CEO da Caoa Chery confirma interesse no mercado de picapes
Em conversa com o Guia do Carro, Marcio Alfonso, CEO da Caoa Chery, diz que o mercado de picapes é difícil, mas atraente
A Caoa Chery está envolvida no projeto da primeira picape da marca chinesa. A Chery desenvolve na África do Sul um modelo inédito que usa a plataforma do Tiggo 7, mas que terá um porte maior do que o SUV na configuração de picape. O interesse da Caoa Chery no mercado de picapes e neste produto foi confirmado pelo CEO Marcio Alfonso em conversa com o Guia do Carro.
Marcio Alfonso participou do projeto da picape Courier, quando era executivo da Ford, e agora analisa as novas possibilidades para o crescimento da Caoa Chery. “O segmento de picapes é interessante, mas não é fácil fazer sucesso nele, pois o produto deve atender a duas utilizações diferentes, que é o lazer e o trabalho”, disse Alfonso. Para o CEO da Caoa Chery, o trabalho na suspensão traseira é fundamental.
Segundo Marcio Alfonso, a primeira picape da Chery “será maior do que o Tiggo 7” -- o que a colocaria como mais uma anti-Fiat Toro no mercado -- e precisará da experiência de três países no desenvolvimento: África do Sul, México e Brasil. Ele não deu maiores detalhes sobre o estudo. Leonardo Lukacs, Diretor de Engenharia da Caoa, comentou que a Caoa Chery tem um novo desafio ao entrar em sua “terceira fase”: focar nos produtos atuais ou diversificar. E que esta é uma questão colocada internamente por Marcio Alfonso.
No primeiro evento de lançamento de produto após a morte do fundador da empresa, Carlos Alberto de Oliveira Andrade, o CEO da Caoa Chery comentou que Izabela Molon Luchesi de Oliveira Andrade, nova presidente do Conselho de Administração, confirmou os planos de chegar a 100 mil carros produzidos e depois passar para 160 mil numa fase seguinte. Para isso, serão necessários novos produtos.
Marcio Alfonso disse que as negociações com a Chery para o lançamento da marca de luxo Exeed foram destravadas e que a estreia deve acontecer no início de 2022. Para além disso, a Caoa Chery também estuda investir num segundo modelo 100% elétrico para o mercado brasileiro. Atualmente, a marca tem o sedã Arrizo 5e para atender a clientes corporativos, mas considera expandir sua atuação com o modelo EQ1, um subcompacto com capacidade para rodar cerca de 400 km com uma carga de bateria.
Lukacz também comentou que em breve haverá uma corrida por maior eficiência dos motores para atingir as metas do programa Rota 2030 e que, por isso, pode haver modificações nos produtos. Sem dar detalhes, ele disse que o motor 1.6 turbo do Tiggo 8, que tem injeção direta de combustível, pode ser aprimorado para ficar ainda mais eficiente. Este motor tem 187 cv de potência e 274 Nm de torque. No Tiggo 8, o 1.6 TGDI tem 2,05 MJ/km.