Avaliação: Hyundai Creta 2.0 agrada pelo interior evoluído
Rodamos com o novo Hyundai Creta Ultimate, única versão do SUV que manteve o motor 2.0 aspirado de 167 cv; design foi elogiado nas ruas
A Hyundai modificou completamente o Creta, inclusive equipando o SUV com o novo motor 1.0 turbo. Mas deixou para o antigo motor 2.0 aspirado a versão topo de linha, agora nomeada como Ultimate. Já havíamos experimentado o novo Creta 1.0 turbo na pista de testes. Agora chegou a vez de avaliarmos o novo Creta Ultimate 2.0 nas ruas e estradas.
Em relação ao antigo Creta Prestige 2.0, o novo Creta Ultimate ganhou 1 cavalinho de potência na gasolina e no etanol. Portanto, o motor agora desenvolve 157/167 cv (g/e) nas mesmas 6.200 rpm. O torque também subiu um tantinho e agora é de 188/202 Nm a 4.700 rpm (g/e). É um motor potente e com força moderada, mas para extrair o máximo dele o consumo é bastante prejudicado.
Tendo isso em conta, a Hyundai dotou o novo Creta de quatro modos de condução: Normal, Eco, Sport e Smart. O bom câmbio automático de 6 marchas permite configurar o novo Creta Ultimate 2.0 de acordo com as necessidades do motorista. Ele desenvolve boas velocidades e é bem mais rápido do que o Creta 1.0 turbo: na prova de aceleração de 0 a 100 km/h, a vantagem para o 2.0 aspirado é de bons 2,2 segundos (faz em 9,3 segundos).
O Creta evoluiu muito na parte de dentro. Especialmente nesta versão topo de linha, o carro traz tecnologias e itens de conforto suficientes para agradar os consumidores desta categoria (B-SUV). Para um SUV compacto, o espaço interno é muito bom. O porta-malas perdeu 9 litros em relação à antiga geração e agora tem 422 litros de capacidade. Numa viagem de quatro pessoas para uma temporada na praia, por exemplo, a cobertura interna do porta-malas talvez tenha que ser retirada para ampliar o espaço.
Mesmo com 2 cm a mais na distância entre-eixos e 1 cm a mais no comprimento, o novo Creta preferiu focar no conforto dos ocupantes, prejudicando um pouco o bagageiro. Mesmo carregado, o carro mantém seu comportamento dinâmico. O Creta é um SUV alto, com 190 mm de vão livre - o que é bom para quem busca um carro versátil - e resistiu à tendência de se transformar num crossover.
A bordo do novo Creta, motorista e passageiros ficam numa posição elevada e têm boa visão do exterior. O grande teto solar panorâmico one touch, que abre até a posição onde ficam a cabeça do passageiro de trás, também ajuda na sensação de amplitude. A entrega do conforto, entretanto, cobra algum preço.
Com uma certa tendência a rolar nas curvas, a carroceria do Creta exigiu um ajuste de suspensão um pouco mais conservador na traseira. Sentimos baques secos na suspensão traseira e os passageiros de trás reclamaram - o curso do amortecedor e/ou das molas parece um pouco curto. Mesmo assim, o carro tem um rodar macio (fora das saliências mais severas).
A proposta do novo Creta é entregar conforto, tecnologia e versatilidade. Isso o carro entrega. A multimídia Blue Link permite inclusive alguns comandos pelo smartphone. O Creta tem Android Auto e Apple CarPlay. Isso é bom porque o navegador nativo do carro não é dos mais simples de usar. O display central de 10,25”, entretanto, oferece uma interface muito amigável - é facílimo memorizar as estações de rádio, por exemplo.
O volante de direção, totalmente novo, tem boa pegada, o freio de estacionamento é eletrônico e o console central elevado tem bons porta-objetos. A câmera de ré com linhas dinâmicas também é excelente. A câmera de 360 graus é um dos destaques. Os bancos são excelentes, muito confortáveis. Junto com os ajustes de altura e profundidade do volante, proporcionam boa posição de dirigir.
O Creta Ultimate 2.0 é o único da linha que vem com rodas de 18” (pneus 215/55). As rodas da versão Ultimate não são tão bonitas quanto as do Creta Platinum 1.0 TGDI, mas têm um design bem diferente. O SUV também tem barras no teto. Curiosamente, a polêmica sobre o design do novo Creta não surgiu em nenhum momento em que ficamos com o carro em avaliação (uma semana). O novo design foi elogiado por todas as pessoas que viram o Creta 2022. Aos poucos, o público começa a se acostumar com o visual e a gostar do design do novo Creta.
O Hyundai Creta Ultimate também se destaca pela lista de equipamentos de segurança: 6 airbags, freio a disco nas 4 rodas, ajuste manual de altura dos faróis, faróis de neblina, câmera para monitoramento de ponto cego, freio de estacionamento eletrônico com auto hold, monitoramento de pressão dos pneus, detector de fadiga, sistema de frenagem autônomo, assistente de permanência e centralização em faixa, farol alto adaptativo, sensor de estacionamento traseiro e dianteiro, alerta de não utilização do cinto de segurança para motorista e passageiros, e alerta de presença no banco traseiro.
O novo Hyundai Creta Ultimate 2.0 é muito melhor do que o antigo Creta Platinum 2.0. Quanto às versões 1.0 turbo de 120 cv de potência e 172 Nm, elas oferecem maior economia de combustível, porém menos desempenho e menos equipamentos de ponta. O novo Creta cumpre um objetivo: continua sendo competitivo em sua categoria. Para quem gosta, tem até a imagem do retrovisor projetada no quadro de instrumentos - uma inovação que preferi desligar durante o uso.
ITEM | CONCEITO | NOTA |
MOTOR | Bom | 6 |
CÂMBIO | Muito bom | 8,5 |
SUSPENSÃO | Bom | 6,5 |
FREIOS | Muito bom | 8 |
DIREÇÃO | Muito bom | 8 |
EQUIPAMENTOS | Ótimo | 9 |
ERGONOMIA | Muito bom | 8 |
PORTA-MALAS | Muito bom | 7,5 |
ACABAMENTO | Muito bom | 7 |
DESIGN | Muito bom | 7,5 |
VEREDICTO | Muito bom | 7,6 |
Os números
- Preço: R$ 158.490
- Motor: 2.0 flex
- Potência: 167 cv a 6.200 rpm (e)
- Torque: 202 Nm a 4.700 rpm (e)
- Câmbio: 6 marchas AT
- Tração: 4x2 (dianteira)
- Comprimento: 4,300 m
- Largura: 1,790 m
- Altura: 1,620 m
- Entre-eixos: 2,610 m
- Vão livre: 190 mm
- Ângulo de entrada: 20,4 graus
- Ângulo de saída: 28,3 graus
- Peso: 1.300 kg
- Pneus: 215/55 R18
- Porta-malas: 422 litros
- Carga útil: 430 kg
- Tanque: 50 litros
- 0 a 100 km/h: 9s3
- Velocidade máxima: 190 km/h
- Consumo cidade: 10,9 km/l (g)
- Consumo estrada: 12,4 km/l (g)
- Emissão de CO2: 116 g/km
Nota do Editor: a nota de Design estava errada e fizemos a correção; com isso, a média geral do Hyundai Creta passou de 7,5 para 7,6 (não houve alteração no conceito final).