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Avaliação: Fiat Argo HGT é bom e merece ficar no catálogo

Rodamos 1.200 km com o Fiat Argo HGT, um hatch agradável de dirigir, com motor 1.8, câmbio automático e muito estilo.

12 jul 2021 - 14h34
(atualizado às 20h06)
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Fiat Argo HGT 1.8 AT.
Fiat Argo HGT 1.8 AT.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O Fiat Argo HGT é o topo de linha do carro de passeio mais vendido do Brasil nos últimos dois meses (maio e junho). Mas, por enquanto, ele não emplacou a linha 2022; só está disponível na linha 2021, ainda a venda nas concessionárias. E desde 2020 a versão grã-turismo do Argo só é produzida com câmbio automático de seis marchas.

Fizemos uma viagem de 1.200 km com o Fiat Argo HGT, em nosso tradicional roteiro de ida e volta entre São Paulo e Londrina (PR). A dirigibilidade é o ponto forte do carro, que vem equipado com o motor 1.8 aspirado da Stellantis. O carro tem suspensão com calibragem esportiva, mais dura, por isso fica sempre estável nas curvas. Mesmo assim, não prejudica o conforto.

Fiat Argo HGT 1.8 AT.
Fiat Argo HGT 1.8 AT.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O motor 1.8 do Fiat Argo não é econômico, mas entrega potência e torque suficientes para um bom desempenho. O câmbio automático de seis marchas completa o conjunto. As trocas manuais na alavanca aumentam para trás, como todo bom esportivo. 

No percurso de ida, rodamos com etanol e o consumo médio foi alto: ele fez 9,7. Na volta, com gasolina, fez 10,8 km/l. Nos dois casos, a velocidade média foi alta e, na volta, estava carregado, com quatro pessoas e o bagageiro cheio. Aliás, o porta-malas de 300 litros tem boa profundidade e fácil acesso.

O design do Fiat Argo HGT é caprichado. Para além de ter vincos na medida certa e LEDs nos faróis e lanternas, exibe agressividade e personalidade. A ponteira de escapamento esportiva e as belas rodas de liga leve mostram o capricho no visual.

Fiat Argo HGT 1.8 AT.
Fiat Argo HGT 1.8 AT.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

A posição de dirigir é perfeita (mais baixa), com volante de empunhadura grossa e base chata, e ainda oferece ajustes de altura e profundidade do volante, com bancos confortáveis.

O acabamento do Fiat Argo HGT é surpreendente, com texturas e cromados de qualidade no interior e também por fora. O painel é muito bem desenhado, de forma que o motorista não precisa baixar os olhos para ler os principais instrumentos. A central multimídia U-Connect 7” traz conectividade Android Auto/Apple CarPlay e é facílima de usar. Para completar, o Fiat Argo HGT traz duas entradas USB (uma para a traseira).

Não é exagero dizer que o Fiat Argo é um carro maduro e bastante adequado às necessidades do público brasileiro, considerando que tem versões 1.0, 1.3 e 1.8, câmbio manual e automático. No caso específico do Argo HGT 1.8, os 139 cavalos de potência proporciona viagens longas com bom ritmo. O gosto entrega algum prazer ao dirigir e trata todos os passageiros com dignidade.

Fiat Argo HGT 1.8 AT.
Fiat Argo HGT 1.8 AT.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Mas nem tudo que se vê no Argo HGT é de série. O preço de lista é R$ 90.690, salgado como estão todos os carros à venda no Brasil. Ele traz os seguintes opcionais:

  • Bancos em couro marron (R$ 1.990);
  • Kit HGT Full: ar-condicionado digital, câmera de ré; sobretapetes em carpete, keyless entry'n'go, retrovisores externos com rebatimento elétrico e luz de conforto, sensor de chuva, sensor crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico, paddle shifts e piloto automático (R$ 5.490).
  • Airbags laterais (R$ 2.990).

Considerando que os dois últimos itens são essenciais, o preço do Argo HGT 1.8 sobe para R$ 99.170.

Fiat Argo HGT 1.8 AT.
Fiat Argo HGT 1.8 AT.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Apesar de ser chamado de 1.8, o Fiat Argo HGT na verdade é 1.7, pois tem 1747 cm3 de cilindrada. No máximo poderíamos arredondar a cilindrada para 1.75. Num carro dessa categoria, os airbags laterais deveriam ser de série. De maneira geral, o Fiat Argo HGT foi aprovado em nossa avaliação. Mas esta versão não está disponível na linha 2022. Portanto, se achar um 2021 vale a pena comprar, pois talvez o Argo HGT 1.8 não volte. 

GUIA DO CARRO / FIAT ARGO HGT
ITEM CONCEITO NOTA
MOTOR Muito bom 7
CÂMBIO Muito bom 8,5
SUSPENSÃO Muito bom 8
FREIOS Muito bom 8
DIREÇÃO Muito bom 8
EQUIPAMENTOS Muito bom 7,5
ERGONOMIA Ótimo 9
PORTA-MALAS Muito bom 7
ACABAMENTO Muito bom 8,5
DESIGN Muito bom 8,5
MÉDIA Muito bom 8,0

Os números

  • Ano: 2021
  • Preço: R$ 90.690
  • Motor: 1.7 flex
  • Potência máxima: 139 cv (e)
  • Torque máximo: 189 Nm (e) 
  • Câmbio: 6 marchas AT
  • Comprimento: 4,000 m
  • Largura: 1,750 m 
  • Altura: 1,507 m 
  • Entre-eixos: 2,521 m
  • Peso: 1.279 kg  
  • Pneus: 195/55 R16
  • Porta-malas: 300 litros 
  • Tanque: 48 litros
  • 0-100 km/h: 10s4 
  • Velocidade máxima: 191 km/h 
  • Consumo cidade: 10,0 km/l (g) 
  • Consumo estrada: 12,8 km/l (g)
  • Emissão de CO2: 121 g/km
Guia do Carro
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