Avaliação: nova Chevrolet S10 entrega o que promete?
Rodamos 1.500 km com a versão High Country em vários tipos de estrada, na cidade, no asfalto e no campo, para saber do que a S10 é capaz
Nem sempre é preciso modificar um carro de cabo a rabo para deixá-lo mais interessante. É o caso da picape Chevrolet S10, que passou por uma levíssima atualização e já disputa a liderança do segmento com sua eterna rival Toyota Hilux. A versão mais modificada foi a High Country, topo de linha, que ganhou design frontal exclusivo. Mas engana-se quem pensa que a S10 mudou por causa da Hilux. Ela mudou por causa da Ford Ranger, que vinha lhe roubando muitos clientes.
Para saber se vale a pena comprar a S10 High Country 2021, rodamos cerca de 1.500 km com a picape, em estradas de pista simples (boas e ruins), em auto estrada, na cidade e no campo, por caminhos de terra e de pedra. Visualmente, a S10 High Country 2021 se destaca das demais versões por ter a grade preta com a palavra Chevrolet escrita em alto relevo, também na cor preta, e a gravatinha dourada deslocada para o lado esquerdo. Nem todos gostaram dessa mudança, mas ela diferencia quem está com uma picape topo de linha.
As novas rodas esportivas de 18”, com as bordas usinadas e os raios em preto brilhante, deram um upgrade no design. Para certas utilizações, entretanto, os pneus utilizados não são os mais adequados. A GM optou por pneus de rodagem confortável, em estrada, e isso tem um preço na hora de rodar em estradinhas com pedras ou mesmo em asfalto ruim. Esta geração da S10 tem a suspensão mais dócil do que a anterior, mas ela ainda está um passo atrás de três picapes dessa categoria: Nissan Frontier, Volkswagen Amarok e Ford Ranger, que são mais suaves no rodar, pulam menos na traseira.
O conforto a bordo da S10 ainda pode ser melhorado, mas a conectividade teve um enorme avanço. A picape S10 High Country 2021 tem um sistema de internet a bordo incrivelmente amigável. Ela ganhou a nova geração da central multimídia MyLink, que permite conectar Android Auto e Apple CarPlay sem cabo, e fez enorme sucesso com todas as pessoas que tiveram acesso ao veículo. Nesse ponto, a Chevrolet S10 ultrapassou suas concorrentes e conseguiu o que parecia impossível: ficou melhor até do que a multimídia Sync 3 da Ranger Limited, que também é muito boa.
Desde o momento da partida no motor, a S10 High Country 2021 passa aos usuários uma sensação de que a picape está no topo da categoria. A vida a bordo é agradável para todos. O motorista agora conta com itens de segurança importantes, como alerta de colisão frontal, alerta de saída involuntária de faixa e controle eletrônico de estabilidade e tração, além de frenagem de emergência (que atua de 8 a 80 km/h). Sentimos falta apenas do piloto automático adaptativo (disponível na Ranger Limited). A picape da Ford tem ainda dois itens ausentes na S10: assistente de permanência na faixa (não apenas alerta) e assistente de farol alto (mas este não faz falta).
Ao volante, o motorista não vai reclamar do desempenho, que é muito bom. O motor 2.8 turbo diesel tem 200 cv de potência (mesma potência da Ranger 3.2) e dá um banho no 2.8 da Hilux (apenas 177 cv). Rodando a 120 km/h constantes, o motor da S10 gira a 1.900 rpm. O nível de ruído é aceitável para uma picape a diesel. Com o conta-giros na marca de 1.900 rpm, falta muito pouco para que a entrega total de torque esteja disponível. O torq ue máximo da S10 é de 500 Nm e surge a 2.000 rpm. É muita força! São 30 Nm a mais do que na Ranger 3.2 (470 Nm) e 50 a mais do que na Hilux 2.8 (450 Nm).
O motor 2.8 de quatro cilindros da Chevrolet tem 2776 cm3 de cilindrada e duplo comando de válvulas no cabeçote, mas ainda usa correia dentada. Portanto, ao contrário da Ranger e da Hilux, que usam corrente, em algum momento a correia dentada da S10 terá de ser substituída por uma nova. Segundo a GM, o motor da S10 foi atualizado na linha 2021 e ganhou a mesma turbina que equipa a Chevrolet Colorado nos EUA. O objetivo da mudança não foi desempenho, mas sim economia. A nova turbina pode melhorar o consumo de diesel entre 3% e 10%.
Com 200 cavalos e 500 Newton-metros debaixo do capô, a Chevrolet S10 respondeu prontamente a todas as solicitações para ultrapassagens. Mesmo nas estradas de pista simples, o motor proporcionou manobras seguras durante nossa avaliação (sempre com meia carga). A relação peso/potência da Chevrolet S10 é melhor do que a da Ranger: 10,5 kg/cv contra 11,3 kg/cv. Por causa disso, a S10 é mais rápida na aceleração de 0-100 km/h: 10,1 segundos contra 11,6 segundos. O câmbio automático de seis marchas também se mostrou impecável em todas as situações. Uma pena que a S10 High Country não tenha ajuste de profundidade no volante, pois ele melhoraria a posição de dirigir e certamente evitaria o cansaço no final da viagem. Só a Hilux tem esse item.
A S10 High Country traz um novo santantônio que envolve a caçamba e aumentou a capacidade volumétrica para 1.329 litros. Porém, como utilizamos a caçamba coberta o tempo todo, contamos com os 1.061 litros originais; mais do que suficientes. Como em todas as picapes, a caçamba não é à prova de poeira, o que exige o transporte de alguns itens dentro da cabine. Assim como a Ranger, a nova Chevrolet S10 também ganhou um sistema de amortecimento da tampa traseira. As manobras também ficaram facilitadas com a câmera de ré.
A GM fez bem em atualizar a Chevrolet S10. Os resultados começam a aparecer nas vendas. Com preço de R$ 213.290, a S10 High Country custa R$ 7.100 a mais do que a S10 LTZ. Porém, ela está bem mais em conta do que suas duas principais rivais. A Ford Ranger Limited custa R$ 219.890 (+R$ 6.600) e a Toyota Hilux SRX sai por R$ 227.190 (+R$ 13.900). Pelo menos enquanto a GM não subir os preços da S10 High Country, ela vale a pena, pois entrega o que promete, embora sua garantia seja de apenas três anos, contra cinco anos das rivais.
Os números
- Preço: R$ 213.290
- Motor: 2.8 turbo diesel
- Potência: 200 cv a 3.600 rpm
- Torque: 500 Nm a 2.000 rpm
- Câmbio: 6 marchas AT
- Tração: 4x2, 4x4 e 4x4 reduzida
- Comprimento: 5,408 m
- Largura: 1,874 m
- Altura: 1,839 m
- Entre-eixos: 3,096 m
- Vão livre: 228 mm
- Peso: 2.101 kg
- Pneus: 265/60 R18
- Caçamba: 1.061 litros (ou 1.329 litros sem capota)
- Carga útil: 1.049 kg
- Tanque: 76 litros
- Aceleração 0-100 km/h: 10s1
- Velocidade máxima: 180 km/h
- Consumo cidade: 8,7 km/l
- Consumo estrada: 10,6 km/l
- Emissão de CO2: 212 g/km
Equipamentos de série
- Antena no teto
- Câmera de ré digital de alta resolução
- Chevrolet MyLink, com Tela LCD sensível ao toque de 8", navegador integrado, integração com smartphones através do Android Auto e Apple CarPlay, Radio AM/FM, Entrada USB e Aux-in, Função Audio Streaming, Conexão Bluetooth para Celular e configurações do veículo
- Controles de Rádio e do Celular no Volante
- Sistema de som - 4 alto falantes e 2 tweeters
- Sistema Onstar
- Wi-Fi embarcado no veículo para até 7 dispositivos eletrônicos
- 06 Airbags (duplo frontal, duplo laterais e duplo de cortina)
- Alarme Anti-furto
- Alerta de Colisão Frontal
- Alerta de Pressão dos Pneus
- Alerta de Saída de Faixa
- Aviso sonoro do cinto de segurança
- Cintos de segurança traseiros laterais e central de 3 pontos retráteis
- Controle eletrônico de estabilidade e tração (ESC)
- Faróis de neblina
- Lanterna de neblina
- Luz de condução diurna / Luz de posição em LED
- Protetor de cárter
- Regulagem de altura dos faróis
- Seletor eletrônico de tração 4x2, 4x4 e reduzida
- Sistema de freios com ABS e sistema de distribuição de frenagem ("EBD")
- Sistema de imobilização do motor
- Tampa traseira com chave
- Adesivo de coluna na cor preto (exceto nos veículo na cor preto e cinza graphite)
- Adesivos decorativos HIGH COUNTRY nas laterais
- Alavanca do freio de mão com detalhe cromado
- Aplique com acabamento em alumínio polido com o emblema High Country no interior das portas dianteiras
- Aplique decorativo cromado no painel de instrumentos
- Capa de proteção do motor
- Capota Marítima para versão High Country
- Estribos laterais
- Faróis com refletor
- Friso cromado na parte superior das portas
- Lanternas em LED
- Maçaneta da tampa traseira cromada
- Maçanetas externas na cor do veículo com detalhe cromado
- Maçanetas internas cromadas
- Manopla da alavanca de câmbio com detalhes cromados
- Moldura do farol de neblina na cor preto "Anthracite"
- Moldura interna nas portas na cor preta "Jet Black"
- Molduras de proteção lateral na cor preta
- Parachoque dianteiro na cor do veículo
- Párachoque traseiro com molduras cromadas
- Rack de teto
- Rodas de alumínio Aro 18" exclusivas versão High Country
- Santo Antônio exclusivo High Country
- Volante com revestimento premium
- Acendimento automático dos faróis através de sensor crepuscular
- Alça de acesso na coluna dianteira - motorista
- Alça de acesso na coluna dianteira - passageiro
- Alças traseiras de teto
- Alerta de detecção de pedestre frontal com auxilio de frenagem
- Ar-condicionado digital
- Assistente de partida em aclive (Hill Start Assist)
- Chave reserva tipo canivete dobrável
- Chave tipo canivete dobrável
- Coluna de direção com regulagem em altura
- Computador de bordo com três modos: - Informações de Viagem: velocidade instantânea, odômetro parcial / consumo médio / velocidade média para duas viagens, autonomia, consumo instantâneo, cronômetro e temperatura externa - Informações do Veículo: monitoramento pressão dos pneus, configuração de pressão dos pneus, tensão da bateria, temperatura do líquido do radiador, horas do motor / horas marcha lenta do veículo, temperatura do fluído da transmissão e função de aviso de velocidade - Informações de Consumo: consumo (km/l), tendência de consumo nos últimos 50 km (km/l), índice ECO
- Console Central entre os bancos dianteiros com porta-objetos e porta-copos e descança-braço com porta-objetos
- Controlador de velocidade de cruzeiro
- Controle de velocidade em declive (Hill Descent Control)
- Desembaçador elétrico do vidro traseiro
- Direção Elétrica Progressiva
- Espelho retrovisor interno eletrocrômico
- Espelhos retrovisores externos elétricos, com luz indicadora de direção integrada, cromados e rebatimento elétrico
- Ganchos para amarração de carga no interior da caçamba
- Luz de cortesia no porta-luvas
- Porta-óculos no console de teto
- Porta-revistas na parte traseira dos bancos dianteiros
- Remote Start - Partida do motor por controle remoto e acionamento do ar-condicionado
- Sensor de chuva com ajuste automático de intensidade
- Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro
- Sombreiras - motorista sem espelho e passageiro com espelho e cobertura
- Tomada de força 12V (duas frontais)
- Tomada de força 12V nos bancos traseiros
- Transmissão automática de seis velocidades com opção de troca manual de marchas "Active Select"
- Trava elétrica da tampa de combústivel
- Trava elétrica das portas com acionamento na chave
- Vidro elétrico na porta do motorista com acionamento por "um toque", anti esmagamento e abertura/fechamento automático pela chave
- Vidro elétrico na porta do passageiro com acionamento por "um toque", anti esmagamento e abertura/fechamento automático pela chave
- Vidro elétrico nas portas traseiras com acionamento por "um toque", anti esmagamento e abertura/fechamento automático pela chave
- Banco do motorista com regulagem elétrica de altura, distância e inclinação do encosto
- Banco traseiro bipartido e rebatível, com porta-objetos
- Banco traseiro rebatível
- Bancos com revestimento premium
- Acabamento interno em dois tons "Jet Black" e "Very Dark Atmosphere" (Tonalidade Preto e Marrom Escuro)