BMW revela i4, sedã totalmente elétrico que virá ao Brasil
Novo BMW i4 manteve polêmica grade dianteira do Série 4; modelo terá motor de 530 cv e autonomia maior do que Tesla Model 3
Um ano depois de apresentar o i4 Concept, a BMW finalmente revelou a versão de produção do modelo, que é o primeiro sedã totalmente elétrico da marca alemã. Batizado de i4, a versão final teve poucas mudanças em relação ao conceito, e manteve inclusive a polêmica grade vertical do Série 4. Já confirmado para o Brasil, ele se junta aos modelos iX3 , iX e i3, que compõem o portfólio “i” da BMW, de carros elétricos.
Por fora, o BMW i4 manteve praticamente todas as linhas do conceito. Visualmente, ele funciona como uma versão elétrica do Série 4 Gran Coupé -- que, vale lembrar, ainda não teve a nova geração lançada. Na frente, há elementos do Série 4 convencional, como os faróis afilados e a grade duplo rim em posição vertical. Além disso, o i4 traz detalhes na cor azul, como os demais modelos da linha i.
Na lateral, o teto adota um caimento suave a partir da coluna B, como um cupê. O modelo tem quatro portas e linha de cintura elevada, e traz também um aplique em azul que contorna a saída de ar atrás dos para-lamas dianteiros e segue até as rodas traseiras. As rodas contam com design quase fechado, priorizando a aerodinâmica.
Na traseira, o BMW i4 segue mais uma vez o design adotado pelo Série 4, compartilhando as lanternas e o desenho da tampa do porta-malas. No entanto, o para-choque conta com um aplique na cor preta que dá a sensação de que o carro é mais alto do que realmente é. Por fim, a peça também traz detalhes em azul. O interior do i4 não foi divulgado pela BMW, mas uma coisa é certa: o novo modelo será equipado com a oitava geração do iDrive, sistema inteligente que equipa os carros da marca.
O BMW i4 será vendido em mais de uma versão, com diferentes potências e autonomias. Por enquanto, a BMW revelou apenas que a mais potente delas será composta por baterias de 80 kWh e terá suporte a carregamento rápido de até 150 kWh. O conjunto oferece 530 cv e permite que o modelo acelere de 0 a 100 km/h em 4 segundos e chegue aos 200 km/h de velocidade máxima. Por fim, a autonomia será de 590 km no ciclo europeu WLTP, cerca de 10 km a mais do que o Tesla Model 3 Long Range 2021.
Já confirmado para o Brasil, o BMW i4 ainda não tem data para chegar ao país. Na verdade, a BMW ainda não revelou quando o modelo elétrico chegará ao mercado europeu. No entanto, o lançamento por lá deve acontecer ainda na primeira metade deste ano, com entregas previstas para o segundo semestre. Para as próximas semanas, a BMW deve apresentar o interior do novo i4 e revelar mais detalhes sobre o carro.