Chevrolet Onix volta a ser o terror das montadoras no país
Com a liderança do mercado no último mês do ano, o velho campeão de vendas parece recuperado e quer recuperar a hegemonia anual em 2022
O Chevrolet Onix passou por uma montanha russa em 2021, mas terminou o ano como começou: liderando as vendas mensais com 11,5 mil emplacamentos. Por isso, embora tenha perdido para a picape Fiat Strada o título de campeão nacional de vendas, o Chevrolet Onix mostra que é o favorito para recuperar a hegemonia no mercado brasileiro.
O Onix foi hexacampeão nacional de vendas, de 2015 a 2020. Nesse período, tornou-se um carro imbatível, um verdadeiro terror para as outras montadoras. Com o Onix “bombando” nas vendas, a GM venceu a extinta FCA duas vezes em cinco anos, embora atue no Brasil somente com a marca Chevrolet. Em 2021, porém, o Onix ficou cerca de cinco meses sem produção.
Para o ano que se inicia, a família Onix Hatch perde a presença do modelo Joy (antiga geração). Não vai fazer falta, pois era uma compra ruim, na comparação de preço com o Onix mais barato da nova geração. O antigo Onix - responsável por cinco dos seis títulos do modelo - passa a ser produzido apenas para exportação.
Resta saber como o mercado vai reagir depois que a demanda reprimida do Chevrolet Onix for superada. Afinal, durante os longos meses de falta de Onix no mercado, os consumidores puderam experimentar outras opções, como o Fiat Argo, o Hyundai HB20 e até a picape Fiat Strada cabine dupla.