Bugatti vira sócia da Rimac com participação da Porsche
Entenda como o Grupo Volkswagen criou uma parceria para salvar a francesa Bugatti, numa operação que envolve até a Hyundai
A Bugatti era uma das marcas mais ameaçadas do Grupo Volkswagen, devido à revolução dos carros elétricos. Agora a situação parece resolvida. Por meio de uma joint venture entre a Bugatti e a Rimac (jovem montadora de carros elétricos da Croácia), a tradicional marca francesa tem um futuro pela frente. A Porsche participa como um parceiro estratégico no desenvolvimento de novas tecnologias. As marcas Bugatti e Rimac continuarão tendo carros com suas próprias marcas.
A joint venture Bugatti Rimac terá sede em Sveta Nedelja (Croácia). Seu CEO será o pioneiro do hipercarro elétrico Mate Rimac, fundador e CEO da Rimac Automobili. A Porsche terá um papel importante como parceiro estratégico. A Bugatti Rimac será propriedade do Grupo Rimac (55%) e da Porsche AG (45%). Bugatti e Rimac continuarão a operar como marcas e fabricantes independentes e manterão suas respectivas unidades de produção e seus canais de distribuição em Zagreb (Croácia) e Molsheim (França).
Stephan Winkelmann, que era CEO da Bugatti, deixou seu cargo em 31 de outubro para se concentrar em seu papel como presidente da Lamborghini. Analistas consideram que o negócio foi interessante para as três marcas envolvidas. “Conseguimos agregar valor à prestigiosa e tradicional marca Bugatti, orientando-a mais para o futuro”, disse Oliver Blume, presidente da Porsche. “A Bugatti simboliza charme e paixão; a Rimac é uma empresa inovadora com considerável expertise técnica”
Emilio Scervo, que era engenheiro-chefe da McLaren, assumirá o cargo de Diretor de Tecnologia da Bugatti Rimac. A Porsche se interessou pela Rimac em 2018. O lançamento da joint venture Bugatti Rimac é mais um grande passo para o futuro CEO, Mate Rimac, apenas 12 anos após sua start-up ter sido fundada em uma garagem.
“É difícil encontrar uma combinação melhor do que Rimac e Bugatti”, disse Mate Rimac. “As operações aceleradas e habilidades de eletrificação da Rimac são o complemento perfeito para a excepcional herança e habilidade artesanal da Bugatti. Fiquem ligados para projetos verdadeiramente extraordinários no futuro.”
A Bugatti Rimac tem sua sede em Sveta Nedelja, perto de Zagreb. A mudança para o novo campus da Rimac, que atualmente está sendo construído a um custo de € 200 milhões, está prevista para 2023. Este também será o local da instalação conjunta da P&D da Bugatti Rimac. Cerca de 2.500 pessoas trabalharão no local de 200.000 m².
Ao mesmo tempo, todos os modelos Bugatti continuarão a ser produzidos na fábrica em Molsheim. Portanto, os cargos neste local estarão seguros em longo prazo. A joint venture Bugatti Rimac começará com cerca de 435 funcionários; cerca de 300 situados em Zagreb e cerca de 135 em Molsheim. Este posicionamento serve para reter e desenvolver os pontos fortes das atrativas marcas Bugatti e Rimac.