Chevrolet S10 ou Toyota Hilux? Veja tira-teima em 5 itens
Comparamos a Chevrolet S10 e Toyota Hilux em suas versões topo de linha em 5 quesitos para saber qual das duas picapes vale mais a pena
Dois dos modelos mais vendidos do Brasil, a Chevrolet S10 e a Toyota Hilux são concorrentes diretas pela liderança do disputado segmento de picapes médias e entre os clientes do agronegócio. Em setembro, a Hilux registrou 4.396 unidades e recuperou a 1ª posição perdida para a S10 (4.234). No acumulado do ano, a picape da Toyota lidera com grande vantagem (32.570 x 25.956). Mas qual das duas vale mais a pena?
Para descobrir essa resposta, selecionamos cinco motivos para um tira-teima entre esses dois modelos. Para o comparativo, foram consideradas as versões High Country no caso da S10, e a Hilux Cabine Dupla SRX, que são as opções topo de linha das duas picapes com câmbio automático e motor a diesel. Em relação aos dados de consumo, utilizamos a tabela do Inmetro.
Os critérios de pontuação em cada item são os seguintes: 3 x 0 se um dos carros tiver grande vantagem, 2 x 1 se a vantagem não for muito grande; 1,5 x 1,5 se houver empate. Portanto, cada carro pode somar no máximo 15 pontos no total dos 5 itens do tira-teima. Veja o resultado abaixo.
Potência
A Chevrolet S10 High Country conta com um motor 2.8 turbo diesel de 200 cv e 500 Nm de torque. Já a Hilux SRX também é equipada com um motor 2.8 turbodiesel. No caso da picape da Toyota, o motor oferece 204 cv de potência e 499 Nm de torque. Ambas as picapes contam com câmbios automáticos de 6 marchas e tração 4x4. Como é superior tanto em potência e oferece um torque praticamente idêntico, o ponto deste primeiro tira-teima vai para a Toyota Hilux.
Consumo
De acordo com o Inmetro, a Chevrolet S10 High Country faz em média 8,3 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada, sempre com diesel. Uma média geral de 9,45 km/l. No caso da Hilux, os números com o mesmo combustível são de 9,0 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada, com média geral de 9,75 km/l. Com leve vantagem na média geral e em consumo urbano, o ponto vai para a Hilux nesse quesito.
Multimídia
Na versão High Country, a Chevrolet S10 oferece a central multimídia MyLink de 8’’. Ela é compatível com os recursos Android Auto e Apple CarPlay e também oferece navegador integrado, conexão bluetooth com função de streaming de áudio. Como diferencial, conta com projeção da tela do smartphone sem uso de cabo e o serviço de concierge OnStar (pago). Já a Hilux conta com a central de 8’’ que também oferece as principais funções da central da S10, mas com o diferencial da função de TV digital. Nesse caso, empate entre as duas picapes.
Segurança
Com relação aos equipamentos de segurança, a Toyota Hilux SRX sete airbags, freios ABS, controle adaptativo de velocidade de cruzeiro (ACC), controles de estabilidade e de tração, assistentes de subida e descida, assistente de pré-colisão com alerta sonoro e visual com frenagem automática, e alerta de mudança de faixa. Já a S10 High Country oferece de série grande parte dos equipamentos, mas fica devendo o airbag de joelho e o ACC. Como oferece mais itens, a Hilux é a vencedora nesse quesito.
Preço
Ambas são as versões topo de linha das picapes médias com motor a diesel. A Chevrolet S10 High Country parte de R$ 272.290, com a opção de pintura metálica Azul Eclipse, que é a única gratuita da picape. Já a Toyota Hilux SRX custa R$ 292.290 na cor Branco Polar. Ambas as versões oferecem como único opcional as tonalidades metálicas e perolizadas. Nesse caso, o ponto vai para a S10.
ITEM | Chevrolet S10 High Country | Toyota Hilux SRX |
Potência | 1 | 2 |
Consumo | 1 | 2 |
Multimídia | 1,5 | 1,5 |
Segurança | 1 | 2 |
Preço | 2 | 1 |
Total de pontos | 6,5 | 8,5 |