Avaliação: Land Rover Discovery Sport é o melhor SUV raiz
Avaliamos durante uma semana o ótimo Discovery Sport 2.0 turbodiesel híbrido leve, que arrasa no conforto e nas características off-road
Há quem não abra mão de um SUV raiz. E para essas pessoas a melhor opção do mercado brasileiro é o Land Rover Discovery Sport. Produzido no Brasil, na fábrica de Itatiaia, RJ, o Discovery Sport não é apenas um SUV raiz; ele é também muito estável, confortável e luxuoso. Mas não só isso.
É verdade que na mesma categoria (SUV raiz a diesel de 7 lugares) o Mitsubishi Pajero Sport faz coisas no off-road que até Deus duvida, superando em alguns aspectos o Discovery Sport. Tem, inclusive, alguma vantagem no preço, mas estamos falando com clientes que gastam R$ 400 mil num carro, portanto os parâmetros de custo-benefício são outros.
Mas o Discovery Sport é imbatível em conforto e no comportamento dinâmico, pois usa suspensão traseira independente, enquanto o Pajero Sport ainda tem a velha fórmula do eixo rígido, que deixa o carro desequilibrado na estrada. Além disso, mesmo sendo um 2.0 contra um 2.4, seu motor é mais potente e bem mais econômico, pois conta com o sistema híbrido leve (MHEV).
A versão que avaliamos durante uma semana foi a diesel intermediária. O Land Rover Discovery Sport SE Diesel MHEV custa R$ 434.950. Há ainda outras cinco versões, sendo duas a diesel e três flex, todas 2.0 (veja no final da reportagem).
O que é novo – O Discovery Sport foi lançado em 2014 como substituto do Freelander 2 na linha Land Rover. Ele manteve o porte mais compacto em relação ao grandalhão Discovery, e também tem linhas mais aerodinâmicas. Na linha 2020 passou por um facelift, apenas para aprimorar alguns conceitos.
O que nós gostamos – Antigos proprietários do Land Rover Freelander 2 foram agraciados com algumas soluções no Discovery Sport que vêm desde a primeira década deste século. Percebe-se claramente que a Land Rover melhora a tecnologia, mas mantém a tradição, no formato e na posição de alguns comandos, como vidros e ar-condicionado.
A suspensão é o ponto alto do Discovery Sport. O carro tem um rodar macio, mas não é molengo, portanto consegue desenvolver boas velocidades na estrada sem prejudicar a segurança. Por óbvio, devido à sua altura, há uma boa rolagem da carroceria nas curvas, o que é normal, mas muito menor do que em outros SUVs chamados de raiz.
Os aspectos off-road do Discovery Sport são muito bons. O SUV inglês tem 212 mm de vão livre do solo, 25 graus de ângulo de entrada, 30 graus de ângulo de saída e mais de 20 graus de ângulo central. A rampa máxima é de 45 graus e a inclinação lateral pode chegar a 35 graus.
O Discovery Sport utiliza rodas de 20” com pneus 245/45 nessa configuração. Foi uma boa escolha, porque consegue entregar conforto sem prejudicar a estabilidade do carro. Este SUV raiz com suspensão moderna é capaz de transpor trechos com água de até 600 mm de profundidade.
O motor 2.0 turbo diesel tem injeção direta de combustível e trabalha de forma primorosa com o câmbio automático de 9 marchas. A tração 4x4 é entregue sob demanda, mas é possível fixá-la para certas utilizações, inclusive deixando o carro mais estável em situações de chuva, lama ou areia.
A relação peso/potência do Discovery Sport a diesel é muito boa: 9,2 kg/cv para um carro que pesa 1.873 kg. Por isso, sua aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 8,6 segundos (contra 12,3 do Pajero Sport, por exemplo). A velocidade máxima é de 209 km/h.
Um dos aspectos marcantes do Land Rover Discovery Sport é a alta qualidade da vida a bordo. Seja para o motorista, que conta com ótima posição de dirigir (bem elevada) e instrumentos fáceis de ler, seja para os passageiros, que têm amplo espaço, bancos muito confortáveis com ajustes e mimos, ótima qualidade do sistema de som e multimídia primorosa.
O que pode melhorar – O carro a diesel definitivamente não é a melhor opção para quem busca um planeta com menos carbono na atmosfera. Por isso, mesmo com o sistema híbrido leve, as emissões de CO2 do Discovery Sport são altas: 170 g/km. Numa viagem de 1.000 kg, estamos falando de 170 kg de gás carbônico expelidos pelo carro.
Potência e KML – O motor 2.0 TDI tem 204 cv de potência a 3.750 rpm e 429 Nm de torque a 1.750 rpm. Segundo o Inmetro, o Discovery Sport Diesel MHEV faz 10,7 km/l na cidade e 12,9 km/l na estrada. Assim, oferece boa potência e ótimo torque com alcance de 839 km.
Notas (pela categoria)
Desempenho - 10 (ótimo)
Consumo - 7 (muito bom)
Dirigibilidade - 9 (ótima)
Conforto - 10 (ótimo)
Usabilidade - 10 (ótima)
Conectividade - 10 (ótima)
MÉDIA - 9,3 (ÓTIMO)
Veredicto – Vale a pena comprar o Land Rover Discovery Sport Diesel MHEV se você não se importa muito com a questão ambiental, caso contrário a versão flex é mais indicada, desde que seja abastecida com etanol. O Discovery Sport é um ótimo carro, grande mas não exagerado, muito competitivo perante seus rivais, prático na cidade e muito estável, confortável e seguro na estrada.
Dimensões e capacidades
Comprimento: 4,597 m
Largura: 1,896 m
Altura: 1,727 m
Entre-eixos: 2,741 m
Porta-malas: 454 litros (5 lugares) ou 157 litros (7 lugares)
Tanque: 65 litros
Preços do Land Rover Discovery Sport 2023
S Flex - R$ 375.950
S Diesel MHEV - R$ 399.950
SE Flex - R$ 402.950
SE Diesel MHEV - R$ 434.950
R-Dynamic - R$ 427.950
R-Dynamic Diesel MHEV - R$ 459.950