Briga entre Toyota Hilux e Chevrolet S10 vai esquentar
Mercado de picapes vai se tornar ainda mais competitivo nos próximos anos, por isso a Hilux e a S10 vão ganhar novas gerações
Toyota Hilux e Chevrolet S10 terão grandes novidades nos próximos anos para manter o domínio no mercado de picapes médias com carroceria sobre chassi. A GM trabalha com uma estratégia em três etapas. A Toyota trabalha com visão mais a longo prazo. Faltando uma semana para o fim de julho, a Hilux tem 3.636 vendas e a S10 soma 3.367, uma diferença de apenas 269 unidades depois que a GM regularizou a produção.
A General Motors quer recuperar o atraso. Ainda este ano, a Chevrolet S10 vai ganhar a inédita versão Z71. Trata-se de uma configuração voltada para o off-road e que visa combater o crescimento da Ford Ranger Storm. Baseada na Chevrolet Colorado ZR2 americana, a S10 Z71 terá suspensão elevada, amortecedores adaptativos e bitola mais larga (distância entre as rodas do mesmo eixo). O motor será o 2.8 turbo diesel de 200 cv e 500 Nm. O câmbio será o automático de 6 marchas e a tração 4x4 com reduzida.
A estratégia da GM é oferecer também uma opção mais em conta para a Ram 1500 Rebel, que é caríssima e também tem origem americana. Para 2023, a Chevrolet S10 será totalmente renovada. Sua base será a nova Chevrolet Colorado, já flagrada em testes nos Estados Unidos. Porém, segundo informações do site GM Authority, a plataforma será a mesma utilizada atualmente. Uma mudança mais profunda virá na parte final da década.
Já a Toyota Hilux deve manter sua estratégia até 2025, quando será lançada a nova geração da picape. Espera-se uma grande evolução técnica, pois a plataforma vai mudar. Será a GA-F, que contará com elementos da TNGA (Corolla). A nova plataforma já está sendo utilizada pelo SUV Land Cruiser 300. A nova plataforma vai permitir à Toyota reduzir o peso da Hilux, o que deixará a picape mais eficiente.
Há previsão de propulsão híbrida para a Toyota Hilux 2025 (o que deve ocorrer também com a próxima geração da Chevrolet Colorado). Como a marca japonesa aposta forte na fórmula do motor a combustão com dois ou três motores elétricos, a Hilux pode ser a primeira picape de volume a contar com motores híbridos no mercado brasileiro.
Visualmente, a Toyota Hilux 2025 e a Chevrolet S10 também terão mudanças. O designer Kleber Silva já fez projeções utilizando elementos dos modelos atuais e e de novos lançamentos. A grade proeminente, muito utilizada nos Estados Unidos, começa a ganhar o mundo. A própria Hilux reforçou este elemento na atual geração e até a Fiat Toro (uma picape menos robusta, com carroceria monobloco), adotou esse estilo nas versões Ranch e Ultra.
A Toyota e a GM consideram também que o mercado ficará mais acirrado com a entrada da Stellantis. Antes um projeto relativamente modesta da PSA, a Peugeot Landtrek ganhou potencial depois que a marca se uniu à Ram sob a administração da Stellantis. A própria Ram desenvolve uma picape monobloco maior do que a Toro para brigar com a Ford Maverick, mas a Peugeot Landtrek vai atacar o coração da GM e da Toyota, que são as picapes S10 e Hilux.
Por isso, além de mudar a carroceria, a nova Hilux pode ganhar novos motores V6 biturbo, além da propulsão híbrida. Uma opção é o motor 3.5 a gasolina de 415 cv de potência e 649 Nm de torque; a outra é o motor 3.3 a diesel de 309 cv e 699 Nm. A nova Hilux deve contar com câmbio automático de 10 marchas e tração 4x4 com reduzida. A questão dos motores pode ser uma fortaleza da Peugeot Landtrek se ela beber na fonte da Ram.