Bronco Sport seria o SUV médio ideal para a Ford no Brasil
Novo utilitário esportivo americano tem características suficientes para a Ford bater de frente com a Jeep. Saiba mais sobre o Bronco Sport
Uma montadora como a Ford -- responsável pela popularização do automóvel no século 20 -- não pode ficar de fora do segmento de SUVs médios se quiser ser competitiva no Brasil. Como sabemos, esse nicho é amplamente dominado pelo Jeep Compass, que, sozinho, vende mais do que todos os seus concorrentes juntos. A decisão da Ford de entrar nesse segmento com o SUV chinês Territory pode ser um começo, mas não é a solução. A resposta para o Jeep Compass chama-se Ford Bronco Sport, o novíssimo utilitário esportivo lançado recentemente nos EUA.
Mas a situação não é tão fácil. De cara, o Bronco Sport é menor do que o Compass. Ele mede 4,386 m contra 4,416 do Compass. Ganha, porém, na distância entre-eixos: o Bronco Sports tem 2,669 m e o Compass tem 2,636 m. Na largura, o Bronco Sport também ganha: 1,887 m contra 1,818 m. Na altura, o Ford tem 1,783 m contra 1,639 m do Jeep. Quanto à capacidade do porta-malas (grande problema verificado no Ford Territory), só conseguimos comparar as medidas até o teto. O Bronco Sports tem 821 litros na versão 2.0 e 917 litros na versão 1.5, enquanto o Compass oferece 770 litros na versão 4x4. Não conseguimos obter a capacidade do Bronco Sports até o vidro. A do Compass é de 410 litros.
O principal problema para o Ford Bronco perante o Compass é a falta de versões 4x2. Todas as versões fabricadas nos EUA são 4x4. Para ser realmente competitivo, o carro teria que oferecer versões 4x2, mais baratas. O Jeep Compass 4x4 de entrada custa R$ 176.990. Se o Ford Bronco Sport fosse produzido no Mercosul, seria mais fácil oferecer alternativas. Entretanto, a Ford teria planos de produzir o Escape na Argentina, ocupando a linha que era do Focus. Se isso ocorrer, o problema está resolvido, mas a montadora não confirma. Afinal, o Escape também deve ser produzido no México, o que facilitaria suas exportações para o Mercosul.
É quase certo que a Ford trará o Escape híbrido, para ocupar espaço também no mercado de eletrificados. Porém, esse mercado é ainda menor do que o de SUVs 4x4. Curiosamente, a Ford tem tantas opções de opções de utilitários esportivos que, ao mesmo tempo, parece não ter nenhuma que sirva 100% para o mercado brasileiro. O Territory -- que chegou mal posicionado em preço, muito caro -- dificilmente vai tirar vendas da concorrência (não apenas o Jeep Compass, mas também o Volkswagen Tiguan e o Chevrolet Equinox).
O Bronco Sport seria uma solução interessante para a Ford justamente por oferecer uma alternativa intermediária entre os dois Jeeps fortes do mercado: Renegade e Compass. Com 4,386 m, o Bronco Sport se posicionaria entre o Renegade (4,232 m) e o Compass (4,416 m), deixando o Territory (4,580 m) para quem deseja um SUV mais confortável. Para isso, claro, seria necessário mexer no preço do Territory, o que é possível. Também não podemos esquecer que a atual geração do EcoSport já tem oito anos. Quando esse carro mudar, certamente terá mais capacidade para enfrentar não apenas o Jeep Renegade 4x2, mas principalmente os piores inimigos da Ford no segmento de SUVs compactos, como Volkswagen T-Cross, Chevrolet Tracker e Hyundai Creta.
O Bronco Sport tem características que agradariam o consumidor brasileiro. O motor 1.5 EcoBoost turbo tem apenas três cilindros, portanto é bem compacto, com injeção direta, e entrega bons 182 cv de potência (6.000 rpm). O torque é de 258 Nm a 3.000 rpm. O carro também está preparado para receber o motor 2.0 EcoBoost turbo de quatro cilindros, também com injeção direta, de 248 cv (5.500 rpm) e 373 Nm (3.000 rpm). O câmbio é automático de oito marchas nas duas configurações.
Para além dessas características, o Ford Bronco Sport foi pensado nos mínimos detalhes para ser um carro prático. Ele tem vários itens de conveniência para quem deseja viajar para o campo ou praia, numa clara demonstração de que, pelo menos nos EUA, os Jeep Renegade e Compass agora têm um rival muito forte pela frente.
Mas não é só isso. Essa nova família de SUVs da Ford também tem o novo Bronco. Diferentemente do Bronco Sport, que é um SUV familiar, o Bronco é um veículo todo-terreno com carroceria sobre chassi. O carro mirou diretamente no Jeep Wrangler, um grande rival da Ford nos EUA. Na semana passada, a Ford do Brasil divulgou um comunicado sobre suas vendas, dizendo o seguinte:
“A pré-venda da nova família Bronco nos Estados Unidos teve uma receptividade sem precedentes na história da Ford: mais de 165.000 clientes fizeram o depósito de US$ 100 nas três primeiras semanas para reservar o SUV. E mais de 13 milhões de pessoas sintonizaram na televisão ou buscaram as redes sociais para conhecer os novos modelos.
Poucas horas depois da revelação da nova linha 4x4, no dia 13 de julho, a hashtag #FordBronco dominou as plataformas das mídias sociais e foi o assunto mais comentado do Twitter nos EUA. Tornou-se também o principal tema de pesquisa do Google, atraindo mais de 5,4 milhões de visitantes ao site da Ford nas primeiras 48 horas, em busca de informações e reservas. No total, o site já soma até agora de mais de 19,5 milhões de visitantes.
No dia seguinte, todas as 2.000 unidades da edição especial Bronco Sport First Edition estavam esgotadas. O mesmo ocorreu com os modelos Bronco First Edition de duas e quatro portas, que tiveram a produção duplicada para 7.000 unidades para atender os interessados.”
Onde há fumaça, há fogo, diz a sabedoria popular. Por que a Ford do Brasil estaria divulgando o sucesso do Bronco nos EUA se não tivesse algum interesse no carro em nosso mercado? No mínimo, a empresa americana está tentando criar uma imagem favorável para o Ford Bronco perante os consumidores brasileiros. Primeiro, cria-se o desejo. Depois, cria-se a necessidade. Esse sistema movimenta a indústria automobilística desde que a Ford revolucionou o mundo, em 1913, ao produzir o Modelo T em massa e reduzir seu preço de US$ 900 para US$ 260.