BMW iX5 a hidrogênio, uma novidade no Salão de Munique
BMW vai colocar à disposição do público do Salão de Munique um modelo iX5 movido a hidrogênio, que emite apenas vapor de água
Em busca de uma mobilidade livre de emissões de CO2, a BMW aposta não apenas nos carros elétricos de bateria, mas também num modelo a hidrogênio. O conceito iX5 Hydrogen será colocado à disposição do público que for ao Salão de Munique (7 a 12 de setembro) para avaliação. Haverá deslocamentos entre as atrações que serão criadas no centro de Munique.
O BMW iX5 Hydrogen tem toques no tom azul por toda a parte, da grade duplo rim às rodas aerodinâmicas de 22”. A cor identifica os carros BMW i. Emblemas na carroceria e no interior destacam o tipo de propulsão. Algumas peças foram construídas por meio de impressão em 3D, o que ajuda a adotar formas que não seriam possíveis na construção tradicional. Os pneus Pirelli são feitos de borracha natural certificada e são usados pela primeira vez para um veículo de produção global.
Equipado com a quinta geração do sistema BMW eDrive, o iX5 Hydrogen tem 374 cv de potência (275 kW). O carro emite apenas vapor de água. O hidrogênio é armazenado em dois tanques de fibra de carbono, que comportam quase 6 kg do gás. "Encher os tanques leva de 3 a 4 minutos", explica Juergen Guldner, hchefe do Grupo BMW para tecnologias de hidrogênio e células de combustível.