Chevrolet Cruze não vai sair de linha, diz diretor da GM
Diretor de marketing da GM diz que Chevrolet Cruze é líder na Argentina e não pensa em tirá-lo do mercado no Brasil
O Chevrolet Cruze não vai sair de linha no Brasil. A afirmação foi feita por Hermann Mahnke, diretor de marketing da GM América do Sul, em entrevista exclusiva ao Guia do Carro. Segundo o executivo, os rumores de que o sedã médio da Chevrolet sairá de linha não têm fundamento.
Há mais de um ano as vendas do Chevrolet Cruze estão muito ruins. Este ano, o carro perdeu seu tradicional 3º lugar no lugar na categoria de sedãs médios para o Volkswagen Jetta. O Cruze emplacou 1.231 unidades de janeiro a maio, contra 1.535 do Jetta. Em 1º lugar está o Toyota Corolla com 16.357, seguido do Honda Civic, que está em 2º lugar com 6.814.
“A composição de segmento de nossa indústria é muito particular, pois metade da indústria é de carros compactos”, disse Mahnke. “Em função disso, o Cruze tem importância em nosso portfólio, sim, porque acaba sendo o carro de passageiros mais sofisticado dentro da nossa linha. O Cruze é líder de vendas na Argentina. Ele é um carro que tem uma demanda muito boa e a gente não pensa em tirar o Cruze de linha.”
O Chevrolet Cruze ficou em 8º lugar nas vendas de carros na Argentina em maio, com 638 emplacamentos. Lá, o Toyota Corolla é apenas o 15º colocado, com 380 unidades vendidas. Vale dizer que, na Argentina, o carro mais vendido em maio foi um sedã compacto, o Fiat Cronos, com 1.758 unidades. Portanto, o Cruze obteve 36% das vendas do líder. No Brasil, entretanto, o Cruze vendeu apenas 3,1% do líder (Fiat Argo).
O carro resiste, portanto, muito mais em função da demanda na Argentina do que no Brasil. A GM parou de produzir o Chevrolet Cruze em todos os outros países. Mesmo assim, o diretor de marketing revelou que a Chevrolet deve lançar uma nova campanha para o Cruze, “talvez até desafiando o consumidor brasileiro”, com uma provocação: “Quer dirigir um carro bom? Então vem cá”.
Quanto ao Cruze Hatch, a Chevrolet é líder da categoria com 550 unidades vendidas este ano. A categoria Hatch Médio está praticamente extinta, pois mesmo com esta venda o Cruze Sport6 tem 63% das vendas. A estratégia da Chevrolet para as categorias de carros médios (sedã e hatch) deve ser a mesma da que pratica em monovolume, onde atua praticamente sozinha com o Spin, que acumula 6.026 vendas no ano.