Avaliação: por que a Strada Cabine Dupla não é a mini Toro
Fiat Strada Volcano tem itens superiores, mas há alguns aspectos da antiga Adventure que deixaram saudade. Veja pontos positivos e negativos
Julgamentos apressados podem nos fazer crer que a nova picape Fiat Strada Cabine Dupla é uma mini Toro. Não é. Seria até uma ofensa para a Toro -- melhor ideia de picape na última década -- compará-la com a nova Strada. Na verdade, a nova Strada Volcano, topo de linha na configuração com quatro portas, é apenas uma alternativa mais familiar do veículo comercial com cabine simples. Em alguns aspectos, podemos considerá-la uma evolução da geração anterior da Strada; em outros, não.
É preciso analisar a nova Strada Cabine Dupla sob três pontos de vista. Primeiro, em relação à antiga Cabine Dupla Adventure, depois em relação à irmã maior Toro e por último em relação à configuração de Cabine Simples, agora rebatizada de Cabine Plus. Vamos então conhecer os pontos positivos e negativos da nova Fiat Strada Volcano Cabine Dupla 1.3.
Na comparação com a antiga Cabine Dupla Adventure, a nova Strada Volcano leva vantagem por oferecer quatro portas, enquanto a antiga tinha apenas três. Por ser derivada do Fiat Argo, um carro maior do que o Fiat Palio que serviu de base para a antiga Strada, a nova picape permite mais possibilidades. Nem por isso o espaço é muito mais generoso. Embora o comprimento seja maior (+9 mm), a distância entre-eixos é menor (-16 mm) e a largura também (-8 mm). São medidas quase imperceptíveis. A grande vantagem está na caçamba, que passou de 680 para 844 litros (+164 litros). Isso porque o estepe agora está sob o assoalho do carro. Não é muito prático, mas vale a pena.
As duas portas traseiras, evidentemente, são um grande avanço na Strada. A geração anterior, como dissemos, tinha três portas (e isso já era uma vantagem perante a Volkswagen Saveiro Cabine Dupla, de duas portas). Com quatro portas, a nova Strada dá dignidade aos passageiros de trás. Mas não espere muito. O espaço atrás continua sendo bastante apertado. Adultos sofrem. Para uma família com três filhos adolescentes ou pequenos, entretanto, trata-se de um carro interessante.
Além do isofix com top tether (garantia de maior segurança para cadeirinhas infantis), dos cintos de três pontos e dos três encostos de cabeça, a Strada Cabine Dupla oferece conexão USB para o banco traseiro no final do console central. A visibilidade é melhor do que na Cabine Dupla do modelo antigo. Na frente, a nova Strada evoluiu bastante, especialmente na ergonomia. Não chega a ter o acabamento caprichado do Fiat Argo, mas é melhor do que o da geração passada. Em relação à nova Strada Cabine Simples, a nova Strada Cabine Dupla é mais caprichada e equipada (veja os equipamentos no final da reportagem).
Rodando, a Strada Cabine Dupla tem um comportamento muito mais agradável do que a Cabine Simples. Como a distribuição de peso é mais equilibrada, ela oferece uma dinâmica mais parecida com a de um automóvel. Equipada com capota marítima, ela é uma boa alternativa tanto para hatches quanto para sedãs compactos (sempre lembrando do espaço mais reduzido para os passageiros de trás).
Mas, se evoluiu na carroceria, a Strada Volcano Cabine Dupla é francamente inferior à antiga Strada Cabine Dupla Adventure em termos de desempenho. Não podemos falar da versão Endurance 1.4 (R$ 74.990), porque ainda não a dirigimos. Mas o motor flex de 85/88 cv (gasolina/etanol) não promete surpresas positivas. Ele é bem inferior ao 1.3 flex de 101/109 cv que equipa as versões Freedom (R$ 77.990) e Volcano (R$ 79.990). Mesmo assim, o 1.3 Firefly deixa saudades no motor 1.8 flex de 130/132 cv que equipava a antiga Strada Adventure. São 29 cavalos a menos com gasolina e 23 cv a menos com etanol. Faz falta.
Com 185 Nm de torque contra 139 Nm, o velho motor 1.8, embora seja mais gastão que o 1.3, daria à nova Strada Cabine Dupla um desempenho que justificaria chamá-la de “mini Toro”. Afinal, esse motor 1.8 é usado na Fiat Toro de entrada, porém com mais potência (135/139 cv) e mais torque (189 Nm contra 139). A Fiat poderia ter feito isso? Poderia. Mas não fez porque a nova Strada canibalizaria as versões de entrada da Toro -- e isso não seria interessante do ponto de vista de posicionamento dos produtos. Resta, portanto, esperar a chegada dos novos motores 1.0 turbo e 1.3 turbo, prometidos para breve (talvez a partir de 2022), que deixarão a nova Strada bem mais esperta.
Com o motor 1.3 aspirado flex, é quase impossível extrair a potência máxima, pois ela só é entregue a partir de 6.250 rpm (e a faixa vermelha de giros começa em 6.000, com corte em 6.750 rpm). Todavia, dá para usufruir bem do torque em baixas rotações, especialmente na 3ª e 4ª marchas, mesmo abaixo da faixa de giros ideal (3.500 rpm). A 3ª bem ajustada e a 4ª marcha alongada deixam a Strada Volcano Cabine Dupla razoavelmente agradável no trânsito urbano fluído. Os engates do câmbio de cinco marchas são bons e a embreagem é leve, bem como a direção com assistência elétrica. Ruim é na rodovia, quando as solicitações de velocidade fazem o motor reclamar a 80 km/h em 5ª marcha (2.500 rotações), gritar a 100 (umas 3.000 rpm) e berrar a 120 km/h (3.750 giros).
Quando olhamos a nova Strada Cabine Dupla sob o ponto de vista de design, aí sim ela pode ser considerada uma Toro em miniatura. O visual é extremamente agradável, moderno e caprichado. O ótimo gosto da Fiat nesse quesito fica evidente em vários detalhes da Strada Volcano, como o novo logotipo minimalista, a bandeirinha italiana estilizada na grade, o porte robusto, elegante e sexy da carroceria, bem como o contraste das belas rodas de liga leve de 15”, pintadas em cinza e cromado, calçadas em excelentes pneus Pirelli Scorpion ATR 205/60, que aumentam a versatilidade da picape. O vão livre do solo aumentou 16 mm em relação à antiga Strada Adventure. Sem contar que a nova Strada tem um diâmetro de giro 1,5 m inferior aos terríveis 12,2 m da Toro.
Outros aspectos da Fiat Strada Volcano Cabine Dupla já são bem conhecidos, como a agradável posição de dirigir, a boa visibilidade externa, o volante multifuncional de boa empunhadura e a ótima central multimídia Uconnect 7” com tela tátil. Não gostamos do quadro de instrumentos copiado do Fiat Uno -- a nova Strada merecia algo exclusivo e mais moderno, porém é compreensível a necessidade que a FCA tem de controlar os custos de produção (como quase todas as montadoras). Em resumo, a nova Strada Cabine Dupla é um veículo honesto, mas não é uma mini Toro e ainda tem alguns itens que podem evoluir.
Os números
- Preço: R$ 79.990
- Motor: 1.3 aspirado flex
- Potência: 109 cv a 6.250 rpm (e)
- Torque: 139 Nm a 3.500 rpm
- Câmbio: 5 marchas MT
- Tração: 4x2
- Comprimento: 4,480 m
- Largura: 1,732 m
- Altura: 1,595 m
- Entre-eixos: 2,737 m
- Vão livre: 210 mm
- Peso: 1.174 kg
- Pneus: 205/60 R15
- Caçamba: 844 litros
- Carga útil: 650 kg
- Tanque: 55 litros
- Aceleração 0-100 km/h: 11s2
- Velocidade máxima: 168 km/h
- Consumo cidade: 12,1 km/l (g)
- Consumo estrada: 13,3 km/l (g)
- Emissão de CO2: n/d
Opcional
- Roda de liga leve de 16” e pneus 205/55 R 16 (R$ 2.500)
Equipamentos de série
- 4 portas
- Airbags laterais
- Airbag duplo (motorista e passageiro)
- Ajuste do banco do motorista
- Alarme
- Alerta de uso do cinto de segurança passageiro
- Alertas de uso de cinto de segurança do motorista
- Alça de segurança lado passageiro
- Apoia-pé para o motorista
- Apoios de cabeça com regulagem de altura
- Apoios de cabeça traseiros com regulagem de altura
- Ar-condicionado
- Bancos em couro/tecido
- Barras longitudinais no teto
- Capota marítima
- Central multimídia com tela touchscreen de 7''
- Chave com telecomando
- Cintos de segurança retráteis de 3 pontos com regulagem de altura
- Cintos de segurança traseiros (laterais e central) retráteis de 3 pontos
- Comandos de áudio no volante
- Computador de bordo
- Console central com porta-objetos e porta-copos
- Conta-giros
- Controle eletrônico de estabilidade
- Câmera de ré
- Detalhes externos na cor do veículo
- Direção elétrica
- E-Locker / Controle de Tração Avançado (TC+)
- Espelho no para-sol lados motorista e passageiro
- Faróis de neblina
- Faróis em LED
- Follow me home
- Freios ABS com EBD
- Isofix
- Ganchos para amarração de carga na caçamba
- Grade de proteção no vidro traseiro
- Assistente de partida em subida
- Hodômetro digital (total e parcial)
- Indicador de marchas
- Indicador digital do nível de combustível
- Limpador e lavador do para-brisas
- Luz de iluminação da caçamba
- Luz de leitura
- Luzes de posição diurnas
- Moldura dos para-lamas
- Para-choque traseiro com estribos antiderrapantes
- Porta USB adicional
- Porta objetos nas portas
- Porta-escadas
- Porta-luvas iluminado
- Predisposição para Rádio
- Protetor de cárter
- Retrovisores elétricos
- Revestimento do vão de carga
- Santoantonio
- Sensor de estacionamento
- Sensor de pressão dos pneus
- Suspensão elevada
- Suspensão traseira com eixo ômega e molas parabólicas longitudinais
- Tampa da caçamba com nova tecnologia
- Tapetes
- Terceira luz de freio
- Tomada 12V
- Travas elétricas
- Vidros Elétricos Traseiros
- Vidros elétricos dianteiros
- Visor de 3,5' TFT
- Volante com regulagem de altura
- Volante em couro