Bronco Sport será o SUV da Ford para barrar o Jeep Compass
Ford Bronco Sport começa a ser produzido no México e cresce como nova aposta da marca para enfrentar o imbatível Jeep Compass no Brasil
Boa notícia para os fãs da Ford que sonham com um SUV da marca para fazer frente ao Jeep Compass: o carro começa a ser produzido no México e está nos planos para o Brasil. Como se sabe, o Brasil não paga impostos de importação nos carros produzidos no México e no Mercosul. O Bronco Sport, portanto, é a nova cartada da Ford para tentar conter o Jeep Compass, depois do ensaio com o Territory.
O Ford Territory não deu conta de rivalizar com o Jeep Compass. Além de ser produzido na China (o que encarece o produto, pois não há acordo de livre comércio), o Territory tem um motor 1.5 turbo que fica abaixo do que o Compass oferece em termos de potência. O Bronco, ao contrário, já nasceu para ser um anti-Compass nos EUA.
O Ford Bronco ocupa o lugar do aposentado sedã Fusion na fábrica de Hermosillo, no México. A produção começou na última semana de outubro. Ao contrário do Territory, que tem um motor 1.5 turbo de 150 cv, o 1.5 Turbo EcoBoost do Bronco entrega 183 cavalos. Nesse caso, faz frente não apenas ao atual Jeep Compass aspirado de 166 cv, mas também ao já anunciado Compass 1.3 Turbo de 180 (ou mais) cavalos, que estreia em 2021.
Além disso, o Bronco Sport também tem um motor 2.0 Turbo EcoBoost de 247 cv, o que deixa o carro realmente competitivo para o mercado brasileiro. Recentemente, publicamos uma análise mostrando em detalhes por que o Bronco Sport é o SUV ideal para a Ford no Brasil, inclusive comparando-o tecnicamente com o Jeep Compass.
Vale lembrar que o Jeep Compass -- até agora imbatível no segmento de SUVs médios -- também sofrerá ataque dos novíssimos Volkswagen Taos e Toyota Corolla Cross, que estreiam em 2021. O Taos será fabricado na Argentina e o Corolla Cross será produzido no Brasil, inclusive com uma versão híbrida, como a do sedã Corolla.
Quanto ao Ford Bronco Sport, é preciso diferenciá-lo do Bronco. Recentemente, a Ford apresentou os dois modelos nos EUA. O Bronco é um SUV raiz, com carroceria sobre chassi, feito para concorrer diretamente com o Jeep Wrangler. Já o Bronco Sport é um SUV dos novos tempos, com carroceria monobloco, que permite melhor dirigibilidade, embora não tenha tanta aptidão off road. Entenda aqui as diferenças entre o Bronco e o Bronco Sport.
É possível que a Ford importe também o Bronco, mas seu mercado é muito pequeno. Para brigar em vendas, o Bronco Sport é o modelo ideal. Nos EUA, o Bronco parte de US$ 26.000 (cerca de R$ 139.700, o que seria um preço bem competitivo no Brasil, mas deve ser mais, devido à diferença de impostos entre os dois mercados).
É provável que a Ford confirme a vinda no Bronco Sport para o Brasil em algum momento de 2021, mas, para a marca, não vale a pena anunciar isso antes de ter tudo definido em termos de homologação do produto. Como o Bronco Sport não tem versão 4x2, a Ford poderia reduzir o preço do Territory (que é 4x2) para enfrentar o Jeep Compass com uma dobradinha Bronco/Territory. Ou Territory/Bronco, 4x2/4x4.