Brasileiro está trocando Chevrolet Onix por Peugeot 208
Início de julho traz movimento surpreendente no mercado: Peugeot 208 vende três vezes mais do que o Chevrolet Onix
O mercado brasileiro de carros continua surpreendente em julho. A principal novidade é que muitos clientes estão trocando o Chevrolet Onix pelo Peugeot 208. Os dois carros são da categoria hatch compacto superior, mas nunca houve registro, no Brasil, de uma semana com mais vendas do 208 do que do Onix.
Segundo a Fenabrave, nos primeiros cinco dias de julho o Peugeot 208 vendeu 3,5 vezes mais do que o Chevrolet Onix. Em números absolutos: 770 emplacamentos para o Peugeot e apenas 216 para o Chevrolet. Com a crise no fornecimento de semicondutores, o Chevrolet Onix está sendo produzido somente na antiga versão Joy. O novo Onix, fabricado em Gravataí (RS), está com a produção paralisada.
O novo Peugeot 208 é fabricado na Argentina; o antigo era em Porto Real (RJ). Mas a marca Peugeot agora é administrada pela Stellantis, que abriga também a Fiat e a Citroën, entre as generalistas. Por isso, como os consumidores sentem falta do Chevrolet Onix, a Stellantis está atacando o mercado de hatches com duas propostas: mais popular com o Fiat Argo (líder no início de julho com 1.061 vendas) e mais sofisticada com o Peugeot 208.
Mas o 208 também tem versões mais populares e a Peugeot passou a investir em vendas diretas, assim como a Fiat. Além do crescimento do Peugeot 208 e da disparada do Fiat Argo, o comecinho do mês também trouxe o Volkswagen Nivus (532 emplacamentos) e o Toyota Corolla Cross (525) como os dois SUVs mais vendidos.