Avaliação: Fiat Toro Freedom 1.3 tem melhor custo-benefício
Agora com 185 cv, nova Toro 2022 cria barreira para futuras rivais que virão de outras marchas; versão Freedom tem o melhor custo-benefício
Rodamos uma semana com a picape Fiat Toro em sua nova configuração: motor 1.3 turbo flex. Este motor deixou a Toro ainda melhor e causou um estrago na concorrência que virá a partir do ano que vem. O motor tem uma impressionante potência específica de 139 cavalos/litro. O torque também é ótimo, com 270 Nm já a partir de 1.750 rpm. O resultado foi uma picape ágil, que corrigiu sua maior fragilidade: o antigo motor 1.8 aspirado flex (que continua na versão Endurance).
Na verdade, a Toro flex nem precisa de tanta potência. Porém, a Stellantis usará o novo motor de 4 cilindros em outros modelos -- inclusive uma versão maior e mais robusta da Toro, com a marca Ram -- o que justifica a busca pelos 180 cavalos com gasolina e 185 cv com etanol. Nos dois casos, a potência máxima surge a 5.750 rpm.
A nova Toro 1.3 turbo está disponível em três versões: Endurance (R$ 123.561), Freedom (R$ 136.271) e Volcano (R$ 149.805). Para quem busca uma picape bonita, é melhor ficar com a Freedom ou a Volcano, pois a Endurance é mais indicada para o trabalho -- nem sequer tem rodas de liga leve. A vantagem da Toro Freedom (aqui avaliada) é a sua relação custo-benefício. Ela é R$ 13,5 mil mais em conta do que a topo de linha e também vem muito bem equipada.
Ok, a grande atração da nova Toro 2022, a central multimídia vertical de 10,1”, só está disponível como opcional no pacote Conforto (R$ 7.232), mas na Volcano a tela grande também é opcional -- está na pacote Tecnologia (R$ 3.100). Porém, para quem não é “doente” por novas tecnologias digitais, a tela menor, de 8,4”, é mais amigável de operar. Portanto, a Toro Freedom não vai desagradar em conectividade.
Além da central multimídia 8,4” com Android Auto e Apple CarPlay, a Toro 1.3 Freedom traz aletas no volante para trocas de marchas manuais, câmera de ré, volante de couro, ar-condicionado digital dual zone, para-sol com iluminação, apoio de braço frontal, tapete, faróis full led, rodas de liga leve de 17”, barras longitudinais no teto, faróis de neblina, capota marítima e maçanetas e espelhos na cor da carroceria.
Uma picape digna! Com o novo motor 1.3 turbo, a Fiat Toro se armou muito bem para os futuros ataques que virá da Chevrolet, da Ford e da Volkswagen, todas elas interessadas no segmento de picapes cabine dupla compactas.
O novo motor é bastante moderno, com utilização de alumínio, sistema MultiAir, injeção direta e turbocompressor. Devido ao alto torque, ele também é silencioso na maioria do tempo, pois dá para rodar bem em baixos regimes. Em relação ao antigo motor 1.8 aspirado, o novo motor 1.3 turbo é mais econômico somente com gasolina na cidade.
Equipada com câmbio automático de 6 marchas e tração 4x2 (dianteira), a Toro 1.3 faz 9,4 km/l na cidade com gasolina e 6,5 com etanol. Na estrada, são 10,8 km/l na estrada e 8,0 com etanol. O consumo está longe de ser brilhante, pois, como dissemos, a Stellantis optou por um motor muito potente.
Dinamicamente, a Toro 1.3 manteve as boas características que já tinha com o motor 1.8. É uma picape muito mais estável do que as tradicionais cabine duplas com carroceria sobre chassi. A Toro tem carroceria monobloco, como a pequena Strada, sua irmã menor na família Fiat. A Toro é derivada do Jeep Renegade e, por isso, é fabricada em Goiana (PE). De uma forma geral, a nova Fiat Toro 1.3 turbo ficou bem melhor do que a antiga 1.8 aspirada. E isso aumenta o desafio para as futuras rivais.
ITEM | CONCEITO | NOTA |
MOTOR | Muito bom | 8 |
CÂMBIO | Muito bom | 8 |
SUSPENSÃO | Ótimo | 10 |
FREIOS | Muito bom | 8 |
DIREÇÃO | Muito bom | 7 |
EQUIPAMENTOS | Muito bom | 7 |
ERGONOMIA | Ótimo | 9 |
PORTA-MALAS | Muito bom | 8 |
ACABAMENTO | Ótimo | 9 |
DESIGN | Muito bom | 8 |
VEREDICTO | Muito bom | 8,2 |
Os números
- Preço: R$ 136.271 (Freedom)
- Motor: 1.3 turbo flex
- Potência: 185 cv a 5.750 rpm
- Torque: 270 Nm a 1.750 rpm
- Câmbio: 6 marchas AT
- Comprimento: 4,945 m
- Largura: 1,845 m
- Altura: 1,730 m
- Entre-eixos: 2,990 m
- Vão livre: 251 mm
- Peso: 1.660 kg
- Pneus: 225/60 R17
- Caçamba: 937 litros
- Carga útil: 750 kg
- Tanque: 55 litros
- 0-100 km/h: 10s7
- Velocidade máxima: 201 km/h
- Consumo cidade: 9,7 km/l
- Consumo estrada: 10,7 km/l
- Emissão de CO2: n/d