pois talvez o Argo HGT 1.8 não volte.
ITEM | CONCEITO | NOTA |
MOTOR | Muito bom | 7 |
CÂMBIO | Muito bom | 8,5 |
SUSPENSÃO | Muito bom | 8 |
FREIOS | Muito bom | 8 |
DIREÇÃO | Muito bom | 8 |
EQUIPAMENTOS | Muito bom | 7,5 |
ERGONOMIA | Ótimo | 9 |
PORTA-MALAS | Muito bom | 7 |
ACABAMENTO | Muito bom | 8,5 |
DESIGN | Muito bom | 8,5 |
MÉDIA | Muito bom | 8,0 |
Os números
- Ano: 2021
- Preço: R$ 90.690
- Motor: 1.7 flex
- Potência máxima: 139 cv (e)
- Torque máximo: 189 Nm (e)
- Câmbio: 6 marchas AT
- Comprimento: 4,000 m
- Largura: 1,750 m
- Altura: 1,507 m
- Entre-eixos: 2,521 m
- Peso: 1.279 kg
- Pneus: 195/55 R16
- Porta-malas: 300 litros
- Tanque: 48 litros
- 0-100 km/h: 10s4
- Velocidade máxima: 191 km/h
- Consumo cidade: 10,0 km/l (g)
- Consumo estrada: 12,8 km/l (g)
- Emissão de CO2: 121 g/km