Bronco Sport esnoba Compass e ataca Discovery Sport
Compare os atributos do Bronco Sport com seus principais rivais. Segundo a Ford, não é o Jeep Compass (mas nós comparamos assim mesmo)
A Ford trouxe apenas uma versão do Bronco Sport para o Brasil e fugiu do confronto direto com o Jeep Compass. Por suas características técnicas, o Bronco Sport Wildtrak 2.0 EcoBoost seria o concorrente direto do Compass Trailhawk 2.0 Turbo Diesel. Mas o Bronco Sport é muito mais caro: custa R$ 256.900 e não tem opcionais, enquanto o Compass Trailhawk parte de R$ 224.304. É uma diferença superior a R$ 32 mil.
Mesmo com seus dois pacotes de opcionais (Pack High Tech por R$ 10.234 e teto solar panorâmico por R$ 9.200), o Compass Trailhawk ainda é mais barato: sai por R$ 245.702 (preço de SP). Esta é a versão do Jeep qualificada para enfrentar os atributos off-road do Bronco Sport Wildtrak. Mas, como só tem motor a diesel, sua potência é de apenas 170 cv, contra 240 cv do Bronco Sport.
Por isso, segundo a Ford, os verdadeiros rivais do Bronco Sport estão no segmento premium: Audi Q3, BMW X1, Mercedes GLA, Jaguar E-Pace e Land Rover Discovery Sport. Está claro que a Ford tenta posicionar seu SUV num patamar mais elevado, onde pode lucrar mais. O objetivo da marca é mostrar que oferece mais por menos dinheiro. Veja aqui a avaliação do Ford Bronco Sport em 1.200 km.
Bronco Sport vs Discovery Sport
Em relação ao Discovery Sport SE, o Bronco Sport tem ângulos de entrada e saída maiores. Perde por pouco no ângulo de transposição de rampa (20,4° contra 20,6°). Mas traz dois modos extras de condução fora de estrada: lama/terra e rocha. O vão livre do Bronco Sport também é um pouco maior: 22,3 cm contra 21,2 cm). Além disso, o SUV da Ford tem controle de estabilidade off-road. Isso é tudo? Não.
O Ford Bronco Sport também traz uma série de itens de conectividade, como modem embarcado, partida remota e aviso de estacionamento, alarme no celular e entrada USB tipo C. Em contrapartida, o Land Rover Discovery Sport SE tem a tela multimídia maior: 10,4” contra 8”.
Em segurança, o Bronco Sport oferece a mais dois airbags (9 contra 7), protetores de assoalho de metal, câmera traseira com visão 180°, frenagem de emergência com detecção de pedestres, piloto automático adaptativo, assistente de manobras evasivas e sistema de permanência em faixa. O Discovery Sport traz assistente de estacionamento autônomo e sensor de estacionamento dianteiro 360°.
Não é só isso: o Ford tem diferencial blocante e vetorização de torque, que não estão disponíveis em nenhuma versão do Land Rover. Em termos de sofisticação, entretanto, o Discovery Sport continua sendo superior. Ele também ganha na potência do motor 2.0 (249 cv contra 240) e oferece versão a diesel de 204 cavalos. Sem contar que possuir um Land Rover dá mais status do que possuir um Ford -- isso não é tangível, mas é fato.
A ideia da Ford é atrair um consumidor mais racional, embora com alto poder de compra. Por isso, afirma que o Bronco Sport de R$ 256.900 pode ser um negócio mais interessante, para quem busca um veículo 4x4 de forte apelo off-road, do que um Discovery Sport de R$ 293.950 (S), R$ 315.900 (SE) ou R$ 337.950 (R-Dynamic). Dinamicamente, o Ford Bronco Sport realmente tem seu apelo, mas há também a qualidade de acabamento, que é superior na linha Discovery Sport da Land Rover.
A mesma lógica vale a comparação com o Audi Q3 Black Edition de 150 cv (mais caro), BMW X1 sDrive 20i de 192 cv (mesmo preço), Mercedes GLA 250 (mais caro) e Jaguar E-Pace (mais caro). Com exceção do Discovery Sport, entretanto, nenhum desses carros tem a proposta de ser um SUV com fortes atributos off-road. Por isso, a comparação da Ford parece um tanto otimista.
Discovery Sport vs Compass Trailhawk
Em relação ao Jeep Compass, aí sim, a comparação com o Ford Bronco Sport faz todo sentido. Então, mesmo com a diferença de preço, é o caso de se perguntar: vale a pena comprar o Bronco Sport e não o Compass Trailhawk? Vejamos.
Nos itens de motor e desempenho, o Ford dá um banho no Jeep. Tem 78 cavalos a mais e, por isso, é muito mais rápido: vai de 0 a 100 km/h em 8 segundos, contra 10,7 do Compass. São quase 3 segundos. O motor 2.0 turbo a gasolina do Bronco Sport é claramente mais eficiente do que o 2.0 turbo diesel do Compass. Basta dizer que ele tem uma potência específica de 124 cavalos/litro, contra apenas 87 cv/l do rival. Mas também é verdade que a Ford fugiu da disputa com o novo Compass 1.3 turbo flex de 185 cavalos.
Em compensação, o Bronco Sport também perde feio para o Compass na questão do consumo. O Ford a gasolina faz 6 km/l na cidade e 10 km/l na estrada. É muito. Especialmente porque o Jeep a diesel faz 10,3 km/l na cidade e 12,8 km/l na estrada.
Embora seja menor em comprimento, o Bronco Sport é mais largo e mais alto, além de ter maior distância entre-eixos e um porta-malas com 94 litros a mais, além de soluções inteligentes. Entretanto, o Compass Trailhawk tem medidas off-road melhores, com vantagem no vão livre (meio centímetro), e nos ângulos de entrada, de saída e de rampa. Finalmente, nos equipamentos, se o Bronco Sport tem vetorização de torque, o Compass tem Wi-Fi a bordo. Com a palavra, o consumidor de SUV médio.