BMW X3 e X4 ganham novo visual e versão híbrida leve
Novos BMW X3 e X4 reestilizados trazem novidades no interior e na lista de equipamentos; versão esportiva M Competition oferece 510 cv
Após surgir em fotos vazadas na China, o novo BMW X3 finalmente apareceu de forma oficial. Além dele, o BMW X4 também mostrou o SUV cupê X4 reestilizado, que acompanhou as mudanças do X3 na Europa. Os dois modelos ganharam modificações por dentro e por fora, além de um sistema híbrido-leve em algumas versões. Os novos BMW X3 e X4 devem chegar ao Brasil somente em 2022.
Por fora, tanto o BMW X3 quanto o X4 são idênticos na dianteira. Conforme adiantado pelas imagens de homologação na China, ambos ganharam faróis com assinatura visual em led e novos elementos internos. A grade duplo-rim cresceu em dimensões, mas manteve o formato convencional. O para-choque também é novo, e pode ter dois estilos distintos, dependendo da versão.
Nas configurações mais em conta do X3, a peça traz entradas de ar laterais de contorno triangular, com linhas inspiradas nos modelos Série 3 e Série 5. Já no modelo X4 e nas versões do X3 equipadas com o pacote de acessórios M, o para-choque adota um visual mais rebuscado, contando com entradas de ar maiores e detalhes em black piano. Na lateral, as únicas novidades são as novas rodas de liga leve com design inédito, que podem variar de 19’’ nas versões de entrada e 21’’ nas versões M Competition.
Na traseira, enquanto o BMW X3 ganhou novas lanternas de LED com efeito 3D e acabamento escurecido, o SUV cupê X4 manteve as lanternas atuais. No entanto, os dois modelos ganharam novos para-choques, que contam com um aplique em black piano e prata que simula um extrator. Nas versões esportivas X3 M Competition e X4 M Competition, ambos contam com quatro saídas de escapamento na traseira.
Por dentro, as principais novidades são a nova central multimídia de aspecto flutuante e com tela de até 12,3’’ -- 10,25’’ nas versões de entrada -- com suporte às funções Apple CarPlay e Android Auto. Há ainda um novo painel de instrumentos digital, também de 12,3’’, e sistema de iluminação ambiente. Completam as novidades os novos comandos do ar-condicionado e uma nova alavanca de câmbio.
Os novos BMW X3 e X4 se destacam pelo pacote de tecnologias de assistência ao condutor. Dentre os equipamentos, há assistentes de frenagem de emergência, manutenção de permanência em faixa, controle de cruzeiro adaptativo, head-up display e sensores de detecção de movimento tanto para objetos quanto para pedestres, que alerta o motorista caso seja necessário.
Sob o capô, a principal novidade dos novos BMW X3 e X4 é o novo motor 3.0 seis cilindros em linha que funciona em conjunto com um sistema híbrido-leve de 48 volts. Ele está disponível nas versões X3 M40i e X4 M40i, e entrega 387 cv e 500 Nm de torque, e oferece a possibilidade do motor a combustão ser desligado durante o uso em determinadas velocidades, o que contribui para um menor consumo de combustível. O câmbio é sempre um automático de oito marchas. Já as versões de entrada dos modelos X3 e X4 mantiveram o atual motor 2.0 turbo de 251 cv e 350 Nm de torque.
Por fim, as versões esportivas M e M Competition contam com um motor 3.0 turbo de seis cilindros, que oferece 480 cv 619 Nm nas versões M convencionais. Já na configuração M Competition, são 510 cv e 648 Nm. Na versão mais esportiva, os modelos aceleram de 0 a 100 km/h em 4 segundos (X3) e 3,7 segundos (X4). A velocidade máxima para ambos é limitada eletronicamente a 250 km/h, podendo ser aumentada para 285 km/h com o pacote opcional M Driver.
Produzidos em Araquari (SC), os novos BMW X3 e X4 estão confirmados para o Brasil. Ambos os modelos só devem chegar ao Brasil somente no ano que vem, por conta da atual crise de semicondutores que afeta toda a indústria automotiva em escala global. No acumulado dos cinco primeiros meses do ano, o BMW X3 registrou 230 emplacamentos, enquanto o X4 vendeu 272 unidades, de acordo com a Abeifa.