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Carro barato: Fiat Mobi Easy de R$ 33.490

Lançado em 2016, o Fiat Mobi tem a proposta de ser um carro prático para rodar na cidade. Ele ainda é um dos carros mais acessíveis do país

18 dez 2019 - 11h30
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Visto de frente, o Mobi tem um design agressivo e atual.
Visto de frente, o Mobi tem um design agressivo e atual.
Foto: FCA / Divulgação

Não é fácil encontrar um carro zero km barato no Brasil. Por isso, o Mobi ainda mantém a tradição (meio abandonada pela Fiat) de se apresentar como veículo acessível. Com 45.441 vendas até outubro, o Mobi é o segundo modelo mais vendido pela Fiat em 2019, atrás apenas do Argo. Devido à concorrência interna, o Fiat Mobi vende bem menos do que seu rival direto, o Renault Kwid (70.935 emplacamentos).

Desde a linha 2019, todas as versões do Mobi podem ser equipadas com um novo kit de apelo estético no valor de R$ 980, o kit Cross, que é composto por adesivo no capô, calotas escurecidas, faixas laterais e pintura bicolor (com teto preto).

O Mobi utiliza partes do Fiat Uno para poder ter um custo baixo.
O Mobi utiliza partes do Fiat Uno para poder ter um custo baixo.
Foto: FCA / Divulgação

O que nós gostamos

  • O quadro de instrumentos, apesar de simples, conta com indicador de trocas de marcha, que orienta o motorista a ter melhor desempenho e consumo de combustível.
  • De série, o Fiat Mobi oferece a função Lane Change, que permite o acionamento das setas por alguns segundos, na direção selecionada pelo motorista. 
  • Os bancos traseiros são bipartidos e rebatíveis. 
  • Apesar de não oferecer iluminação, o porta-malas tem bom acabamento. A base de acesso tem revestimento plástico, sem lataria aparente.
A tampa traseira é de vidro, mas ele é bem resistente.
A tampa traseira é de vidro, mas ele é bem resistente.
Foto: FCA / Divulgação

O que pode melhorar

  • A Fiat deveria adotar o motor 1.0 Firefly 6V de três cilindros em toda a linha Mobi. O motor Fire 1.0 Evo 8V de quatro cilindros dá conta do recado, porém tem consumo e desempenho que deixam a desejar, ainda mais para um hatch subcompacto. 
  • O câmbio manual de cinco velocidades também poderia melhorar. Os engates são longos, prejudicando o desempenho, o conforto e o consumo de combustível.
O interior é simples, mas lembre-se que é um carro de R$ 33 mil.
O interior é simples, mas lembre-se que é um carro de R$ 33 mil.
Foto: FCA / Divulgação
  • O isolamento acústico não é muito eficiente, o ruído externo invade a cabine, prejudicando o conforto ao rodar. Na estrada, o problema é ainda mais evidente.
  • O assento central traseiro não possui encosto de cabeça nem cinto retrátil de três pontos.
  • O tampão do porta-malas tem acabamento plástico e se solta com facilidade. 
  • O Mobi Easy não oferece direção assistida nem ar condicionado.
As calotas disfarçam o visual das rodas de aço.
As calotas disfarçam o visual das rodas de aço.
Foto: FCA / Divulgação

Os números

  • Preço: R$ 33.490
  • Motor: 1.0 flex
  • Potência máxima: 75 cv (e)
  • Torque máximo: 97 Nm (e)
  • Câmbio: 5 marchas MT
  • Comprimento: 3,566 m
  • Largura: 1,633 m 
  • Altura: 1,490 m  
  • Entre-eixos: 2,305 m 
  • Peso: 907 kg
  • Pneus: 165/70 R13 
  • Porta-malas: 235 litros
  • Tanque: 47 litros
  • 0-100 km/h: 13s4
  • Velocidade  máxima: 154 km/h
  • Consumo cidade: 13,5 km/l (g) 
  • Consumo estrada: 15,2 km/l (g) 
  • Emissão de CO2: 92 g/km 
O quadro de instrumentos tem um marcador digital.
O quadro de instrumentos tem um marcador digital.
Foto: FCA / Divulgação
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