BMW i4, eis o verdadeiro carro do futuro
Indo além do GranCoupé elétrico i4, que chega em 2021, a BMW atravessa a escala de tempo com o i4 Concept. Veja galeria da criação do carro
O futuro chegou, finalmente. Bem mais tarde do que se imaginava, mas chegou. Na segunda metade do século passado, devido à corrida espacial, as pessoas acreditavam que no ano 2000 os carros iriam voar. Nada disso. A revolução acontecia em terra firme mesmo, mas na forma da internet. Depois, com a invasão dos smartphones, a conectividade chegou aos carros. Hoje o paradigma é outro: eletrificação, conectividade e condução semi-autônoma. Não necessariamente com o último ítem em seu grau máximo, mas pelo menos no auxílio ao motorista em situações de risco. E nesse futuro que chegou o carro tem outro significado para o meio-ambiente. O design futurístico, limpo, marcante, impecável, não poderia ficar de fora. Por reunir tudo isso, o BMW i4, ainda um Concept, parece ser o que mais representa o futuro.
A BMW acredita que inicia um novo capítulo em sua história com o Concept i4 e anuncia uma nova era no prazer em dirigir. Segundo a marca alemã, o carro representa um olhar à frente do BMW i4, cuja produção é prevista para 2021, e revela uma visão inédita da excelência dinâmica pela qual a BMW é mundialmente reconhecida. Além disso, ele combina design moderno, elegante e esportivo com o espaço e a funcionalidade de um Gran Coupé de quatro portas -- tudo isso com zero emissão.
O motor elétrico oferece autonomia de até 600 km no ciclo WLTP, o padrão global que determina os níveis de poluentes, emissões de CO₂ e consumo de combustível de carros tradicionais, híbridos e elétricos. Mesmo nesses novos tempos, a velocidade continua sendo uma forma de empoderamento. O BMW i4 desenvolve aproximadamente 530 cv de potência, que permite uma aceleração de 0-100 km/h em ótimos 4 segundos e velocidade máxima superior a 200 km/h. Precisa mais que isso?
Mas o requinte dinâmico do novo BMW Concept i4 não pode ser expresso somente com números. Segundo a BMW, a entrega quase silenciosa de energia limpa cria uma sensação inteiramente nova desse dinamismo, do prazer ao dirigir, do rodar em uma autoestrada. Para se ter uma ideia, o compositor Hans Zimmer trabalhou junto com o engenheiro de som da BMW, Renzo VItale, no desenvolvimento da acústica do i4 Concept. O trabalho incluiu acompanhamentos para a abertura das portas e ignição. Para além disso, o Concept i4 traz vários elementos de design exterior e interior que aparecerão em breve no BMW i4 e em outros veículos de produção elétricos. O BMW i4 Concept antecipa também um novo logotipo para a BMW, que será primeiramente usado na comunicação da marca.