Avaliação: Nissan Kicks tem porte perfeito para a cidade
Rodamos com o novo Nissan Kicks 2022 durante uma semana e comprovamos: é um SUV com o melhor porte para uso na cidade
O Nissan Kicks é um carro que entrega mais do que aparenta. Talvez por isso, sua fama é menor do que a de outros modelos do segmento B-SUV (compacto). A explicação talvez esteja nas características de sua carroceria. O Kicks é um SUV mais estreito, mais elevado e mais baixo do que alguns de seus rivais, como o Jeep Renegade, o Chevrolet Tracker e o Volkswagen T-Cross. Mas ele tem predicados que nos agradaram muito durante sua avaliação.
O Kicks não é um desconhecido do mercado. Numa viagem de 1.200 km que fizemos com o modelo, ele mostrou-se um carro de conforto acima da média, por conta dos bancos, desenvolvidos em parceria com a Nasa. Apenas o motor 1.6 aspirado não empolga. Sua potência (114 cv) é quase a mesma do Tracker 1.0 turbo (116 cv), mas o consumo do Chevrolet é um pouco melhor.
Para quem busca um SUV urbano, o Nissan Kicks oferece uma distância entre-eixos mais generosa: 2,61 m. Ganha, portanto, do Tracker e do Renegade (ambos com 2,57 m) e perde para o T-Cross (2,65 m). Porém, embora não pareça, o Kicks é maior do que todos eles: tem 4,31 m, contra 4,27 m do Tracker, 4,23 m do Renegade e 4,20 m do T-Cross. Assim, o Nissan Kicks também tem o melhor porta-malas: 432 litros, contra 393 do Tracker, 373 do T-Cross e 320 do Renegade.
ITEM | CONCEITO | NOTA |
MOTOR | Muito bom | 7 |
CÂMBIO | Muito bom | 8 |
SUSPENSÃO | Muito bom | 8,5 |
FREIOS | Muito bom | 7,5 |
DIREÇÃO | Muito bom | 8 |
EQUIPAMENTOS | Muito bom | 8 |
ERGONOMIA | Ótimo | 9 |
PORTA-MALAS | Muito bom | 8,5 |
ACABAMENTO | Muito bom | 8 |
DESIGN | Muito bom | 8,5 |
VEREDICTO | Muito bom | 8,1 |
Com um porta-malas amplo e ótimo conforto nos bancos, o Kicks se torna competitivo também para uso na estrada, pois carrega mais bagagem do que esses concorrentes e os passageiros não cansam. O motor 1.6 aspirado, entretanto, tira muito de seu brilho no ambiente rodoviário, perante os 139 cv do Renegade 1.8 e dos 128 cv do T-Cross 1.0 TSI (com etanol). Vale dizer que o T-Cross tem 116 cv quando está abastecido com gasolina.
O Kicks tem nas relações peso/potência e peso/torque seu trunfo para enfrentar carros mais badalados e com motores mais potentes ou mais evoluídos. Com 10 kg/cv e 7,5 kg/Nm, o Kicks compete de igual para igual com os rivais. Portanto, sua desenvoltura no trânsito urbano é boa. Por ser mais estreito, o Nissan Kicks é mais fácil de estacionar e entra com facilidade em vagas apertadas.
O carro também tem um vão livre do solo digno da categoria SUV: 20 cm. Nesse quesito, o Nissan Kicks perde somente para o Jeep Renegade e dá um banho no Chevrolet Tracker. Além disso, sua suspensão é mais generosa do que a Tracker. O rodar do Kicks é mais confortável para quem vai no banco de trás e também para quem o tem ao volante. O volante de direção tem ótima empunhadura e a posição de dirigir elevada agrada quem procura um SUV compacto.
Bonito, ele sempre foi. O Nissan Kicks é uma das últimas criações do famoso designer japonês Shiro Nakamura. O carro foi pensado para o Brasil. A partir daqui, ganhou o mundo e passou a ser produzido também na Ásia e na América do Norte. Neste facelift o design foi revisto em pontos específicos da frente e da traseira. O resultado nos agradou.
Durante nossa avaliação na pista de testes do Haras Tuiuti, o novo Kicks 2022 mostrou boa evolução no comportamento dinâmico. Ele é muito mais estável nas curvas, por exemplo, do que o novo Hyundai Creta. Os pneus relativamente largos do Kicks (205/55 R17) agora são da Bridgestone (antes eram Continental) e ganharam “grip”, aumentando a aderência em pista molhada e nas frenagens de emergência. O comportamento do carro nas curvas também foi aprimorado com fixações mais rígidas na coluna de direção e na suspensão traseira.
A versão que avaliamos foi a Exclusive CVT, que custa R$ 124.990. Barato o Kicks não é, mas qual carro é barato hoje no Brasil? Nenhum. Portanto, deve-se considerar os equipamentos que vêm com esta versão. A tela multimídia agora é de 8”. O sistema de som Bose inclui dois alto-falantes no apoio de cabeça do motorista, o que proporciona uma experiência de som 360° (pode ser controlada no display central).
A câmera 360°, uma novidade do primeiro Kicks (2016), foi mantida. O carro tem Alerta de Colisão Frontal com Assistente Inteligente de Frenagem, Detector de Objetos em Movimento, Monitoramento de Ponto Cego, Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro e Acendimento Inteligente dos Faróis com Ajuste de Altura e Intensidade. O novo Kicks 2022 também traz sensor de estacionamento e do afivelamento dos cintos dianteiros e traseiros. Completo, com o Pack Tech, o Kicks Exclusive custa R$ 129.490.
O novo sistema multimídia Nissan Connect 8” com Android Auto e Apple CarPlay tem assistência de voz para ler mensagens, além de aplicativos de streaming de áudio. Também é possível conectar simultaneamente dois equipamentos via Bluetooth para o uso de um deles para a condução com as mãos livres e outro para ouvir o aplicativo de música, por exemplo. No console central, há uma entrada USB convencional e outra menor, USB-C.
De uma maneira geral, o Nissan Kicks se mostrou um carro muito prático na cidade, por isso gostamos do porte dele. Ele não raspa no chão, não é um carro que chama atenção demais, entra fácil em espaços que outros carros ficam apertados e sua multimídia é bem intuitiva.
O câmbio CVT está bem adequado para o motor 1.6, desde que você não queira extrair do Kicks acelerações muito fortes. Ele vai de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos. Com gasolina, o Nissan Kicks faz 13,6 km/l na estrada e 9,3 na cidade (um motor turbinado, mais eficiente), deixaria o Kicks extremamente competitivo. Mas sabemos que a Nissan desenvolve uma tecnologia nova, e-Power, que vai fazer o Kicks arrasar a concorrência, com marcas de consumo acima de 23 km/l na cidade. Então, paciência.
Os números
- Preço: R$ 124.990
- Motor: 1.6 flex
- Potência: 114 cv a 5.600 rpm (g/e)
- Torque: 152 Nm a 4.000 rpm (g/e)
- Câmbio: 6 marchas CVT
- Comprimento: 4,295 m
- Largura: 1,760 m
- Altura: 1,590 m
- Entre-eixos: 2,610 m
- Vão livre: 200 mm
- Ângulo de ataque: 18°
- Ângulo de saída: 28°
- Peso: 1.139 kg
- Pneus: 205/55 R17
- Porta-malas: 432 litros
- Tanque: 41 litros
- 0-100 km/h: 11s8
- Velocidade máxima: 175 km/h
- Consumo cidade: 11,3 km/l (g)
- Consumo estrada: 13,6 km/l (g)
- Emissão de CO2: 109 g/km