BMW inicia produção do i4 e planeja Série 3 elétrico
Com estreia no Brasil em 2022, BMW i4 começou a produção em Munique, na Alemanha, mas o sedã Série 3 pode ter mudança radical
O primeiro BMW i4 produzido em série saiu da linha de produção da fábrica do BMW Group em Munique, na Alemanha, na última sexta-feira (22). É o início de uma revolução. A partir de 2023, mais da metade dos carros produzidos em Munique terão propulsão totalmente elétrica. O i4 estreia no Brasil em 2022, mas a BMW pensa em ir além.
Esta semana circulou na Alemanha e na Inglaterra notícias de que a BMW trabalha numa nova plataforma elétrica para abrigar também a próxima geração do tradicional modelo Série 3. A princípio, o Série 3 manterá versões com motor a combustão junto com o modelo elétrico. A nova plataforma foi batizada de NK (Neue Klasse) e vai expandir a atuação da BMW no segmento de carros totalmente elétricos.
A imprensa alemã noticiou que a BMW está atualmente trabalhando com duas arquiteturas: The Architecture Cluster (CLAR) para plataformas de tração traseira com motores longitudinais (opção de tração nas quatro rodas) e o UKL para veículos de tração dianteira com motor transversal e também opção de tração nas quatro rodas (Série 1, Série 2 Active Tourer, X1, Mini). Os modelos elétricos são criados nas mesmas plataformas (iX3, i4, futuros iX1 e i5, bem como i7).
Segundo a revista Auto Motor und Sport, independentemente da propulsão (incluindo híbrida plug-in), haverá uma produção amplamente paralela nas mesmas linhas de produção, mas isso requer um alto nível de esforço de desenvolvimento sem utilizar totalmente todas as vantagens de empacotamento do acionamento elétrico.
“Uma exceção é o iX, que fica em uma plataforma puramente elétrica que não é encontrada em nenhuma outra série”, afirmou a publicação alemã. O CEO da BMW, Oliver Zipse, anunciou seu desenvolvimento no outono de 2020 para a produção em série a partir de 2025. Já a revista Autocar disse que a BMW não irá aposentar as variantes com motores a combustão, pois a próxima geração do Série 3 ainda terá propulsão a gasolina e a diesel.