Chevrolet Camaro SS V8 6.2, o esportivo que muitos desejam
Apesar de o momento ser mais favorável ao rival Mustang, o Camaro V8 tem atributos para deixar qualquer consumidor na dúvida
É verdade que o Ford Mustang lidera o ranking de carros esportivos em 2019. Mas também é verdade que o Chevrolet Camaro continua sendo um dos carros esportivos mais desejados do Brasil. Não é por menos. Importado dos EUA pela GM, o Camaro está em sua sexta geração, a melhor de todas.
Ele é vendido em duas versões no Brasil: Coupé (R$ 333.990) e Conversível (R$ 371.590). Óbvio que o Camaro não vive mais aquela “febre” de quando chegou ao país, na geração anterior, e teve até música embalando casais, ricos ou novos-ricos. Dizem as más línguas que o Camaro não tem mais o mesmo apelo no país justamente porque se popularizou demais. Será? Vamos aos atributos do carro.
O que é novo
Apesar de a nova geração ter sido lançada em 2017, o Chevrolet Camaro passou por um leve face-lift na linha 2019. Ele teve leve modificações nas lanternas, nos para-choques, no capô, na grade frontal e nos faróis (de LED). A linha 2020 ainda não chegou.
Na cabine, o Chevrolet Camaro ganhou a central multimídia MyLink de terceira geração. O novo sistema estreou no Brasil com melhor resolução de tela e reconhecimento de voz (inclusive para o ar-condicionado). O retrovisor interno pode se transformar em tela de uma câmera traseira.
O Camaro 2019 ganhou controle de largada. O câmbio automático de 10 marchas é o mesmo utilizado pelo rival Ford Mustang (as duas empresas investiram juntas).
O que nós gostamos
O Chevrolet Camaro tem uma imponência espantosa na estrada. Basta vê-los surgir no retrovisor para que os motoristas da frente abram caminho para ele.
O motor V8 de 6,2 litros tem 461 cavalos de potência e incríveis 616 Nm de torque. Basta pisar fundo para o carro vire um canhão. O Chevrolet Camaro SS V8 acelera de 0-100 km/h em 4,2 segundos.
Duas marchas a mais no câmbio fizeram diferença para o Chevrolet Camaro. O câmbio é excelente e tira tudo do torque brutal, pois agora o motor V8 trabalha sempre na faixa de giros ideal.
A posição de dirigir é excelente para quem gosta de “vestir” o carro. O novo Chevrolet Camaro tem bancos com regulares elétrica (além de aquecimento nos bancos e no volante, mas isso dificilmente vai ser usado pelo consumidor brasileiro).
Os modos de condução podem deixar o esportivo da GM mais nervoso ou mais dócil, dependendo da ocasião. Além disso, a tração traseira é sempre garantia de diversão, com algumas escapadas que o próprio carro controla.
O motor corta automaticamente o funcionamento de quatro dos oito cilindros quando identifica que o Camaro está em velocidade de cruzeiro.
Carregador de celular sem fio e head-up display são dois equipamentos muito úteis do Chevrolet Camaro.
O status que o Chevrolet Camaro proporciona ainda é muito grande. Para além disso, nesta nova geração, não existe mais aquela sensação de claustrofobia dentro do carro.
O que pode melhorar
Mesmo nas retas, em alta velocidade, o Chevrolet Camaro tem o comportamento um pouco indócil. Ele não desliza na pista como os esportivos alemães, mas sim requer atenção constante do motorista.
Nas curvas de baixa velocidade, o Chevrolet Camaro mostra seu caráter de carro americano, feito para andar quase sempre em linha reta (apesar da incrível melhora na suspensão nessa geração).
Os números
- Preço: R$ 333.990
- Motor: V8 6.2
- Potência: 461 cv a 6.000 rpm
- Torque: 616 Nm a 4.400 rom
- Câmbio: 10 marchas AT
- Comprimento: 4,784 m
- Largura: 1,894 m
- Altura: 1,340 m
- Entre-eixos: 2,812 m
- Pneus: 245/40 R20 (d) e 275/35 R20 (t)
- Porta-malas: 208 litros
- Tanque: 72 litros
- 0-100 km/h: 4s2
- Velocidade máxima: 290 km/h
- Consumo cidade: 6,2 km/l
- Consumo estrada: 9,9 km/l
- Emissão de CO²: 200 g/km