Carro da Semana: Range Rover Velar SVAutobiography 5.0 V8
O SUV mais luxuoso do mercado alcança outro patamar com a versão SVAutobiography de 550 cv, que custa R$ 565.000. Veja o que mudou
A Land Rover começa a vender no Brasil a versão exclusiva do Range Rover Velar, a SVAutobiography. A nova configuração traz mais performance, luxo e exclusividade ao SUV mais luxuoso do mercado e preço superior a meio milhão de reais: R$ 565.000. Topo de linha do Velar, o SVAutobiography foi desenvolvido pela Land Rover Special Vehicle Operation e é impulsionado pelo motor 5.0 V8 sobrealimentado. Esse motor desenvolve 550 cv de potência e 68 kgfm de torque. O carro também teve o design aprimorado. Em 2018, o Velar ganhou o prêmio World Car Design of the Year no World Car Awards.
Com motor superalimentado de oito cilindros, o Velar mais potente da linha vai de 0-100 km/h em 4,5 segundos e atinge 274 km/h. Os novos freios e componentes da suspensão, aliados à configuração do powertrain e aos sistemas de segurança, fazem do SVAutobiography um carro de performance que tem a capacidade, segundo a Land Rover, de ir para qualquer lugar e superar qualquer terreno. O novo modelo entrega uma aparência mais objetiva e com mais atenção aos detalhes.
No exterior, o SUV de luxo inclui novo parachoque dianteiro com entradas de ar maiores para alimentar o motor V8 e resfriar o novo sistema de frenagem. A nova grade dianteira e as molduras laterais combinam com o para-choque traseiro revisado, que abriga quatro saídas de escape esportivas. As mudanças externas continuam na parte inferior do carro, com o túnel de transmissão coberto. Isso permite que o Velar alcance velocidades mais altas, cortando o ar com mais eficiência.
As novas rodas de alumínio forjado de 22” reforçam o foco no desempenho do Velar, aumentando o contato com o asfalto e acomodando os discos de freio maiores. São 395 mm para os discos dianteiros e 396 mm para os traseiros, todos construídos em duas peças para otimizar o peso. O novo design também auxilia na dissipação do calor produzido pelo conjunto de frenagem, principalmente em situações de condução em pista (tem gente que leva um carrão desses para a pista!) ou em altas velocidades.
A cabine foi concebida com uma combinação de acabamentos e estofados exclusivos. O couro Windsor, com costura dupla, perfurado e acolchoado, é único para o SVAutobiography. Estão disponíveis quatro combinações de cor para os assentos (Ebony, Cirrus, Vintage Tan e Pimento) e a versão conta, de série, com bancos elétricos com 20 ajustes de posição, função de massagem, aquecimento, resfriamento e memória.
O volante esportivo conta com borda costurada e borboleta de alumínio. Na parte inferior do painel, o seletor de marcha rotativo e circular está integrado com o sistema de entretenimento Touch Pro Duo. O pacote opcional de fibra de carbono traz uma trama em aço diferenciada, além de pedaleiras em aço e soleiras em alumínio retroiluminadas com a inscrição Range Rover.
O trabalho da SVO (Special Vehicle Operations) focou na entrega de um desempenho maior, porém mantendo a capacidade de superar qualquer terreno. Além de uma reprogramação eletrônica profunda, foram adicionadas novas barras estabilizadoras, para reduzir o rolamento em curvas, e conjunto de suspensão revisado com amortecedores de ajuste variável, trabalhando com novas molas mais firmes.
O sistema de tração nas quatro rodas foi remodelado com uma nova caixa de transferência, capaz de suportar as cargas maiores produzidas pelo motor 5.0 V8 superalimentado. O sistema avançado de Intelligent Driveline Dynamics distribui o torque do motor para se adaptar às condições adversas. A configuração pode enviar até 100% da potência para o eixo traseiro, dependendo da ocasião. Os engenheiros da Land Rover Special Vehicle Operations passaram quase 64 mil horas configurando a calibragem única do Velar SVAutobiography, a fim de melhorar a dirigibilidade, a dinâmica e o tempo de resposta.
O caráter único do Velar SVAutobiography também é refletido no sistema de escape. O sistema de escape variável ativo conta com válvulas para otimizar as notas de som, variando de acordo com as condições de direção e promovendo um ronco inconfundível do V8 para quem está no interior do carro. O conjunto de exaustão do SVAutobiography é 7,1 kg mais leve que o utilizado na linha do Velar e o seu fluxo de ar é maior.
A capacidade do porta-malas (673 litros) não foi alterada, assim como a flexibilidade de divisão do banco traseiro, na configuração 40/20/20, permitindo que os ocupantes alterem a capacidade de carga, de acordo com necessidade. O novo Range Rover Velar SVAutobiography está disponível em seis cores externas: Firenze Red, Santorini Black, Eiger Grey, Fuji White, Indus Silver e Byron Blue, cor com acabamento fosco.
Ficha técnica
- Motor: Gasolina V8, 32V
- Cilindrada: 4999 cm³
- Potência: 550 cv (405 kW) / 6.000 a 6.500 rpm
- Torque: 680 Nm / 2.500 a 5.500 rpm
- Transmissão: 8 marchas AT
- 0-100 km/h: 4,5 segundos
- Velocidade máxima: 274 km/h
- Pneus: 265/40 R22
- Comprimento: 4,806 m
- Altura: 1,676 m
- Largura c/ espelhos recolhidos:2,041 m
- Largura c/ espelhos abertos: 2,145 m
- Entre-eixos: 2,874 m
- Raio de giro: 1,.6 m
- Coeficiente aerodinâmico: 0,35 Cd
Capacidade todo terreno*
- Ângulo de ataque: 22,7 / 24 graus (Off-Road)
- Ângulo de saída: 24,7 / 27,5 graus (Off-Road)
- Ângulo de ruptura de rampa: 20,2 / 21,8 graus (Off-Road)
- Profundidade máxima: 650 mm
- Altura livre do solo: 205 / 251 mm (Off-Road)
*R-Dynamic