Script = https://s1.trrsf.com/update-1729514441/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Avaliação: Land Rover Discovery Sport é o melhor SUV raiz

Avaliamos durante uma semana o ótimo Discovery Sport 2.0 turbodiesel híbrido leve, que arrasa no conforto e nas características off-road

10 abr 2023 - 06h00
(atualizado em 11/4/2023 às 20h06)
Compartilhar
Exibir comentários
Land Rover Discovery Sport SE 2.0 Diesel MHEV
Land Rover Discovery Sport SE 2.0 Diesel MHEV
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Há quem não abra mão de um SUV raiz. E para essas pessoas a melhor opção do mercado brasileiro é o Land Rover Discovery Sport. Produzido no Brasil, na fábrica de Itatiaia, RJ, o Discovery Sport não é apenas um SUV raiz; ele é também muito estável, confortável e luxuoso. Mas não só isso.

É verdade que na mesma categoria (SUV raiz a diesel de 7 lugares) o Mitsubishi Pajero Sport faz coisas no off-road que até Deus duvida, superando em alguns aspectos o Discovery Sport. Tem, inclusive, alguma vantagem no preço, mas estamos falando com clientes que gastam R$ 400 mil num carro, portanto os parâmetros de custo-benefício são outros.

Mas o Discovery Sport é imbatível em conforto e no comportamento dinâmico, pois usa suspensão traseira independente, enquanto o Pajero Sport ainda tem a velha fórmula do eixo rígido, que deixa o carro desequilibrado na estrada. Além disso, mesmo sendo um 2.0 contra um 2.4, seu motor é mais potente e bem mais econômico, pois conta com o sistema híbrido leve (MHEV).

Land Rover Discovery Sport SE 2.0 Diesel MHEV
Land Rover Discovery Sport SE 2.0 Diesel MHEV
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

A versão que avaliamos durante uma semana foi a diesel intermediária. O Land Rover Discovery Sport SE Diesel MHEV custa R$ 434.950. Há ainda outras cinco versões, sendo duas a diesel e três flex, todas 2.0 (veja no final da reportagem).

O que é novo – O Discovery Sport foi lançado em 2014 como substituto do Freelander 2 na linha Land Rover. Ele manteve o porte mais compacto em relação ao grandalhão Discovery, e também tem linhas mais aerodinâmicas. Na linha 2020 passou por um facelift, apenas para aprimorar alguns conceitos. 

O que nós gostamos – Antigos proprietários do Land Rover Freelander 2 foram agraciados com algumas soluções no Discovery Sport que vêm desde a primeira década deste século. Percebe-se claramente que a Land Rover melhora a tecnologia, mas mantém a tradição, no formato e na posição de alguns comandos, como vidros e ar-condicionado.

A suspensão é o ponto alto do Discovery Sport. O carro tem um rodar macio, mas não é molengo, portanto consegue desenvolver boas velocidades na estrada sem prejudicar a segurança. Por óbvio, devido à sua altura, há uma boa rolagem da carroceria nas curvas, o que é normal, mas muito menor do que em outros SUVs chamados de raiz.

Land Rover Discovery Sport SE 2.0 Diesel MHEV
Land Rover Discovery Sport SE 2.0 Diesel MHEV
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Os aspectos off-road do Discovery Sport são muito bons. O SUV inglês tem 212 mm de vão livre do solo, 25 graus de ângulo de entrada, 30 graus de ângulo de saída e mais de 20 graus de ângulo central. A rampa máxima é de 45 graus e a inclinação lateral pode chegar a 35 graus.

O Discovery Sport utiliza rodas de 20” com pneus 245/45 nessa configuração. Foi uma boa escolha, porque consegue entregar conforto sem prejudicar a estabilidade do carro. Este SUV raiz com suspensão moderna é capaz de transpor trechos com água de até 600 mm de profundidade.

O motor 2.0 turbo diesel tem injeção direta de combustível e trabalha de forma primorosa com o câmbio automático de 9 marchas. A tração 4x4 é entregue sob demanda, mas é possível fixá-la para certas utilizações, inclusive deixando o carro mais estável em situações de chuva, lama ou areia.

Land Rover Discovery Sport SE 2.0 Diesel MHEV
Land Rover Discovery Sport SE 2.0 Diesel MHEV
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

A relação peso/potência do Discovery Sport a diesel é muito boa: 9,2 kg/cv para um carro que pesa 1.873 kg. Por isso, sua aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 8,6 segundos (contra 12,3 do Pajero Sport, por exemplo). A velocidade máxima é de 209 km/h.

Um dos aspectos marcantes do Land Rover Discovery Sport é a alta qualidade da vida a bordo. Seja para o motorista, que conta com ótima posição de dirigir (bem elevada) e instrumentos fáceis de ler, seja para os passageiros, que têm amplo espaço, bancos muito confortáveis com ajustes e mimos, ótima qualidade do sistema de som e multimídia primorosa.

O que pode melhorar – O carro a diesel definitivamente não é a melhor opção para quem busca um planeta com menos carbono na atmosfera. Por isso, mesmo com o sistema híbrido leve, as emissões de CO2 do Discovery Sport são altas: 170 g/km. Numa viagem de 1.000 kg, estamos falando de 170 kg de gás carbônico expelidos pelo carro.

Land Rover Discovery Sport SE 2.0 Diesel MHEV
Land Rover Discovery Sport SE 2.0 Diesel MHEV
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Potência e KML – O motor 2.0 TDI tem 204 cv de potência a 3.750 rpm e 429 Nm de torque a 1.750 rpm. Segundo o Inmetro, o Discovery Sport Diesel MHEV faz 10,7 km/l na cidade e 12,9 km/l na estrada. Assim, oferece boa potência e ótimo torque com alcance de 839 km.

Notas (pela categoria)

Desempenho - 10 (ótimo)

Consumo - 7 (muito bom)

Dirigibilidade - 9 (ótima)

Conforto - 10 (ótimo)

Usabilidade - 10 (ótima)

Conectividade - 10 (ótima)

MÉDIA - 9,3 (ÓTIMO)

Veredicto – Vale a pena comprar o Land Rover Discovery Sport Diesel MHEV se você não se importa muito com a questão ambiental, caso contrário a versão flex é mais indicada, desde que seja abastecida com etanol. O Discovery Sport é um ótimo carro, grande mas não exagerado, muito competitivo perante seus rivais, prático na cidade e muito estável, confortável e seguro na estrada.

Land Rover Discovery Sport SE 2.0 Diesel MHEV
Land Rover Discovery Sport SE 2.0 Diesel MHEV
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Dimensões e capacidades

Comprimento: 4,597 m

Largura: 1,896 m

Altura: 1,727 m

Entre-eixos: 2,741 m

Porta-malas: 454 litros (5 lugares) ou 157 litros (7 lugares)

Tanque: 65 litros

Preços do Land Rover Discovery Sport 2023 

S Flex - R$ 375.950

S Diesel MHEV - R$ 399.950

SE Flex - R$ 402.950

SE Diesel MHEV - R$ 434.950

R-Dynamic - R$ 427.950

R-Dynamic Diesel MHEV - R$ 459.950

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade